06/12/2009
Márcia A. Mendes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
• Identificar quando uma linha poligonal é um polígono.
• Construir polígonos.
• Poligonais abertas e fechadas simples e não simples.
1ª etapa
O professor distribui a turma em em grupos de quatro alunos e entrega a cada um deles palitos de picolé ou de fósforo e cartolinas.
É pedido para que façam poligonais utilizando os palitos colando-as na cartolina.
2ª etapa
Cada grupo apresentará para o restante da turma as poligonais construídas, ressaltando sempre as simples e as não simples.
Após as apresentações, o professor deve incitar a curiosidade dos alunos, dizendo que entre as poligonais apresentadas pelos grupos, existem algumas que são polígonos.
Um representante de cada grupo deverá levar as poligonais construídas, novamente à frente.
Com todas as poligonais construídas, em destaque à frente o professor deverá manter uma interatividade com a turma.
Entre outras coisas, ele deverá questionar:
• Existem polígonos no primeiro cartaz? Em caso positivo, quantos?
Questione da mesma maneira nos outros cartazes.
• Quais vocês acham que são polígonos e por quê?
As perguntas devem prosseguir até formar o conceito de polígono, explorando todos os cartazes.
3ª etapa
O professor pedirá aos alunos para que desenhem em seus cadernos polígonos com:
• Três lados,
• Quatro lados.
• Cinco lados.
• Seis lados.
• Sete lados.
• Oito lados.
• Nove lados
• Dez lados.
Se houver necessidade, pedir outros.
Cada grupo desenhará dois desses polígonos em tamanho maior, numa cartolina que, posteriormente, será apresentada para a turma. Nesse momento o professor explorará o nome desses polígonos com os alunos (triângulo, quadrilátero, pentágono, etc.)
4ª etapa
Ao final das atividades o professor pode apresentar diversas figuras (fotografias, desenhos, folhas) e exemplos de polígonos são encontrados no nosso dia a dia (azulejos, rede de futebol, de voleibol, vitrais, etc.) para que os alunos os identifiquem. Essa atividade pode ser feita utilizando painel ou slides, ou em imagens em computadores.
Para enriquecimento do conteúdo, sugerimos que os alunos façam a leitura do livro:
Poligonos, Centopeias e outros Bichos, de Nilson Jose Machado - Editora Scipione.
Será feita durante todo o processo e culminando com a construção dos polígonos no caderno.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/10/2011
Quatro estrelasCriativo e de boa qualidade e simplicidade.