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CRIANDO UM JORNAL FALADO

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Saber qual a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.

• Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função
(diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).

• Reproduzir oralmente o conteúdo de notícias lidas identificando: o que aconteceu, com quem, onde, como, quando e quais as conseqüências.

• Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).

• Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.

• Elaborar resumos de notícias.

Duração das atividades
Aproximadamente 02 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Habilidades de codificação e decodificação.
- Habilidades de ler e interpretar diferentes gêneros textuais presentes no suporte jornal.

Estratégias e recursos da aula

 

-Aula dialogada
-Leitura de texto
-Produção de texto
-Jornais

DESENVOLVIMENTO

1° Passo

a) Levar para a sala diferentes jornais e distribuí-los entre os grupos para que façam uma leitura livre do material.

b) Discussão:
- O que mais chamou sua atenção? Justifique sua resposta.

c) Exploração orientada de exemplares de jornais (trabalho em grupos)
- Distribuir um exemplar diferente de jornal para cada grupo de alunos.
- Observação, exploração do jornal pelo grupo e socialização:
• Explorar o jornal observando: o cabeçalho (nome, local e data), seu tamanho, sua composição (número de cadernos, por exemplo: principal, esportes, informática, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composição dos diferentes cadernos (seções: editorial, entrevista, artigos de opinião, coluna política, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas seções: diferentes gêneros (notícia, informação, artigo de opinião, entrevista, anúncio, propaganda)
• Identificar qual é o leitor que o jornal deseja atingir. (para quem foi escrito)

- Solicitar que os alunos assistam, para a etapa seguinte, a um jornal falado para que percebam como é que ele se organiza, como são divulgadas as notícias...

2° Passo

a) Socializar o que observaram ao assistir ao jornal falado.

b) Ainda com o jornal escrito, cada grupo deverá escolher uma notícia ou reportagem (notícia mais detalhada) que mais tenha interessado ao grupo. Ler, interpretar e comentar a notícia selecionada.

c) O grupo deverá preparar uma apresentação da notícia escolhida no item anterior, em um jornal falado.

d) Apresentar as notícias, observando a apresentação dos outros grupos.

e) O professor propõe que os alunos comentem as apresentações dos colegas procurando estabelecer as diferenças entre um jornal falado e um escrito.


3º passo:

a) Com as notícias lidas no item anterior, o professor propõe a discussão:

- Qual o título da notícia?
- O que aconteceu? Com quem? Onde? Como? Quando? Quais as conseqüências do fato relatado?

4º passo:

a) Formar grupos de cinco alunos.

b) Explicar a proposta da realização de um jornal falado, enfatizando a necessidade de divisão de tarefas.

c) Construir coletivamente as ações a serem realizadas pelos grupos:

- Levantamento e definição do assunto: sobre o que você gostaria de falar? qual problema ou fato gostaria de compartilhar com as outras pessoas?

- Escolhido o assunto, o grupo deverá elaborar o texto da noticia que será apresentada no jornal falado da turma, contemplando os itens de uma notícia falada.

5º passo:

a) O professor propõe a preparação coletiva do jornal falado da turma:
- Escolha do nome do jornal;
- Escolha dos apresentadores;
- Preparação do espaço da sala.

6º passo:

a) Apresentação do jornal falado da turma.
b) Análise coletiva da atividade: o que deu certo, o que não deu certo, o que precisamos melhorar, o que aprendemos com essa atividade.

Recursos Educacionais

Diferentes jornais escritos

Recursos Complementares
Avaliação


A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. A criação e apresentação do jornal falado serão instrumentos com o quais o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos

Opinião de quem acessou

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  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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