21/01/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
• Saber qual a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.
• Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função
(diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).
• Reproduzir oralmente o conteúdo de notícias lidas identificando: o que aconteceu, com quem, onde, como, quando e quais as conseqüências.
• Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).
• Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
• Elaborar resumos de notícias.
- Habilidades de codificação e decodificação.
- Habilidades de ler e interpretar diferentes gêneros textuais presentes no suporte jornal.
-Aula dialogada
-Leitura de texto
-Produção de texto
-Jornais
DESENVOLVIMENTO
1° Passo
a) Levar para a sala diferentes jornais e distribuí-los entre os grupos para que façam uma leitura livre do material.
b) Discussão:
- O que mais chamou sua atenção? Justifique sua resposta.
c) Exploração orientada de exemplares de jornais (trabalho em grupos)
- Distribuir um exemplar diferente de jornal para cada grupo de alunos.
- Observação, exploração do jornal pelo grupo e socialização:
• Explorar o jornal observando: o cabeçalho (nome, local e data), seu tamanho, sua composição (número de cadernos, por exemplo: principal, esportes, informática, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composição dos diferentes cadernos (seções: editorial, entrevista, artigos de opinião, coluna política, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas seções: diferentes gêneros (notícia, informação, artigo de opinião, entrevista, anúncio, propaganda)
• Identificar qual é o leitor que o jornal deseja atingir. (para quem foi escrito)
- Solicitar que os alunos assistam, para a etapa seguinte, a um jornal falado para que percebam como é que ele se organiza, como são divulgadas as notícias...
2° Passo
a) Socializar o que observaram ao assistir ao jornal falado.
b) Ainda com o jornal escrito, cada grupo deverá escolher uma notícia ou reportagem (notícia mais detalhada) que mais tenha interessado ao grupo. Ler, interpretar e comentar a notícia selecionada.
c) O grupo deverá preparar uma apresentação da notícia escolhida no item anterior, em um jornal falado.
d) Apresentar as notícias, observando a apresentação dos outros grupos.
e) O professor propõe que os alunos comentem as apresentações dos colegas procurando estabelecer as diferenças entre um jornal falado e um escrito.
3º passo:
a) Com as notícias lidas no item anterior, o professor propõe a discussão:
- Qual o título da notícia?
- O que aconteceu? Com quem? Onde? Como? Quando? Quais as conseqüências do fato relatado?
4º passo:
a) Formar grupos de cinco alunos.
b) Explicar a proposta da realização de um jornal falado, enfatizando a necessidade de divisão de tarefas.
c) Construir coletivamente as ações a serem realizadas pelos grupos:
- Levantamento e definição do assunto: sobre o que você gostaria de falar? qual problema ou fato gostaria de compartilhar com as outras pessoas?
- Escolhido o assunto, o grupo deverá elaborar o texto da noticia que será apresentada no jornal falado da turma, contemplando os itens de uma notícia falada.
5º passo:
a) O professor propõe a preparação coletiva do jornal falado da turma:
- Escolha do nome do jornal;
- Escolha dos apresentadores;
- Preparação do espaço da sala.
6º passo:
a) Apresentação do jornal falado da turma.
b) Análise coletiva da atividade: o que deu certo, o que não deu certo, o que precisamos melhorar, o que aprendemos com essa atividade.
Recursos Educacionais
Diferentes jornais escritos
A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. A criação e apresentação do jornal falado serão instrumentos com o quais o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2015
Cinco estrelasAmei o projeto e desejo, caso me permitam, desenvolvê-lo com meus alunos. Parabéns!
15/08/2013
Quatro estrelasadorei essas dicas agora sabemos como apresentar o jornal falado na sala de aula
05/08/2013
Cinco estrelasachei interessante e educativo PARABENS PELO SEU TRABALHO
29/01/2012
Quatro estrelasVou trabalhar com meus alunos do 9ºano, espero ter bom resultado.