Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Torre de Hanói

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar a intuição e a indução para fazer generalizações; Calcular o menor número de movimentos com as peças do jogo, usando potência de base 2; Representar alguns números naturais como potência de 2.
Duração das atividades
•1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Potenciação de números naturais
Estratégias e recursos da aula

Laboratório de informática!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/programas/hanoi/index.html, leiam as regras do jogo e tentem resolver ao problema para uma torre de 3 andares. Pergunte aos alunos em quantos passos eles realizaram a tarefa (esse número é dado pelo próprio programa) caso alguns alunos tenham realizado com mais de 7 passos indique que é possível fazer em menos passos e sugira que tentem fazer no menor número de passos.
Além disso, o site traz também uma curiosidade sobre o jogo.
Depois de cumprirem a tarefa com 3, 4 e 5 discos, os alunos deverão descobrir, sem jogar, como calcular o número de movimentos para 6, 7, 8, 9, 10 e n discos. Deixe como desafio resolver o problema da torre de 6 e 7 andares.
 

Dicas e Sugestões

Professor, para facilitar o trabalho você pode usar uma tabela como a seguir, para que os alunos a completem e possam ser direcionados para o cálculo esperado.
 

 

Caso os alunos tenham dificuldade para perceberem que o número de movimentos pode ser escrito na forma de potência de base 2, tente direcioná-los, através de perguntas, como por exemplo, além da adição, subtração, multiplicação e divisão, qual outra operação vocês conhecem? Se mesmo assim, não conseguirem, dê a dica da base a ser usada.

Talvez não seja possível finalizar todo o trabalho em uma aula, pois os alunos podem demorar a encontrar o menor número possível de movimentos. Caso isso ocorra, você pode continuar em outra aula, partindo apenas da tabela preenchida com o número de discos e o número de movimentos.


Outras questões que podem ser levantadas:
 

Qual seria o número mínimo de movimentos?
• Quais são as peças que mais se movimentam? E as que se movimentam menos?
• Existe um “segredo” para fazer as jogadas com o menor número de movimentos? Qual?

Professor, nesse momento você estará verificando se os alunos perceberam o algoritmo que permite resolver o problema para uma torre de n discos onde n é qualquer. Espera-se que os alunos concluam que para calcular o número de movimentos com n discos é: 2n-1. Porém, essa conclus&a tilde;o não necessariamente terá que ser escrita dessa forma ( 2n-1), deixe que os alunos a escrevam com suas próprias palavras, como por exemplo, “dois elevado ao número de discos menos um”. Lembrando que se você não os direcionou para que escrevessem na forma de potência de base 2, eles poderão encontrar outras respostas.

 

Curiosidades:

Além de calcular o número de movimentos, você pode usar a tabela preenchida para mostrar aos alunos que as potências de base 2 são sempre terminadas em 2, 4, 8 e 6.

Outra curiosidade é pedir aos alunos que escrevam os números naturais usando a potência de base 2. Como por exemplo:
 

1=20

2=21

3=22-1

4=22

5=22+1

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e/ou do algoritmo e também a própria tabela que os alunos completaram analisando se conseguiram escrever os números na forma de potências de 2.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CELÇO LUIZ DE ARAUJO, NTE - CASCAVEL , Paraná - disse:
    PROFESSORCELCO@SEED.PR.GOV.BR

    24/03/2010

    Três estrelas

    GOSTEI MUITO DA SUA AULA MOSTRAR PARA OS ALUNOS A QUESTÃO DO ELEVADO ......


  • EDcarlos Vasconcelos, EEEP Tomás Pompeu de Sousa Brasil , Ceará - disse:
    edcarlos2@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula altamente atrativa para o aluno, muito dinâmica pois utiliza jogos e soft ware educativo para o aprendizado das operações que tanto assustam nossos alunos.Parabéns professora Claudia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.