Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bichos que nascem do ovo... parte 2

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a forma de nascimento dos animais;
• Ordenar e classificar de acordo com características próprias de cada grupo de animais;
• Conhecer o processo de transformação/metaformose pelo qual passa a borboleta;
• Desenvolver a capacidade de cuidar de um animal: lagarta;
• Ampliar a capacidade artística por meio de trabalhos manuais

Duração das atividades
10 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ver aula “Bichos que nascem do ovo... 1” As crianças devem conhecer e listar bichos que nascem do ovo.

Estratégias e recursos da aula

O trabalho por meio de projetos implica desenvolver atividades surgidas e pedidas pelo grupo, além de possibilitar uma vivência próxima das crianças com o objeto de estudo. Portanto, é importante que o professor conduza o trabalho, oportunizando essa aproximação das crianças com o objeto concreto. Assim, o objetivo da presente aula é justamente trazer para a realidade da sala de aula essa vivência.


Primeiro Momento:

As crianças já conhecem e listam alguns animais que nascem do ovo, agora é hora de diferenciar o nascimento pelo ovo, com o nascimento da barriga da mãe. O professor/a convida um profissional da área de ciências, para conversar com as crianças sobre o nascimento dos animais. Esse encontro deve ser combinado com todo o grupo que vai levar perguntas a serem feitas ao palestrante. Antes de ir à palestra, o/a professor/a da uma folha para que cada criança faça o registro do que quer perguntar ao profissional. Esse registro pode ser feito por meio de tentativa de escrita. A criança faz a sua tentativa e o professor/a vai passando de mesa em mesa fazendo a reescrita com a criança. Enquanto espera pelo professor/a. a criança faz o desenho de sua preferência para ilustrar a pergunta feita.
Vejam os registros desse momento

Fonte:

PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. Atividade realizada em outubro de 2006. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Segundo Momento:

Depois da entrevista o/a professor/a faz com as crianças um cartaz separando os animais em dois grupos: os ovíparos – animais que nascem do ovo; e os mamíferos – animais que nascem da barriga da mãe. Assim será possível visualizar os dois gurpos de animais. No endereço eletrônico http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/o_mundo_da_gente/naoverbais.pdf é possível encontrar uma atividade nesse formato.


Terceiro Momento:
Como é muito importante acompanhar o processo de incubação dos ovos para visualizar o desenvolvimento do filhote, o professor/a pode escolher o que lhe for mais adequado observar com as crianças. Incubação de ovos de galinha, ninhos de pássaros, ovos de codorna, etc. Essa escolha pode ser feita de acordo com as possibilidades da escola. Em nosso caso, coincidentemente encontramos na horta da escola uma folha de couve cheia de ovinhos de lagarta. Levamos essa folha de couve para a sala de aula e acompanhamos todo o processo de desenvolvimento da lagarta.

Quarto Momento:

Cada dia uma criança ficava responsável por levar uma folha de couve para a lagarta comer. Na fase de crescimento, a lagarta come muito. Acompanhamos todo o processo de crescimento da lagarta em uma linha do tempo.
________________________________________________________________________________________
5/10                                               &n bsp;   20/10                                                       10/11
Levamos a lagarta para a sala              A lagarta fez seu casulo                              A Borboleta sai do casulo

Fonte: PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. Atividade realizada em outubro de 2006. Escola de Ed ucação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Quinto Momento:

Soltamos a borboleta no pátio da escola. Com as atividades realizadas pudemos descobrir em conjunto respostas para algumas dúvidas e curiosidades e todo o processo pode ser registrado. Diferentes atividades podem ser feitas. Registro das fases de desenvolvimento da borboleta. Pesquisa sobre a lagarta e a borboleta em casa. Registro das características das borboletas. Histórias que falam sobre a lagarta e a borboleta. Escrita da palavra BORBOLETA. Observação no parque da escola, onde sempre tem borboletas nas plantas.

Recursos Complementares

Visita à biblioteca;
Confecção de cartaz coletivo com figuras de animais que põe ovos;
Leitura e análise de histórias e músicas;
Pesquisa em livros, internet e tema de casa sobre a Lagarta e a Borboleta;
Registros através de desenhos;
Vídeo: A Lagarta e a Borboleta do grupo Emcantar.
Confecção de ovos com bexiga, grude, jornal e tinta. Passos: primeiro encha as bexigas e cole pedacinhos de jornal com grude em toda a bexiga. Depois de secar, repita o processo fazendo mais uma camada de jornal e grude. Depois de seca a segunda colagem é só deixar as crianças pintarem com muita criatividade.
Exposição do projeto “Bichos que nascem do ovo”;

Avaliação

No decorrer do projeto é importante observar o envolvimento das crianças nas atividades. A observação pode ser norteada por meio das questões: as crianças se interessam pelo desenvolvimento da lagarta e posteriormente da borboleta? Conseguem relatar o que aprenderam? Fizeram as atividades com entusiasmo e participação? Relacionam o nascimento da Borboleta com o ovo? Com certeza será um conhecimento que nunca esquecerão!

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosilene de Mello, JARDIM ESCOLA MUNDO INFANTIL , Rio Grande do Norte - disse:
    mello_rosilene@hotmail.com

    29/03/2012

    Quatro estrelas

    Muito bom, estava precisando de algo que falasse sobre o nascimento dos animais.


  • Leticia, EMEI Chapeuzinho Vermelho , Rio Grande do Sul - disse:
    le_correaoliveira@ig.com.br

    24/03/2011

    Quatro estrelas

    Faremos o projeto O nascimento da borboletinha com a educação infantil, turma de maternal de 3 anos,e sugestões bem importantes esta aula nos forneceu, as crianças já estão empolgadas com o tema que encanta a todos.Obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.