23/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz,Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Os/As alunos/a poderão se apropriar das estruturas estáveis do gênero textual conto, a ponto de construírem autonomia de escrita ao reescrevê-lo.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já tenham domínio de leitura e escrita.
Primeira aula – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma
Professor/a, em um primeiro momento, desperte o interesse de seus/suas alunos/as escolhendo um conto para que possa ser apresentado. Para essa aula sugerimos o conto de Pinóquio. Leve seus/as alunos/as para o Laboratório de Informática, acesse o sítio: http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm e conte-lhes a história. Não esqueça de que a entonação de voz será importante. Caso você não tenha acesso ao Laboratório de Informática, reproduza o conto xerocando-o ou apresente uma peça teatral para os/as alunos/as. O teatro de fantoche é um recurso interessante. Existe disponível no mercado fantoches desse conto, o que poderá auxiliar o/a professor/a a manter o suspense e a magia ao contá-lo.
Concluída a contação, organize os/as alunos/as em roda e faça um levantamento dos conhecimentos que eles/as possuem sobre a estrutura de um conto, focalizando principalmente: o equilíbrio (inicio do conto), o conflito e a recuperação do equilíbrio (resolução do conflito), faça uso de uma linguagem que os/as alunos/as assimilem, para fornecer-lhe essas informações. Registre esses conhecimentos na lousa para posterior registro no caderno. Acesse a aula "Era uma vez..." disponível no Portal para mais sugestões.
Segunda aula - Uma (1) aula de 60 minutos
Retome com os/as alunos/as a estrutura do conto Pinóquio, realizada na aula anterior e explique a eles/as que irão desenvolver um trabalho interessante, a produção de um livro de recontos.
Peça à turma que faça um levantamento dos diferentes tipos de contos que conhecem e vá registrando na lousa. De modo coletivo, peça à eles/as que escolham um, dentre os contos apresentados pela turma e traga para a próxima aula. Solicite que os/as alunos/as tragam de casa diferentes contos.
Terceira aula_ Uma (1) aula de 60 minutos
Recolha os contos que os/as alunos/as trouxeram. Leia um por semana na sala de aula e desenvolva atividades que possibilitem o reconto, seja de forma oral ou por escrito.
Por exemplo:
Ordene as imagens de um conto em sequência dos fatos e reescreva abaixo das imagens o conto.
Distribua um texto do conto trabalhado naquela semana com lacunas pedindo aos/às alunos/as que preencham com as palavras que quiserem, porém essas palavras têm que ter coerência com o texto.
Crie cruzadinhas com os personagens.
Reescreva um final para o conto. Você poderá pedir também para reescrever o início ou o meio do conto apresentado.
Ao fim de cada atividade, escolha um/a ou alguns/mas alunos/as para que recontem o conto.
Por ter trabalhado com todos os contos que os/as alunos/as trouxeram, faça uma votação na sala de aula para que escolham alguns recontos. Os recontos escolhidos pela turma deverão ser digitados, por você professor/a, ou pelos próprios alunos/as nas aulas de informática, caso tenham esta aula e já consigam dominar as ferramentas necessárias para esta atividade, para que montem o livro.
Para a montagem do livro, caso a escola não possa fornecer o material necessário, peça para cada aluno/a um caderno brochurão contendo poucas páginas, uma vez que o mesmo será utilizado somente para este fim. Com o auxilio do/a professor/a de Artes, estimule e oriente os/as alunos/as a criarem individualmente, uma linda capa para seu caderno de reconto, com os materiais disponíveis na escola para isso.
Com o livro de reconto pronto, organize uma tarde de autógrafos na escola para a entrega deste para as famílias.
Professor/a, estas aulas poderão ser contínuas ou não. Sugerimos que sejam espaçadas para que ocorra melhor assimilação e aplicação. A duração vai depender do intere sse dos/as alunos/as pelo tema.
A avaliação deverá ser realizada em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula. Você professor/a deverá observar e registrar a capacidade de cada aluno/a em executar as atividades propostas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2010
Cinco estrelasSe já não bastasse a aula ser maravilhosa, o site indicado conta com várias histórias, fábulas e contos on line... Maravilhoso!!! Obrigada.