Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte V

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Hellen Cristina Borges Pires

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer triângulos congruentes.

- Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra.

Duração das atividades
Duas horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Congruência de figuras.

- Condição de existência de triângulos.

- Triângulos retângulos: elementos.

Estratégias e recursos da aula

O caso de congruência explorado nesta aula será Cateto-hipotenusa

O último caso a ser tratado é o caso cateto-hipotenusa que se trata especificamente de triângulos retângulos.

Discuta com os alunos primeiramente o triângulo retângulo e os nomes dados aos seus lados. Comente também que a hipotenusa é sempre o maior lado do triângulo retângulo.

Passos:

1) Construa dois segmentos de medidas diferentes: um será o cateto e o outro a hipotenusa.

undefined

2) Tome o segmento menor (o cateto), e construa uma reta perpendicular a ele passando por uma de suas extremidades.undefined

3) Tome a hipotenusa e coloque uma de suas extremidades sobre o ponto B e a outra sobre a reta perpendicular construída.

Note que o outro lado ficou determinado pela reta perpendicular, bem como os outros dois ângulos, já que um dos ângulos é o de 90°.

4) Determine a medida de cada lado e ângulo do triângulo.

5) Peça para que os alunos construam outros dois segmentos com a mesma medida dos anteriormente construídos (cateto e a hipotenusa), e a partir deles outro triângulo. O triangulo deverá ser construído a partir de uma reta perpendicular ao cateto, pois este caso é especifico para triângulos retângulos, ou seja, tem que ter um ângulo medindo 90° e a hipotenusa que é o maior lado, oposto ao ângulo de 90° que é o maior ângulo.

undefined

6) Peça para que os alunos meçam todos os ângulos e segmentos do novo triângulo.

7) Peça para que comparem com o outro triângulo e escrevam as suas conclusões.

O resultado esperado é:

Portanto, para triângulos retângulos se houver um cateto e uma hipotenusa congruente entre dois ou mais triângulos, os demais segmentos e ângulos ficam determinados. Sendo assim, estes triângulos serão congruentes pelo caso cateto-hipotenusa.

Vale lembrar aos alunos no momento das construções que a soma dos ângulos internos de um triangulo é exatamente 180º.

Caso ele, usando o software Cabrí Geometrè (ou não), construa ângulos cuja soma ultrapasse 180º, a demonstração não será possível.

Concluídas as demonstrações, podemos fazer alguns exemplos e deixar que os alunos façam exercícios de fixação.

Recursos Complementares

Software Cabrí Geométrè ou similar como o Goegebra para as construções.

Estas construções podem ser feitas no quadro usando régua, compasso e transferidor. Os passos são os mesmos.

O Cabri pode ser obtido em:

http://www.cabri.com.br/index.php

educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/cg/cabri_geometre.html

O Geogebra pode ser obtido em:

www.geogebra.org/cms/index.php?lang=pt

superdownloads.uol.com.br/download/143/geogebra-mac

 Para a construção da reta perpendicular no caso cateto-hipotenusa o professor pode usar, se for de sua preferência, o esquadro.
Avaliação
Cada aluno deverá registrar as conclusões observadas em cada caso de congruência. Se possível, o professor pode imprimir as construções feitas no Cabri pelos alunos para avaliar. O professor deverá avaliar durante a atividade o interesse e a participação dos alunos
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.