Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FAMÍLIA - a primeira instituição social

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da SIlva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os desdobramentos da instituição familiar no mundo contemporâneo.
Duração das atividades
02 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Instituições sociais.
Estratégias e recursos da aula

► Peça aos alunos para observarem atentamente as imagens, uma por vez:

http://blogdoelton.files.wordpress.com/2009/07/foto-antiga.jpg

► Peça para eles descreverem a imagem usando apenas uma palavra. Anote no quadro de giz.

► Observem a imagem seguinte:

http://blog.cancaonova.com/lavrinhas/files/2008/06/familia.jpg

► Peça novamente para descreverem usando apenas uma palavra a 2ª imagem e anote no quadro também.

►Agora peça para os alunos observarem a imagem seguinte:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/foto/0,,14682810,00.jpg

► Novamente descrevam com uma palavra o que veem e repita a anotação no quadro.

► Observem as próximas:

http://www.paginadoe.com.br/post/imagem/764/4zbscf/gay_pai2.jpg

http://www.rainhasdolar.com/media/2/gay%20family.jpg

► Descrevam as imagens com uma palavra e anote.

Ao final, procure relacionar as palavras anotadas no quadro ao conceito de família (que pode ser consultado no endereço:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia).

► Peça para que os alunos ilustrem em uma folha este conceito e monte um mural na sala de aula para expor as produções artísticas que deverão conter título e identificação do aluno.

1 - Deixe passar um mês ou mais e peça para os alunos observarem seus desenhos no mural.

2 - Observe os comentários que podem surgir da observação.

3 - Coloque em debate estas "novas" estruturas do mundo contemporâneo (casal gay, pais separados, mães solteiras, pais-avós) e a construção dos valores sociais que repercutem nas demais instituições sociais em decorrência das mudanças na instituição familiar.

4 - Peça aos alunos que organizem uma festa surpresa para os familiares mais próximos, ou no dia 15 de maio (dia internacional da família) ou 08 de dezembro (dia nacional da família), a ser realizada na própria escola, ou em local proposto pelos alunos de comum acordo.

5 - Nesta festa, o principal motivo será uma apresentação das ilustrações e de poesias escolhidas previamente pelos alunos, revistas pelo professor para serem dedicadas à família.

 

► GIDDENS, Anthony.  Sociologia. Trad. Sandra Regina Netz.  4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. Capítulo 5, Gênero e Sexualidade.

► Revista Sociologia ciência & vida, ano I, número 10, IS SN 1980-8747, página 18, artigo "Crime do Abandono".

► Revista Sociologia ciência & vida, ano I, número 12, ISSN 1980-8747, página 38, artigo "Violência reduz número de homens no Brasil".

► Revista Sociologia ciência & vida, ano II, número 13, ISSN 1980-8747, página 18, artigo "Maternidade em xeque".

Recursos Complementares
Avaliação

O Professor deve avaliar a organização e o comprometimento dos alunos em relação ao tema a ser apresentado na festa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.