Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quanto vale minha moeda?

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Gaspar

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Consolidar as quatro operações - adição, subtração, multiplicação e divisão - com números decimais.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Adição, subtração, multiplicação e divisão com números decimais.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito do valor do dinheiro. Questione se todos os países usam a mesma moeda. Seria possível comprar um objeto que custa um dólar, por exemplo, com uma nota de um real?
Trabalhe com as respostas dadas, levando-os a compreender que as moedas têm valores diferentes e que em alguns países é preciso uma grande quantidade da moeda local para se trocar por uma de outro país.
Aproveite para realizar uma atividade complementar e/ou interdisciplinar com os professores de história e geografia, peça aos alunos que pesquisem um pouco sobre o histórico das moedas no Brasil e também outros países e suas moedas.
Para realizar a atividade no laboratório de informática, peça aos alunos para fazerem uma lista com cinco países, de preferência um de cada continente, e suas respectivas moedas e complete as colunas do país e a da moeda do seguinte quadro:

 

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site:  http://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao nele é possível realizar a conversão de qualquer moeda em outra.
Peça aos alunos que façam as conversões necessárias para completar a tabela anterior. Para isso, é necessário escolher a moeda que se deseja converter para qual se deve fazer a conversão, e também o valor, o site não usa pontos ou vírgula para separar o inteiro dos décimos, por isso, se for converter 1,00 tem que digitar 100. Após preencher os dados, clique em conversão. Será aberta uma janela com o resultado, como a seguir:

 

 

Aproveite para questionar os alunos como é feita essa conversão, se eles podem explicar o valor encontrado em “resultado da conversão” relacionando o valor a converter com a taxa.

Professor, dependendo da moeda selecionada, é necessário um valor muito alto para que se tenha a conversão em dólar ou em euro. Aprovei te esse momento p ara mostrar a desvalorização dessa moeda com relação ao dólar ou euro. Esse pode ser um assunto que o professor de geografia poderia aprofundar um pouco mais.

 


Dicas e Sugestões


Resolvendo Problemas: Professor! Aproveite a tabela que os alunos completaram e monte problemas com eles utilizando esses dados. Você pode fazer isso coletivamente ou dividir a turma em pequenos grupos para que criem problemas que deverão ser solucionados por todos.

A seguir um exemplo:

 


Crie mais atividades!


A seguir estão relacionados alguns sites que contem atividades com números decimais:

Recursos Complementares
http://www.portalbrasil.net/paises.htm: site onde é possível encontrar os países e suas respectivas moedas. http://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao: site do banco central do Brasil onde é possível fazer a conversão de moedas. http://web.educom.pt/pr1305/mat_numero_decimais.htm: site com atividades de números decimais. http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/cadernospedagogicos/PDF%20MAT%202%20(APOIO%20PROF)/matematica%20apoio%20professor%20(PAG%2071%20a%20131).pdf: documento em pdf com várias atividades e jogos com números decimais, vale destacar o “Jogo de decimais” pág. 100.
Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também pela tabela preenchida, confrontando os dados. Além disso, você pode verificar os cálculos realizados nas resoluções de problemas
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raimunda Normacy de Paula Chaves, FCO GUERREIRO CHAVES EEFM , Ceará - disse:
    normacypaula@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As atividades sugeridas para trablhar o tema foram diversificadas e criativas, como também a listagem dos site relacionados com o assunto. Parabéns


  • Marilene Martins Morelli, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    marilenemorelli@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, além d tratar um assunto muito útil, a aula foi muito bem desenvolvida com o lúdico dentro do cotidiano escolar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.