16/06/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Sala de aula:
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito do valor do dinheiro. Questione se todos os países usam a mesma moeda. Seria possível comprar um objeto que custa um dólar, por exemplo, com uma nota de um real?
Trabalhe com as respostas dadas, levando-os a compreender que as moedas têm valores diferentes e que em alguns países é preciso uma grande quantidade da moeda local para se trocar por uma de outro país.
Aproveite para realizar uma atividade complementar e/ou interdisciplinar com os professores de história e geografia, peça aos alunos que pesquisem um pouco sobre o histórico das moedas no Brasil e também outros países e suas moedas.
Para realizar a atividade no laboratório de informática, peça aos alunos para fazerem uma lista com cinco países, de preferência um de cada continente, e suas respectivas moedas e complete as colunas do país e a da moeda do seguinte quadro:
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abaram o site: http://www5.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp?id=txconversao nele é possível realizar a conversão de qualquer moeda em outra.
Peça aos alunos que façam as conversões necessárias para completar a tabela anterior. Para isso, é necessário escolher a moeda que se deseja converter para qual se deve fazer a conversão, e também o valor, o site não usa pontos ou vírgula para separar o inteiro dos décimos, por isso, se for converter 1,00 tem que digitar 100. Após preencher os dados, clique em conversão. Será aberta uma janela com o resultado, como a seguir:
Aproveite para questionar os alunos como é feita essa conversão, se eles podem explicar o valor encontrado em “resultado da conversão” relacionando o valor a converter com a taxa.
Professor, dependendo da moeda selecionada, é necessário um valor muito alto para que se tenha a conversão em dólar ou em euro. Aprovei te esse momento p ara mostrar a desvalorização dessa moeda com relação ao dólar ou euro. Esse pode ser um assunto que o professor de geografia poderia aprofundar um pouco mais.
Dicas e Sugestões
Resolvendo Problemas: Professor! Aproveite a tabela que os alunos completaram e monte problemas com eles utilizando esses dados. Você pode fazer isso coletivamente ou dividir a turma em pequenos grupos para que criem problemas que deverão ser solucionados por todos.
A seguir um exemplo:
Crie mais atividades!
A seguir estão relacionados alguns sites que contem atividades com números decimais:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAs atividades sugeridas para trablhar o tema foram diversificadas e criativas, como também a listagem dos site relacionados com o assunto. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula, além d tratar um assunto muito útil, a aula foi muito bem desenvolvida com o lúdico dentro do cotidiano escolar.