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Sobre coerência narrativa

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar e empregar elementos linguísticos responsáveis pela coesão e coerência textuais;
  • reconhecer fatores - relacionados à macroestrutura - responsáveis pela coerência em um conto;
  • produzir um conto a partir de um outro analisado em sala de aula.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer a estrutura básica da narrativa;
  • conhecer o gênero conto;
  • ter noções básicas de coerência textual.
Estratégias e recursos da aula
                   
  • Utilização do datashow em sala de aula ou aparelho (vídeo).

AULA 1

Atividade

O tema a ser abordado nessa aula é coerência textual.

Importante: Professor, a coerência textual diz respeito à unidade do texto, à macroestrutura, ou seja, à manutenção da mesma referência temática em toda sua extensão. Um texto coerente é um conjunto harmônico em que todas as partes se solidarizam com as demais, formando um cadeia a qual é responsável pela unidade de sentido.

Para que a coerência se estabeleça, é necessário que haja: harmonia de sentido de modo a não ter nada ilógico, nada desconexo; relação entre as partes do texto criando uma unidade de sentido; inter-relação entre as partes; exposição de uma informação nova e não contradição entre as idéias.

A coerência textual pode ser observada em níveis diferenciados. Vamos abordar a coerência narrativa, na perspectiva dos gêneros textuais, especificamente do conto “Governar” de Carlos Drummond de Andrade.

O professor  deverá apresentar o texto aos alunos no datashow, fazendo uma leitura comentada, mostrando a eles a macroestrutura do texto narrativo, responsável pela manutenção temática, portanto, pela coerência.

Aula 2

Atividade

O professor deverá reproduzir e entregar aos alunos uma cópia do texto “Governar” e propor a eles que o leiam com atençaõ e realizem a atividade apresentada na sequência.


Texto:
Governar

Os garotos da rua resolveram brincar de governo, escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança.
Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará o meu lanche.

- Com que dinheiro? – atalhou Januário.

- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do governo.

- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.

- Lucram a certeza de que têm um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.

- Assim não vale. O presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.

- Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio de espinhos.

Foi deposto, e dissolvida a República.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1994.

Disponível em:

http://mscamp.wordpress.com/2008/11/20/governar-%E2%80%93-carlos-drummond-de-andrade/

Apresentar aos alunos as questões abaixo sobre o texto. Pedir a eles que as respondam e quando terminarem, o professor deverá comentar cada uma delas, dando ênfase às respostas possíveis.

1. O conto é um texto narrativo em que os fatos são apresentados numa sucessão cronológica, cuja indicação pode ser feita de forma direta por meio de advérbios ou expressões de tempo, ou pode ser dada de uma forma indireta, por meio da apresentação dos fatos numa ordem que não pode ser alterada, para não se incorrer em incoerência.

a. No texto Governar, como se dá a indicação da passagem do tempo?
b. Quais são os elementos linguísticos que marcam a evo lução dos fatos no tem po?

2. Os elementos básicos da narrativa são: personagens, espaço, tempo, fato ou fatos narrados e o narrador.
a. Dentre os elementos básicos da narrativa, quais os que aparecem no primeiro parágrafo do texto?
b. Em relação à coerência, qual a importância da segunda frase do primeiro parágrafo para a continuidade da história?
“Escolheram presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos”
c. Qual informação presente nessa introdução é fundamental para o desenvolvimento coerente da história?
d. A história é construída no universo do faz-de-conta, em que se associam o mundo adulto com o mundo infantil. Nesse primeiro momento, o que caracteriza cada um desses mundos?

e. Em uma narrativa, quando os fatos não são localizados no tempo (quando ) e no espaço (onde) é porque esses elementos não são importantes para a história ou porque os fatos narrados se aplicam em qualquer época e lugar.
No caso do texto Governar, a que se deve a não localização dos fatos no tempo e no espaço?

3. Observe esta passagem do texto:
“__Pois não, aceitou Martim. Daqui por diante vocês farão os meus exercícios escolares e eu assino. Januário pagará o meu lanche.
O presidente escolhido revela-se bastante autoritário e egoísta. Quais os elementos linguísticos possibilitam essa dedução?

4. O tema abordado no conto – governar – é uma realidade do mundo adulto. Que termos foram usados para se referir ao mundo infantil?

5. Qual era a visão de Martim – a personagem- presidente- sobre a ação de governar? Explique.

6. Percebe-se que há no texto uma forte crítica ao governo, feita por meio de uma brincadeira infantil. Que características governamentais negativas são criticadas no texto?

7. A quem se direciona a crítica que pode ser inferida na frase: “E o que nós lucramos com isso?

8. Quais são as tarefas do governante a que se refere o texto, considerando a realidade do mundo infantil? Comprove sua resposta com elementos do texto.

9. A demagogia dos governantes está presente na fala do presidente de brincadeira. Transcreva do texto a passagem que comprova essa afirmação.

10. Observe:
“Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio de espinhos”.
Que comportamentos do governo estão sendo são criticados?

Aula 3

Produção de texto

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

Imagine que você seja um dos meninos da brincadeira e é você quem conta a história, portanto será uma narrativa de primeira pessoa. Faça algumas mudanças em seu texto:
a. acrescente uma introdução, situando as personagens no tempo e no espaço – isso não ocorre no texto “Governar”;
b. apresente um outro final para o conto. Lembre-se de que o autor do texto construiu o texto no terreno do faz-de-conta para tecer críticas ao governo e você estará usando a mesma estratégia para fazer as suas críticas.
c. esteja atento aos fatores responsáveis pelo estabelecimento da coerência narrativa: caracterização das personagens, a passagem do tempo de forma direta ou indireta e principalmente a não contradição entre as idéias
.

d. Os textos dos alunos poderão ser lidos em sala de aula e entregue ao professor para correção.

Avaliação


A avaliação dar-se-á  em todos os momentos da aula e, especialmente, em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta em relação aos fatores responsáveis pela coerência na narrativa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
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Opiniões

  • Mauricio, José Viera de Moraes , São Paulo - disse:
    panico@hotmail.com

    18/03/2013

    Cinco estrelas

    Bem explicado. Direto ao ponto. Ótimas exemplificações. Manteve coesão em todos os artigos e pontos tratados sem rodeios. Parabéns, contiem assim.


  • ester prestes vieira, MANOEL IGNACIO DA SILVA , São Paulo - disse:
    esterpv1@gmail.com

    15/11/2012

    Quatro estrelas

    Muito boas essas questões, ajudam os alunos a compreenderem melhor os elementos narrativos nas produções textuais. Obrigada pela ideia.


  • erica , unip , São Paulo - disse:
    staaksalmeida@yahoo.com

    29/08/2012

    Quatro estrelas

    Sou estudante e gostaria de obter as respostas da atividade do texto da aula 2


  • Priicla, Escola Cambara , São Paulo - disse:
    pricilaborim@yahoo.com.br

    27/08/2012

    Cinco estrelas

    Ola gostaria de ter acesso as possiveis respostas do texto e suas questoes pois achei muito interessante egostaria de usar em minhas aulas


  • LEANIA MARTINS CHAVES MERADA, Escola estadual Buriit , Tocantins - disse:
    leania_08@hotmail.com

    08/10/2011

    Quatro estrelas

    Oi sou estudante e gostaria das respostas do exercício do texto governar pois respondir e queria verificar se estão corretas


  • jutemar, colegio adventista , Bahia - disse:
    juteday@yahoo.com.br

    12/12/2010

    Cinco estrelas

    boa


Sem classificação.
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