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ÉTICA E IDENTIDADE: CONSTRUINDO A ÁRVORE GENEALÓGICA

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Compreender que os nomes e sobrenomes constituem a identidade de cada pessoa.
2. Conhecer a origem dos sobrenomes e as histórias das famílias.
3. Aprofundar o auto-conhecimento através do resgate da história da própria família.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Momentos da Aula:

1° Momento: O professor deverá iniciar a aula distribuindo para os alunos a letra da música “Gente Tem Sobrenome”, para que possam acompanhar a leitura feita por ele, em voz alta.

Gente Tem Sobrenome

Composição: Toquinho / Elifas Andreato

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.

Professor, a letra da música “Gente Tem Sobrenome” está disponível no sítio http://letras.terra.com.br/toquinho/87252/

2º Momento: Após a leitura, o professor deverá explorar a letra da música com os alunos, conversando sobre o que acharam da letra, se já haviam pensado sobre essa questão: que “todas as coisas têm nome”, se conhecem as pessoas citadas na letra da música, o que elas fazem ou fizeram, se sabem por que é que só gente tem sobrenome, se conhecem a origem de seus sobrenomes... e outras questões que emergirem do diálogo entre eles.

3º Momento: Em seguida, o professor disponibilizará textos informativos sobre o “Sobrenome” para que os alunos, em grupo, façam a leitura e elaborem uma pequena síntese que deverá ser compartilhada com os outros grupos.

(Professor, visitando a internet, você encontrará vários textos e artigos interessantes, que trazem muitas curiosidades sobre o tema. Faz-se necessário um estudo prévio dos mesmos, focando nas questões que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos... e só você saberá como fazer esta seleção! Um mesmo texto poderá ser dividido em várias partes, de acordo com os subtítulos, e distribuído para os grupos).

Seguem algumas sugestões de sítios para a sua apreciação:
http://sobrenome.artigo.googlepages.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobrenome

4º Momento: Após a socialização das sínteses, é chegado o momento do professor propor aos alunos que construam a sua Árvore Genealógica, a partir da realização de um trabalho de pesquisa sobre a origem de seus sobrenomes, focando na história de cada família. Para a realização da pesquisa, os alunos poderão entrevistar seus pais, tios, avós, bisavós, outros parentes e amigos da família, visitar o cartório e também consultar a internet.
Cada aluno deverá responder às perguntas: Qual a origem do meu sobrenome? Qual a história da minha família?

árvore

Acessando o sítio http://www.noticiasgeek.com.br/descubra-a-origem-do-seu-sobrenome/ você poderá encontrar dados i mportantes para a realização da pesquisa sobre os ancestrais de seus alunos.

As informações obtidas, as descobertas e outras curiosidades, deverão ser organizadas por cada aluno em uma produção de texto a ser apresentado para todo o grupo, juntamente com a construção da Árvore Genealógica. Para esta construção, os alunos poderão lançar mão de recursos variados, como: caricaturas, desenhos, colagem de gravuras, fotos... todos esses recursos deverão levar a etiqueta com o nome e sobrenome das pessoas. Ao final das apresentações, os trabalhos deverão fazer parte de um painel que será colocado em um espaço coletivo da escola. Afinal, em uma escola, muitos são Silva, Souza, Carvalho, Batista, Almeida... e isso pode ser muito interessante!

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para o seu trabalho com os alunos, você poderá acessar no Portal do Professor, a aula intitulada: CONSTRUINDO A IDENTIDADE: UM MUNDO DE PERGUNTAS.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas questões relativas à letra da música “Gente Tem Sobrenome”, trabalho em grupo de leitura e síntese de textos informativos, trabalho de pesquisa – organização dos dados obtidos para a produção de texto e construção da Árvore Genealógica. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram compreender que os nomes e sobrenomes constituem a identidade das pessoas e que a origem dos sobrenomes revela parte da história de cada família.

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