Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tabuando nas séries iniciais – Parte 2 – Jogos

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


- Aprender a tabuada de forma prazerosa.

- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.

Duração das atividades
As atividades poderão ser desenvolvidas durante todo o ano letivo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adição de números naturais: operações e propriedades.

Tabuada da Multiplicação - Tabuada do 0 ao 10.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula pode ser aplicada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o 6º ano (5ª série).
É comum os/as alunos/as das séries iniciais terem dificuldades para memorizar a tabuada. Nesta etapa é importante que o/a aluno/a memorize os resultados, o que facilita a realização das operações e até mesmo cálculos mentais durante compras em seu dia a dia.
É importante que o professor adote algumas técnicas que facilite a memorização da tabuada do 0 ao 10, que representam a categoria mais usada nas contas, para que as crianças aprendam de forma prazerosa.
A melhor forma de aprender a tabuada é através do treino, adotar uma metodologia lúdica nas aulas poderá ajudar na aprendizagem dos/as alunos/as.
Em sala de aula, o professor deve fazer brincadeiras que despertem o interesse das crianças pela tabuada e assim o aprendizado será mais simples e sem traumas.

Jogos são estratégias que o professor poderá utilizar nesta etapa.

 
COMO ESTUDAR A TABUADA EM CASA.

Em sala de aula o/a professor/a  desenvolverá atividades lúdicas para  facilitar a memorização da tabuada. O que fazer para que este trabalho tenha continuidade em casa?

É preciso ensinar a estudar a tabuada. Converse com seus/suas alunos/as sobre como eles/as estudam, quais as estratégias que utilizam e faça com eles/as uma lista que deve ficar na sala e outra no caderno de cada um.

Caso eles não conheçam nenhuma estratégia,  peça que conversem com os pais sobre como eles estudavam e traga as sugestões para serem analisadas, sugira uma ou duas estratégias. Os/As alunosas podem se preparar para os jogos experimentando uma das formas, analisando suas vantagens e desvantagens e criando estratégias pessoais para isso.


Algumas estratégias para estudo da tabuada:

  • Pedir para a mãe tomar a tabuada;
  • Fazer uma lista e colocar num lugar que a gente veja sempre: espelho, porta do armário, na escrivaninha, etc.;
  • Fazer jogos em casa (pode ser um da escola ou do computador);
  • Escrever a tabuada algumas vezes;
  • Estudar com a calculadora;
  •  Estudar com a irmã ou o irmão;
  • Ler as tabuadas algumas vezes.

Sugestões de jogos:   Dedo no gatilho

Material necessário:

  •  Dois cartazes com os produtos dos fatos fundamentais da multiplicação.
  • Supondo que os alunos já reconheçam números pares e ímpares, nos cartazes os produtos com números pares deverão ser escritos com caneta vermelha e os produtos com números ímpares com caneta preta. Desta maneira  terão uma estrategia para encontrar o produto desejado com facilidade e rapidez. 
  • Fichas de 8cm de comprimento por 5cm de largura com os fatos da multiplicaçãode, por exemplo, 3x4, 9x7, 5x8, 6x9, ...
  •  Cartazes com os fatos como os que seguem:

undefined                                                                                                                 ;            

Explorando os cartazes:

Nesta etapa o/a professor/a apresenta os cartazes e pergunta aos/as alunos/as quais as semelhanças e as diferenças entre os mesmos.

Semelhanças: Possíveis descobertas:

  1. Possuem os produtos da tabuada da Multiplicação.
  2. Alguns fatos estão escritos de vermelho e outros estão escritos de cor preta. Neste momento o/a professor/a deverá levar os /as alunos/as a descobrirem que os produtos pares estão registrados na cor vermelha e os produtos ímpares na cor preta; que o registro foi feito desta maneira sirva como facilitador para encontrar o produto desejado.
  3. Os produtos não estão registrado em ordem numérica crescente ou decrescente.
  4. Cada cartaz possui 42 fatos.
  5. Cada cartaz possui 7 colunas e 6 linhas.
  6. Os dois cartazes possuem os mesmos produtos.

Diferença 

Os dois cartazes possuem os mesmos produtos só que registrados em posições diferentes.

Como jogar:

1- Afixar os cartazes no lousa ou na parede.
2- Dividir a turma em duas equipes.
3- Para começar o jogo, dois alunos, um de cada equipe, deverão se posicionar em frente os car tazes a uma distância determinada pelo/a professor/a.
4- Sortea-se um fato, que será lido em voz alta, os alunos deverão apontar com o dedo o resultado.
5- Ganha o ponto quem apontar primeiro o resultado correto.

Outra versão do GATILHO

Acesse o endereço:
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-matematico-dedo-no-gatilho.htm

Outros jogos da internet:

http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
http://www.multiplication.com/flashgames/punypetshop.htm
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/tabuada_de_mutiplicacao_do_1.html

Estas atividades proporcionam a construção das tabuadas pelos alunos/as. Neste caso, cada aluno monta a tabuada no caderno usando as estratégias trabalhadas na aula TABUANDO NAS SÉRIES INICIAIS - PARTE 1.

Multiplicando por 9 usando os dedos das mãos
Os dedos podem ser usados para nos indicarem os produtos de 1 a 10 por 9.

http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Dedos%20x9.pdf
Isto acontece apenas para a tabuada do 9.

Recursos Complementares

Sugestões para leitura:

Ensino Fundamental - Sala de Aula - Memorizar sim, mas como?

http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/memorizar.html

O aluno deve decorar tabuada.

http://educar.sc.usp.br/matematica/m3l2.htm

Avaliação

A avaliação acontecerá durante todo o trabalho e após cada jogo cada aluno poderá refletir sobre o seu desempenhono:

Refletindo sobre meu desempenho.

1.Você está melhorando/acertando mais nos jogos propostos?

2.Como você tem estudado?

3.O que você pretende fazer para melhorar seu desempenho nos jogos propostos?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Erli Zotti, EEEF Gaspar Martins , Rio Grande do Sul - disse:
    erligz@hotmail.com

    25/09/2012

    Cinco estrelas

    Ótimas sugestões! Serão de grande utilidade em minhas aulas!


  • Roseane das Graças Santos Teixeira, PREF MUN DE SAO GONCALO DO RIO ABAIXO , Minas Gerais - disse:
    r.g.t.silva@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    Excelente,pois de forma lúdica o aluno irá aprender a tabuada sem tornar aquela coisa chata e desagradável.


  • Beatriz Mussolini Silvestre, Escola Municipal José Silva , Minas Gerais - disse:
    biamussolini@yahoo.com.br

    28/07/2011

    Cinco estrelas

    Simplesmente maravilhosa! Meus alunos apesar de estarem no 4º ano sentem muita dificuldade em memorizar os fatos da multiplicação e como consequência odeiam tais aulas. Essa aula veio esclarecer muitas dúvidas e cheguei a conclusão que tenho que rever minha prática. Obrigada pela ajuda.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.