03/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Aprender a tabuada de forma prazerosa.
- Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada.
Adição de números naturais: operações e propriedades.
Tabuada da Multiplicação - Tabuada do 0 ao 10.
Esta aula pode ser aplicada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o 6º ano (5ª série).
É comum os/as alunos/as das séries iniciais terem dificuldades para memorizar a tabuada. Nesta etapa é importante que o/a aluno/a memorize os resultados, o que facilita a realização das operações e até mesmo cálculos mentais durante compras em seu dia a dia.
É importante que o professor adote algumas técnicas que facilite a memorização da tabuada do 0 ao 10, que representam a categoria mais usada nas contas, para que as crianças aprendam de forma prazerosa.
A melhor forma de aprender a tabuada é através do treino, adotar uma metodologia lúdica nas aulas poderá ajudar na aprendizagem dos/as alunos/as.
Em sala de aula, o professor deve fazer brincadeiras que despertem o interesse das crianças pela tabuada e assim o aprendizado será mais simples e sem traumas.
Jogos são estratégias que o professor poderá utilizar nesta etapa.
COMO ESTUDAR A TABUADA EM CASA.
Em sala de aula o/a professor/a desenvolverá atividades lúdicas para facilitar a memorização da tabuada. O que fazer para que este trabalho tenha continuidade em casa?
É preciso ensinar a estudar a tabuada. Converse com seus/suas alunos/as sobre como eles/as estudam, quais as estratégias que utilizam e faça com eles/as uma lista que deve ficar na sala e outra no caderno de cada um.
Caso eles não conheçam nenhuma estratégia, peça que conversem com os pais sobre como eles estudavam e traga as sugestões para serem analisadas, sugira uma ou duas estratégias. Os/As alunosas podem se preparar para os jogos experimentando uma das formas, analisando suas vantagens e desvantagens e criando estratégias pessoais para isso.
Algumas estratégias para estudo da tabuada:
Sugestões de jogos: Dedo no gatilho
Material necessário:
;
Explorando os cartazes:
Nesta etapa o/a professor/a apresenta os cartazes e pergunta aos/as alunos/as quais as semelhanças e as diferenças entre os mesmos.
Semelhanças: Possíveis descobertas:
Diferença
Os dois cartazes possuem os mesmos produtos só que registrados em posições diferentes.
Como jogar:
1- Afixar os cartazes no lousa ou na parede.
2- Dividir a turma em duas equipes.
3- Para começar o jogo, dois alunos, um de cada equipe, deverão se posicionar em frente os car tazes a uma distância determinada pelo/a professor/a.
4- Sortea-se um fato, que será lido em voz alta, os alunos deverão apontar com o dedo o resultado.
5- Ganha o ponto quem apontar primeiro o resultado correto.
Outra versão do GATILHO
Acesse o endereço:
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jogo-matematico-dedo-no-gatilho.htm
Outros jogos da internet:
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html
http://www.multiplication.com/flashgames/punypetshop.htm
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/tabuada_de_mutiplicacao_do_1.html
Estas atividades proporcionam a construção das tabuadas pelos alunos/as. Neste caso, cada aluno monta a tabuada no caderno usando as estratégias trabalhadas na aula TABUANDO NAS SÉRIES INICIAIS - PARTE 1.
Multiplicando por 9 usando os dedos das mãos
Os dedos podem ser usados para nos indicarem os produtos de 1 a 10 por 9.
http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Dedos%20x9.pdf
Isto acontece apenas para a tabuada do 9.
Sugestões para leitura:
Ensino Fundamental - Sala de Aula - Memorizar sim, mas como?
http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/memorizar.html
O aluno deve decorar tabuada.
A avaliação acontecerá durante todo o trabalho e após cada jogo cada aluno poderá refletir sobre o seu desempenhono:
Refletindo sobre meu desempenho.
1.Você está melhorando/acertando mais nos jogos propostos?
2.Como você tem estudado?
3.O que você pretende fazer para melhorar seu desempenho nos jogos propostos?
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2012
Cinco estrelasÓtimas sugestões! Serão de grande utilidade em minhas aulas!
13/09/2012
Cinco estrelasExcelente,pois de forma lúdica o aluno irá aprender a tabuada sem tornar aquela coisa chata e desagradável.
28/07/2011
Cinco estrelasSimplesmente maravilhosa! Meus alunos apesar de estarem no 4º ano sentem muita dificuldade em memorizar os fatos da multiplicação e como consequência odeiam tais aulas. Essa aula veio esclarecer muitas dúvidas e cheguei a conclusão que tenho que rever minha prática. Obrigada pela ajuda.