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Quadrado de um número

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

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Marcia Aparecida Mendes

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o significado de quadrado de um número natural.
  • Calcular o quadrado de um número natural.
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de geometria: reconhecimento, construção e propriedades dos quadrados.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

O professor coloca os alunos em grupo e entrega a cada um deles caixinhas em forma de cubo, devido a forma quadrada de suas faces. Assim, poderá interagir com a turma sobre a figura que é formada por vários quadradinhos em cartolina, papel cartão ou papelão.

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Em seguida, peça aos alunos que desmanchem as caixas e faça quadrados utilizando:

• Apenas um quadradinho.
• Dois quadradinhos.
• Três quadradinhos.
• Quatro quadradinhos
• E assim por diante até 26 quadradinhos.

Com essa atividade, à medida que se vai aumentado o número de quadradinhos o professor deve, através da interação com os alunos de cada grupo, instigá-los a descobrir:

• O porquê que conseguem, ou não, formar um quadrado com certa quantidade de quadradinhos.
• As formas das figura que aparecem quando não conseguem formar quadrados.

Nesta etapa, utiliza-se o concreto como sugerido acima e também pode ser feita nos computadores, caso se disponha do recurso.

2ª etapa

O professor deve montar um painel mostrando as figuras formadas pelas alunos, socializando com toda a turma os passos dessa atividade, levando-a concluir que:

1) Só será possível formar quadrados, com um, quatro, nove, dezesseis e vinte e cinco quadradinhos.
2) Com outras quantidades de quadradinhos formam-se outras formas geométricas.
3) Que, nos quadrados possíveis de se formar, a quantidade de quadradinhos utilizada é igual à multiplicação da quantidade usada dos dois lados do quadrado formado, por exemplo 2 x 2, 3 x 3, 4 x 4, etc.
4) O termo “quadrado” explica-se justamente pelo fato de o número resultante ser expresso como quadrado, ou seja, uma forma geométrica que tem área calculada pela multiplicação de dois lados de medidas iguais, comprimento pela largura.

3ª etapa

Cada grupo deve determinar o quadrado de alguns números, sugeridos pelo professor ou escolhidos por eles, que, posteriormente deverão ser apresentados à classe, para que os colegas verifiquem se estão ou não corretos.

Recursos Complementares

Malha quadriculada.

Software Cabri Géometre (http://www.cabri.com.br/index.php)

Avaliação

Será feita durante todo o processo culminando com o professor pedindo aos alunos para completar os quadrados dos números de um até um número que não seja excessivamente grande.

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