16/06/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Professor, antes de levar seus alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito do perímetro. Questione-os como fariam para calcular quantos metros de faixa decorativa seriam necessários para colocar em volta de toda a sala de aula. Ou quanto de arame seria necessário para cercar um terreno. Após ouvir as sugestões, certamente aparecerá algo próximo do cálculo do perímetro, então defina com eles o que é perímetro, como sendo a medida do contorno de uma figura. Atenção! Cuidado professor ao definir perímetro. Não deixe fora figuras formadas por curvas, como por exemplo, a circunferência.
Para essa atividade, professor, você vai precisar de uma folha pontilhada. Para isso, acesse o site: http://web.educom.pt/pr1305/mat_geoplano_projecto3.htm lá existem vários modelos de folhas pontilhada, mas para a atividade proposta use a indicada na figura a seguir:
Tire cópias desse modelo para os alunos realizarem as atividades no laboratório de informática. Talvez seja necessário mais de uma folha por aluno.
Leve os alunos ao laboratório de informática e solicite que abaram o site:
http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/software.htm
peça-os que executem o programa em
Será aberta uma janela com o Geoplano. Como vai ser o primeiro contato dos alunos com o programa dê-lhes um tempo para explorarem o programa. Oriente-os para que façam as figuras usando apenas linhas horizontais ou verticais, para facilitar o cálculo do perímetro.
Apresente aos alunos as seguintes atividades que deverão realizar no programa.
Usando sua criatividade construa as figuras a seguir no Geoplano virtual e depois as reproduza na folha pontilhada.
1) Construa 3 figuras diferentes e dê o perímetro de cada uma delas, usando como unidade de medida o lado do quadrado da malha.
2) Construa dois polígonos diferentes de quatro lados com perímetro 16 u.
Leve-os a perceberam que só existem 3 convexos: os retângulos de lados 1 e 7 ; 6 e 2 e o quadrado de lado 4, mas, existem vários não convexos. Incentive a criatividade e o interesse pela investigação dos seus alunos.
3) Construa polígonos de quatro lados com perímetro 22 u.
Leve-os a perceberem que existem o retângulos de lados 1 e 10; 8 e 3; 9 e 2.
4) Construa polígonos de quatro lados com perímetro 24. Quantos diferentes existem?
Verifique se eles encontram um algoritmo para encontrar todos os retângulos de perímetro 24 que podem ser construídos no Geoplano. Existem 6 diferentes.
5) Construa polígonos com perímetro 20 u.
6) Construa polígonos com perímetro 22 u.
Incentive a construção de polígonos não convexos. Por exemplo:
Professor, no site http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039031/webfolios/gigante/oqueegeoplano.html você encontra informações sobre o Geoplano, como surgiu, o que é, para que serve. Aproveite esse site para que os próprios alunos descubram sobre o Geoplano.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasParabenizo as professoras, Claúdia Renata e Maria Terezinha pela sugestão de aula sobre a grandeza Perímetro utilizando os recursos: computador(sites e programas) , geoplano de papel. Quero aproveitar o espaço para salientar que utilizando os mesmos recursos , podemos paralelamente trabalhar a grandeza Área , fazendo uma comparação entre as duas grandezas.
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns para as profs pois o trabalho foi muito bem desenvolvido, mostrando o conceito de perímetro e suas aplicações na pratica, e ao mesmo tempo utilizando o recurso da informática como apoio. Adorei, parabéns!!