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Baricentro e mediana

 

19/12/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A existência de segmentos de retas que, por suas propriedades, recebem nomes, tais como: mediana e baricentro de um triângulo.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceito de triângulo, de segmento de reta, de ponto médio, de ângulo interno de um triângulo.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula

Professor inicie a aula questionando os alunos sobre onde e como surgiu o triângulo. Como material de apoio o Professor pode utilizar o texto e as figuras disponíveis no endereço eletrônico:

http://valmircirne.blogspot.com/2008/05/importncia-do-tringulo-na-vida-humana.html 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/Triangulonahuma.bmp

Tela do endereço eletrônico Valmircirne

Professor estimule, por meio do texto disponível no endereço eletrônico acima a discussão em sala de aula, pois pode ser muito atrativo para os alunos saber a origem ou algumas curiosidades sobre esta forma geométrica.

Sala de informática

Professor, utilizando o laboratório de informática, peça para que os alunos acessem o recurso digital intitulado por Centro de Masa de un Triángulo. Este está disponível no seguinte endereço eletrônico:

http://www.walter-fendt.de/m11s/centermass_s.htm  

A animação digital apresenta um triângulo com suas medianas e o baricentro. Esta animação é interativa, isto é, possui ferramentas que possibilitam ao aluno criar outros tipos de triângulo, a partir do triângulo inicial.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/Baricentro.bmp
Tela da animação: Centro de masa de um Triángulo
Uma vez acessada a animação, o professor pode utilizar o roteiro de atividade abaixo.

Folha de atividade
1. Utilize a animação digital “Centro de Masa de un Triángulo” para construir os triângulos ilustrados abaixo e transcreva para a folha de atividade os segmentos internos apresentados em cada um dos triângulos construídos por você.

A. Triângulo retângulo                                                                          B. Triângulo isósceles

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/Triaret.bmp                                  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/triaisos.bmp

  
C. Triângulo escaleno obtusângulo                                                    D. Triângulo escaleno

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/triescaobtusangulo.bmp                                         http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/trianguloescaleno.bmp
2. Ainda nos triângulos acima, identifique por X o ponto do segmento interno ao triângulo que tem como extremidade um ponto do segmento AB. Agora identifique por Y o ponto do segmento interno ao triângulo que tem como extremidade um ponto do segmento AC, e por fim, identifique com a letra Z o ponto do segmento interno ao triângulo que tem como extremidade um ponto do segmento BC e P o ponto que pertence a todos os segmentos internos.
3. Feito isto, com o auxílio de uma régua, preencha as tabelas com as medidas solicitadas.

Tabela 1

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/tabmed.bmp

Tabela 2


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1331/imagens/tabbari.bmp

4. O que podemos observar em relação às medidas anotadas na Tabela 1? E na Tabela 2?
5. Na área interna aos triângulos, o que podemos afirmar em relação ao ponto comum a todos os segmentos?
6. Sabe-se que a palavra baricentro é de origem grega e significa “centro dos pesos” e que a definição geométrica de mediana é: Reta que une um vértice do triângulo ao meio do lado oposto. Exemplifique com dados retirados desta atividade o Baricentro e a mediana nos triângulos acima. Justifique sua resposta.
 

Recursos Complementares
Professor estimule os alunos a pesquisar sobre o estudo dos pontos notáveis do triângulo. Esta pesquisa pode ampliar os conhecimentos dos alunos em relação ao estudo dos triângulos. Como material de apoio o Professor pode utilizar ou indicar o seguinte endereço eletrônico: http://valmircirne.blogspot.com/2008/05/pontos-notveis-do-tringulo.html
Avaliação
Pode-se avaliar a participação dos alunos a partir da análise das anotações feitas em aula. O professor pode analisar aspectos como: habilidades para desenvolver maneiras de medida para o cálculo aproximado dos segmentos. Vale também utilizar a folha de atividades como forma de avaliar a capacidade dos alunos para organizar dados em tabela e resolver situações-problema a partir dos mesmos.
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