19/12/2008
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Sala de aula
Professor inicie a aula questionando os alunos sobre onde e como surgiu o triângulo. Como material de apoio o Professor pode utilizar o texto e as figuras disponíveis no endereço eletrônico:
http://valmircirne.blogspot.com/2008/05/importncia-do-tringulo-na-vida-humana.html
Tela do endereço eletrônico Valmircirne
Professor estimule, por meio do texto disponível no endereço eletrônico acima a discussão em sala de aula, pois pode ser muito atrativo para os alunos saber a origem ou algumas curiosidades sobre esta forma geométrica.
Sala de informática
Professor, utilizando o laboratório de informática, peça para que os alunos acessem o recurso digital intitulado por Centro de Masa de un Triángulo. Este está disponível no seguinte endereço eletrônico:
http://www.walter-fendt.de/m11s/centermass_s.htm
A animação digital apresenta um triângulo com suas medianas e o baricentro. Esta animação é interativa, isto é, possui ferramentas que possibilitam ao aluno criar outros tipos de triângulo, a partir do triângulo inicial.
Tela da animação: Centro de masa de um Triángulo
Uma vez acessada a animação, o professor pode utilizar o roteiro de atividade abaixo.
Folha de atividade
1. Utilize a animação digital “Centro de Masa de un Triángulo” para construir os triângulos ilustrados abaixo e transcreva para a folha de atividade os segmentos internos apresentados em cada um dos triângulos construídos por você.
A. Triângulo retângulo B. Triângulo isósceles
C. Triângulo escaleno obtusângulo D. Triângulo escaleno
2. Ainda nos triângulos acima, identifique por X o ponto do segmento interno ao triângulo que tem como extremidade um ponto do segmento AB. Agora identifique por Y o ponto do segmento interno ao triângulo que tem como extremidade um ponto do segmento AC, e por fim, identifique com a letra Z o ponto do segmento interno ao triângulo que tem como extremidade um ponto do segmento BC e P o ponto que pertence a todos os segmentos internos.
3. Feito isto, com o auxílio de uma régua, preencha as tabelas com as medidas solicitadas.
Tabela 1
Tabela 2
4. O que podemos observar em relação às medidas anotadas na Tabela 1? E na Tabela 2?
5. Na área interna aos triângulos, o que podemos afirmar em relação ao ponto comum a todos os segmentos?
6. Sabe-se que a palavra baricentro é de origem grega e significa “centro dos pesos” e que a definição geométrica de mediana é: Reta que une um vértice do triângulo ao meio do lado oposto. Exemplifique com dados retirados desta atividade o Baricentro e a mediana nos triângulos acima. Justifique sua resposta.
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