Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sistema Monetário Brasileiro - História e Aplicação (aula 1)

 

24/12/2009

Autor y Coautor(es)
Angela Alves da Fonseca
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer o significado da utilização da moeda e seus diferentes usos no contexto histórico.
• Reconhecer que o conhecimento é resultado da busca de respostas para a resolução de problemas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecer os números naturais.
• Interpretar e produzir escritas numéricas simples.

Estratégias e recursos da aula

O professor conta a história da necessidade do surgimento da moeda, utilizando dados históricos desde a Idade Antiga, e explica que se utiliza um sistema de trocas - escambo.

Posteriormente, apresenta  algumas questões envolvendo trocas:

a) Um pescador quer trocar um peixe por uma vaca.

b) Quantas maçãs são necessárias para trocar por um frango?

c) Uma canoa por uma casa.

d) um cavalo por uma ovelha.

 
A turma dividida em grupos deverá discutir as consequências das dificuldades de efetivar as trocas usando os critérios de equivalência .

Após esse momento, o professor distribui o caderno de "classificados" de um jornal e pede a turma que faça um levantamento de salários de diferentes profissionais e elabore um pequeno cartaz e monte um mural informativo.

- Folha A3

- Caneta hidrocor

- Jornal

 - Cartilha do Banco central do Brasil - cadernos BC – série educativa no site www.bcb.gov.br

Dica: História em quadrinhos:- Livro: Matemática em mil e uma histórias “quem inventou o dinheiro?”
Autor: Martins Rodrigues Teixeira – Editora FTD

Recursos Complementares

- A história do dinheiro - www.youtube.com

Avaliação

Observar os procedimentos dos alunos no que diz respeito ao levantamento de hipóteses e solução de problemas, no primeiro momento.

Confecção de mural na sala de aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.