24/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
• Conhecer o significado da utilização da moeda e seus diferentes usos no contexto histórico.
• Reconhecer que o conhecimento é resultado da busca de respostas para a resolução de problemas.
• Conhecer os números naturais.
• Interpretar e produzir escritas numéricas simples.
O professor conta a história da necessidade do surgimento da moeda, utilizando dados históricos desde a Idade Antiga, e explica que se utiliza um sistema de trocas - escambo.
Posteriormente, apresenta algumas questões envolvendo trocas:
a) Um pescador quer trocar um peixe por uma vaca.
b) Quantas maçãs são necessárias para trocar por um frango?
c) Uma canoa por uma casa.
d) um cavalo por uma ovelha.
A turma dividida em grupos deverá discutir as consequências das dificuldades de efetivar as trocas usando os critérios de equivalência .
Após esse momento, o professor distribui o caderno de "classificados" de um jornal e pede a turma que faça um levantamento de salários de diferentes profissionais e elabore um pequeno cartaz e monte um mural informativo.
- Folha A3
- Caneta hidrocor
- Jornal
- Cartilha do Banco central do Brasil - cadernos BC – série educativa no site www.bcb.gov.br
Dica: História em quadrinhos:- Livro: Matemática em mil e uma histórias “quem inventou o dinheiro?”
Autor: Martins Rodrigues Teixeira – Editora FTD
- A história do dinheiro - www.youtube.com
Observar os procedimentos dos alunos no que diz respeito ao levantamento de hipóteses e solução de problemas, no primeiro momento.
Confecção de mural na sala de aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!