Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo Consciência e Gráficos

 

19/12/2008

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Representar e interpretar informações através de gráficos e tabelas, além de construir um posicionamento contrário em relação ao uso de tabaco.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão saber operar com números naturais, do mesmo modo que deverão relacionar duas grandezas.
Estratégias e recursos da aula

Professor, este plano de aula é constituído de três etapas:a primeira etapa acontecerá em um ambiente onde seja possível a exibição de um filme, a segunda etapa acontecerá em sala de aula, e a última etapa se dará na Sala Ambiente de Informática.

Etapa I
Professor, para o início de nossa proposta de aulas assistiremos um filme sobre a indústria do cigarro e a sua propaganda e os malefícios que o tabagismo pode causar a nossa saúde. Iremos exibir o vídeo “Juventude Livre do Tabaco” que poderá ser encontrado no site:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

Professor o Tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois é numa idade bastante precoce que um indivíduo tem mais chance de adquirí-la, logo este é um assunto bastante pertinente e sua abordagem é importante, desde as séries iniciais do ensino fundamental até as séries finais do ensino médio.

Etapa II
Em sala de aula criaremos, junto com nossos alunos, um questionário que servirá como trabalho e até mesmo poderá ser usado enquanto ferramenta de avaliação. Este pode ser realizado como atividade interdisciplinar com a ajuda de outros professores, o que pode tornar a aprendizagem mais ampla e significativa para o aluno.
O questionário deverá ser construído pelos alunos, mas você poderá direcionar sua elaboração para que atenda a nossos objetivos, como construir apenas questões fechadas e com um número adequado de alternativas, e estas não sejam ambíguas. Como exemplo os questionários poderão ter as seguintes questões:

  • 1. Algum professor já falou sobre cigarro e saúde?
  • 2. Em sua casa há alguém que fume em sua presença?
  • 3. Você já experimentou fumar cigarros?
  • 4. Você continua fumando?
  • 5. Quantos cigarros você fuma por dia?
  • 6. Você sabe que existem mais de 4.000 substâncias tóxicas presentes no cigarro?

    O questionário deverá ser respondido anonimamente e deverá ser decidido anteriormente aonde este será aplicado. Considera-se como, uma população interessante os alunos da própria escola, ou alguma outra comunidade, por exemplo, grupos religiosos ou clubes. Permita que seus alunos vivenciem a aplicação do questionário. Professor note que para nosso objetivo este questionário não poderá possuir uma população muito grande, pois pretendemos trabalhar matematicamente os dados obtidos pelos alunos.
    Com os dados dos questionários, numa terceira etapa na Sala Ambiente de Informática, poderemos analisar os resultados obtidos. Através de um software como o Microsoft Excel, poderemos criar tabelas e gráficos, levando os alunos a interpretarem de forma quantitativa e qualitativa os dados encontrados.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1334/imagens/graf_cigarro1.JPGhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1334/imagens/Slide2.JPG

 
Imagens encontradas no endereço http://beatrimarizapatricia.blogspot.com/2008/11/grafico-resultado-expedio-investigativa.html

Estes são exemplos de gráficos que podem ser criados por seus alunos, intervenha questionando-os sobre, por exemplo, qual a porcentagem dos entrevistados começou a fumar antes dos dezoito anos? Ou sobre a porcentagem de entrevistados que já tentou parar de fumar e não considera o consumo de tabaco um vício. Vários conceitos matemáticos podem ser trabalhados com esta atividade, como os conceitos de População, amostra, média, mediana, entre outros. Outros exemplos de gráficos que podem ser criados são encontrados no endereço:

http://www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/tabag_br_folheto_04.pdf

A apresentação dos resultados e possíveis conclusões e sugestões dos alunos podem servir de base para uma palestra dos mesmos na escola.

*Dica: A construção de materiais, pelos alunos, que orientem a comunidade, como cartazes, panfletos ou a criação de uma história em quadrinhos pode ser um bom motivo para o uso de sites de pesquisa e ferramentas tais como: editores de texto, programas para desenho e outros.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1334/imagens/monica.bmphttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1334/imagens/monica.bmp

 Imagem encontrada em http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron121.htm

 

 

 

Recursos Complementares
O endereço http://www.alaic.net/ponencias/UNIrev_Giacomini_e_Caprino.pdf contém um trabalho sobre o Cigarro e a Propaganda. Um exemplo de contra-propaganda do cigarro pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=SuM0-W3LSmw .
Avaliação
A avaliação se dará, principalmente, através dos registros criados pelos alunos na elaboração dos questionários e construção dos gráficos e tabelas dos resultados obtidos, onde poderão ser avaliados de acordo com a exploração, resolução e discussão sobre os resultados dos questionários na construção de tabelas e gráficos. O endereço abaixo possui um questionário interessante sobre o tabagismo e pode ser usado como ferramenta de avaliação: http://www.minerva.uevora.pt/publicar/wq_fumar/multiplechoise.htm .
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana cristina sobral, EMEI VÓ DORO Maraba Paulista , São Paulo - disse:
    cris_perosso@hotmail.com

    08/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula parabens prof:Enio Ela vai me ajudar muito no meu plano de aula que irei fazer.


  • Ana Maria, UNIVERSO , Rio de Janeiro - disse:
    anamomenezes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei uma excelente atividade por ser interdisciplinar, entre ciências, matemática, lingua portuguesa...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.