19/12/2008
Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor, este plano de aula é constituído de três etapas:a primeira etapa acontecerá em um ambiente onde seja possível a exibição de um filme, a segunda etapa acontecerá em sala de aula, e a última etapa se dará na Sala Ambiente de Informática.
Etapa I
Professor, para o início de nossa proposta de aulas assistiremos um filme sobre a indústria do cigarro e a sua propaganda e os malefícios que o tabagismo pode causar a nossa saúde. Iremos exibir o vídeo “Juventude Livre do Tabaco” que poderá ser encontrado no site:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do
Professor o Tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois é numa idade bastante precoce que um indivíduo tem mais chance de adquirí-la, logo este é um assunto bastante pertinente e sua abordagem é importante, desde as séries iniciais do ensino fundamental até as séries finais do ensino médio.
Etapa II
Em sala de aula criaremos, junto com nossos alunos, um questionário que servirá como trabalho e até mesmo poderá ser usado enquanto ferramenta de avaliação. Este pode ser realizado como atividade interdisciplinar com a ajuda de outros professores, o que pode tornar a aprendizagem mais ampla e significativa para o aluno.
O questionário deverá ser construído pelos alunos, mas você poderá direcionar sua elaboração para que atenda a nossos objetivos, como construir apenas questões fechadas e com um número adequado de alternativas, e estas não sejam ambíguas. Como exemplo os questionários poderão ter as seguintes questões:
Imagens encontradas no endereço http://beatrimarizapatricia.blogspot.com/2008/11/grafico-resultado-expedio-investigativa.html
Estes são exemplos de gráficos que podem ser criados por seus alunos, intervenha questionando-os sobre, por exemplo, qual a porcentagem dos entrevistados começou a fumar antes dos dezoito anos? Ou sobre a porcentagem de entrevistados que já tentou parar de fumar e não considera o consumo de tabaco um vício. Vários conceitos matemáticos podem ser trabalhados com esta atividade, como os conceitos de População, amostra, média, mediana, entre outros. Outros exemplos de gráficos que podem ser criados são encontrados no endereço:
http://www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/tabag_br_folheto_04.pdf
A apresentação dos resultados e possíveis conclusões e sugestões dos alunos podem servir de base para uma palestra dos mesmos na escola.
*Dica: A construção de materiais, pelos alunos, que orientem a comunidade, como cartazes, panfletos ou a criação de uma história em quadrinhos pode ser um bom motivo para o uso de sites de pesquisa e ferramentas tais como: editores de texto, programas para desenho e outros.
Imagem encontrada em http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron121.htm
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/04/2011
Cinco estrelasAdorei essa aula parabens prof:Enio Ela vai me ajudar muito no meu plano de aula que irei fazer.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei uma excelente atividade por ser interdisciplinar, entre ciências, matemática, lingua portuguesa...