Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


pique ameba e suas variações

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.

Através das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade,companheirismo e cooperação.

Conhecer novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não será necessário conhecimento prévio para esta aula.
Estratégias e recursos da aula

Está aula poderá ser aplicada no espaço das aulas de Educação Física, de preferência em uma quadra.

Atividade 1

Para esta atividade o professor deverá utilizar uma bola de borracha macia ou uma bola de voleibol que não seja muito pesada.

O pique ameba é um jogo que faz muito sucesso entre os alunos, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, por ser um jogo no qual os alunos estão sempre na brincadeira (jogo).

O jogo se apresenta da seguinte forma: um aluno será o pegador. As outras crianças fugirão do pegador no espaço determinado anteriormente pelo professor, geralmente uma quadra.

undefined

Imagem do arquivo pessoal do professor

O pegador deverá acertar (queimar) os outros alunos com a bola (a bola deverá ser macia para não machucar nenhum aluno), sendo que a bola não pode tocar o chão antes de tocar na pessoa. Aquela pessoa que foi alvejada pela bola deverá sentar no local onde foi pego.

No momento em que a criança for pega e sentar no chão, ela deverá ficar atenta aos movimentos dos colegas ao seu redor. No momento em que um colega passar e tocá-lo sem que ele saia do local onde está sentada (queimado) ele estará colado, devendo ficar em seu lugar sentado, e ele ficará livre para seguir na atividade.

Assista ao videos do arquivo pessoa do professor

http://www.youtube.com/watch?v=-mJK3N_E86c

Atividade 2

Uma variação para o pique ameba poderá ser a seguinte: o mesmo esquema do pique ameba normal só que, os alunos que estiverem sentados (colados) ao encostar nas pessoas que estiverem livres colam eles também, não sendo permitido a troca de lugares, ou seja, as pessoas que estão sentados continuaram sentados.

Atividade 3

Colocar dois pegadores com o pique, de modo a tentar encerrar o pique com todos alunos queimados (pegos).


Recursos Complementares
Avaliação

Reconhecer o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.

Verificar se apreenderam novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.

Verificar junto aos alunos, se as regras estabelecidas foram cumpridas, como:  se quando os alunos que estavam sentados realmente pegaram, tocando, nos colegas ou ver se os alunos que estavam correndo, quando eram pegos, tocados, pelos outros, concordavam ou discordavam.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.