01/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Através das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade,companheirismo e cooperação.
Conhecer novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.Está aula poderá ser aplicada no espaço das aulas de Educação Física, de preferência em uma quadra.
Atividade 1
Para esta atividade o professor deverá utilizar uma bola de borracha macia ou uma bola de voleibol que não seja muito pesada.
O pique ameba é um jogo que faz muito sucesso entre os alunos, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, por ser um jogo no qual os alunos estão sempre na brincadeira (jogo).
O jogo se apresenta da seguinte forma: um aluno será o pegador. As outras crianças fugirão do pegador no espaço determinado anteriormente pelo professor, geralmente uma quadra.
Imagem do arquivo pessoal do professor
O pegador deverá acertar (queimar) os outros alunos com a bola (a bola deverá ser macia para não machucar nenhum aluno), sendo que a bola não pode tocar o chão antes de tocar na pessoa. Aquela pessoa que foi alvejada pela bola deverá sentar no local onde foi pego.
No momento em que a criança for pega e sentar no chão, ela deverá ficar atenta aos movimentos dos colegas ao seu redor. No momento em que um colega passar e tocá-lo sem que ele saia do local onde está sentada (queimado) ele estará colado, devendo ficar em seu lugar sentado, e ele ficará livre para seguir na atividade.
Assista ao videos do arquivo pessoa do professor
http://www.youtube.com/watch?v=-mJK3N_E86c
Atividade 2
Uma variação para o pique ameba poderá ser a seguinte: o mesmo esquema do pique ameba normal só que, os alunos que estiverem sentados (colados) ao encostar nas pessoas que estiverem livres colam eles também, não sendo permitido a troca de lugares, ou seja, as pessoas que estão sentados continuaram sentados.
Atividade 3
Colocar dois pegadores com o pique, de modo a tentar encerrar o pique com todos alunos queimados (pegos).
Reconhecer o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Verificar se apreenderam novas possibilidades de brincar o mesmo jogo, ampliando e criando novas interpretações no jogo.
Verificar junto aos alunos, se as regras estabelecidas foram cumpridas, como: se quando os alunos que estavam sentados realmente pegaram, tocando, nos colegas ou ver se os alunos que estavam correndo, quando eram pegos, tocados, pelos outros, concordavam ou discordavam.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!