01/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Desenvolver a percepção corporal por meio da criação de imagens com o corpo.
Está aula poderá ser aplicada no espaço das aulas de Educação Física, de preferência em uma quadra.
Atividade 1
Para esta atividade o professor deverá escrever e imprimir em folhas de oficio letras do alfabeto com maior tamanho possível, lembrando que deverá ser uma letra por folha.
A E P M
A atividade executada será formar a letra mostrada no papel ao grupo. Ao tomar conhecimento da letra o grupo terá um determinado tempo para que construam a letra com o corpo deitados no chão.
A turma deverá ser dividida em dois ou três grupos. Para cada grupo é interessante ficar no mínimo quatro alunos. Quando os alunos entenderem bem o desenvolvimento da atividade, o professor poderá retirar (para dificultar a tarefa) o número de crianças por grupo, devendo todos estar envolvidos na execução da tarefa.
Deverá ser apontado o lado em que deverá ser vista a letra corretamente, não valendo ficar de lado ou de cabeça para baixo.
http://4.bp.blogspot.com/_quwh9LRvvrU/Sa2HMl2uLAI/AAAAAAAACR8/kSNLCvLE090/s1600-h/vogais_corpo.jpg
Imagem do arquivo pessoal do professor
Imagem do arquivo pessoal do professor
Atividade 2
Esta atividade conserva a idéia da primeira atividade só que agora os alunos formarão figuras com a união de seus corpos. Como por exemplo:
Forma figuras geométricas: quadrado, triângulo, retângulos, círculo.
ATIVIDADE 3
Elencar uma lista de profissões e atividades exercidas pelo homem na sociedade. Cada item da lista deverá estar escrito em uma folha de papel em separado.
Dividir a turma em duas equipes. Um aluno da equipe deverá retirar um dos papéis, sem falar qual a atividade esta escrita no papel. Em seguida, ele deverá fazer uma pose que retrate a profissão ou atividade escrita no papel. Se os colegas de seu grupo acertar a representação o grupo marca um ponto. Todos os alunos deverão retirar um papel. Também é necessário estabelecer um limite de tempo para o grupo tentar acertar a representação.
Sugestões:
Guarda de transito, médico, motorista, cozinheiro, jogador de futebol, jogador de voleibol, professor, nadador, motociclista, padre, trabalhador do campo, pintor, bailarina, etc.
Na segunda atividade o professor deverá observar tanto a construção da imagem das profissões, como a capacidade de cada aluno entender o que o colega que estava fazendo a mímica queria dizer.
O professor também deverá perguntar aos alunos quais as maiores dificuldades durante a realização da tarefa?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!