21/01/2009
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Professor (a), essa aula será desenvolvida com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido pelos alunos referentes ao estudo de frações equivalentes e simplificação de frações, bem como a compreensão dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações.
Para dar início à aula o professor pode propor às seguintes questões à sala:
- Ana comeu três oitavos de uma pizza e Helena comeu pedaços de uma outra pizza que estava dividida em dezesseis pedaços iguais. Quantos pedaços desta pizza Helena comeu, para comer a mesma quantidade de Ana?
- Carol, Vitória e Camila são sócias em uma loja. Sabe-se que todas têm a mesma parte na sociedade. O contador da loja escreveu a seguinte seqüência para a representar a sociedade. Você concorda? Justifique sua resposta.
Carol: 2/3
Vitória: 4/6
Camila: 6/9
Em seguida pode ser dado início ao trabalho com operações entre frações, trabalhando primeiro com frações que tenham denominadores iguais e posteriormente com frações que possuem denominadores diferentes. As definições e alguns exemplos do trabalho com operações com frações e dos conceitos de mínimo múltiplo comum, que são de grande importância para adição de frações, estão nos endereços:
Adição e Subtração - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes6.php
Multiplicação e Divisão - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes7.php
M.M.C. - www.somatematica.com.br/fundam/mmc.php
Para trabalhar situações-problema que envolvem a adição e subtração de frações o professor pode apresentar exemplos como os propostos a seguir:
- João está preparando um bolo e na receita foi pedido que acrescentasse a massa ¾ de uma xícara de chá de farinha. João se enganou e acabou colocando 1/6 a mais do que foi pedido. Qual a quantidade de farinha que foi colocada na massa?
- Agora estava sendo pedido que se colocasse 2 colheres de sopa de fermento, no entanto o fermento acabou e João havia colocado apenas 4/5 de uma colher. Quanto João terá que colocar a mais para completar a quantidade pedida na receita?
- Apesar de tanta confusão João consegui acabar o bolo. Agora ele dividiu o bolo em quatro partes iguais para dividir entre seus amigos, mas chegaram mais duas pessoas de surpresa, como João poderá dividir as fatias, para que todos comam a mesma quantidade?
Sugestão: Espera-se que o aluno chegue a conclusão de que se João retirar 1/3 de cada fatia já cortada, poderá distribuir 1/6 do bolo para cada convidado. O professor poderá trabalhar as diversas formas de chegar a esse resultado, deixando que os alunos elaborem suas estratégias e apresentem aos colegas.
DICA: O trabalho com o software “FRACIOMIA” poderá ser desenvolvido assim que os alunos estiverem familiarizados com os conhecimentos básicos de soma, subtração e multiplicação de frações e souberem montar estratégias para encontrar um Mínimo Múltiplo Comum (MMC).
Dando seqüência a aula, agora na sala de informática, será utilizado o software educacional “FRACIOMIA” que se encontra acessível no endereço:
www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
Este software trabalha com o conteúdo de frações em um ambiente de alquimia. Inicialmente é feita uma encomenda de uma poção para o aluno, que tem a sua disposição os ingredientes necessários para produzi-la.
Conforme o aluno escolhe o item que irá utiliza surge a seguinte tela:
Para poder acrescentar o item a sua receita o aluno deve calcular quanto vai sobrar no pote, para isso ele tem que subtrair a quantidade que ele necessita da que está disponível no pote.
DICA: No decorrer dessa atividade o professor pode pedir aos alunos que anotem seus cálculos para que saibam identificar possíveis erros nas contas, caso a poção não dê certo. È interessante que o professor deixe os próprios alunos encontrarem seus erros para que tentem refazer as contas.
Ao longo da atividade poderão ser desenvolvidos e reforçados os conceitos de soma, subtração e multiplicação de frações. Após a finalização da atividade o professor pode apresentar ainda problemas envolvendo o cálculo com frações, dando ênfase a situações que sejam comuns ao cotidiano dos alunos.
DICA: Para o trabalho com frações equivalentes, além desse software, o professor pode utilizar ainda a atividade descrita no seguinte endereço:
www.mathema.com.br/e_fund_a/jogos/papa_todas.html
Após o trabalho com as atividades, ou até mesmo antes de iniciá-las, o professor pode sugerir um trabalho de pesquisa sobre a utilização de frações no dia-a-dia dos alunos, através de entrevistas com os pais, os vizinhos ou os colegas da escola.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Cinco estrelasAdorei sua aula sobre frações, vai me ajudar muito com minha turma de 4º ano, pois após as férias estarei entrando neste conteúdo com meus alunos, creio que eles adorarão, como eu...
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula! Achei o programa sobre frações fantástico, ainda não o conhecia!!!! Parabéns!