Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Magia das Frações

 

21/01/2009

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores Iguais; - Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores Diferentes.
Duração das atividades
03 horas/aula – 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conceito de fração; - Conceito e identificação de frações equivalentes e suas simplificações; - Conceitos de Mínimo Múltiplo Comum.
Estratégias e recursos da aula

Professor (a), essa aula será desenvolvida com o intuito de aplicar o conhecimento adquirido pelos alunos referentes ao estudo de frações equivalentes e simplificação de frações, bem como a compreensão dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações.
Para dar início à aula o professor pode propor às seguintes questões à sala:

- Ana comeu três oitavos de uma pizza e Helena comeu pedaços de uma outra pizza que estava dividida em dezesseis pedaços iguais. Quantos pedaços desta pizza Helena comeu, para comer a mesma quantidade de Ana?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/pizza.JPG

- Carol, Vitória e Camila são sócias em uma loja. Sabe-se que todas têm a mesma parte na sociedade. O contador da loja escreveu a seguinte seqüência para a representar a sociedade. Você concorda? Justifique sua resposta.

Carol: 2/3
Vitória: 4/6
Camila: 6/9


Em seguida pode ser dado início ao trabalho com operações entre frações, trabalhando primeiro com frações que tenham denominadores iguais e posteriormente com frações que possuem denominadores diferentes. As definições e alguns exemplos do trabalho com operações com frações e dos conceitos de mínimo múltiplo comum, que são de grande importância para adição de frações, estão nos endereços:

Adição e Subtração - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes6.php

Multiplicação e Divisão - www.somatematica.com.br/fundam/fracoes7.php

M.M.C. - www.somatematica.com.br/fundam/mmc.php


Para trabalhar situações-problema que envolvem a adição e subtração de frações o professor pode apresentar exemplos como os propostos a seguir:

- João está preparando um bolo e na receita foi pedido que acrescentasse a massa ¾ de uma xícara de chá de farinha. João se enganou e acabou colocando 1/6 a mais do que foi pedido. Qual a quantidade de farinha que foi colocada na massa?
- Agora estava sendo pedido que se colocasse 2 colheres de sopa de fermento, no entanto o fermento acabou e João havia colocado apenas 4/5 de uma colher. Quanto João terá que colocar a mais para completar a quantidade pedida na receita?
- Apesar de tanta confusão João consegui acabar o bolo. Agora ele dividiu o bolo em quatro partes iguais para dividir entre seus amigos, mas chegaram mais duas pessoas de surpresa, como João poderá dividir as fatias, para que todos comam a mesma quantidade?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/bolo.JPG

Sugestão: Espera-se que o aluno chegue a conclusão de que se João retirar 1/3 de cada fatia já cortada, poderá distribuir 1/6 do bolo para cada convidado. O professor poderá trabalhar as diversas formas de chegar a esse resultado, deixando que os alunos elaborem suas estratégias e apresentem aos colegas.

 

DICA: O trabalho com o software “FRACIOMIA” poderá ser desenvolvido assim que os alunos estiverem familiarizados com os conhecimentos básicos de soma, subtração e multiplicação de frações e souberem montar estratégias para encontrar um Mínimo Múltiplo Comum (MMC).

Dando seqüência a aula, agora na sala de informática, será utilizado o software educacional “FRACIOMIA” que se encontra acessível no endereço:

www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php

Este software trabalha com o conteúdo de frações em um ambiente de alquimia. Inicialmente é feita uma encomenda de uma poção para o aluno, que tem a sua disposição os ingredientes necessários para produzi-la.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/imagem1.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/imagem2.JPG

 

Conforme o aluno escolhe o item que irá utiliza surge a seguinte tela:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1336/imagens/imagem3.JPG

 

Para poder acrescentar o item a sua receita o aluno deve calcular quanto vai sobrar no pote, para isso ele tem que subtrair a quantidade que ele necessita da que está disponível no pote.

DICA: No decorrer dessa atividade o professor pode pedir aos alunos que anotem seus cálculos para que saibam identificar possíveis erros nas contas, caso a poção não dê certo. È interessante que o professor deixe os próprios alunos encontrarem seus erros para que tentem refazer as contas.

Ao longo da atividade poderão ser desenvolvidos e reforçados os conceitos de soma, subtração e multiplicação de frações. Após a finalização da atividade o professor pode apresentar ainda problemas envolvendo o cálculo com frações, dando ênfase a situações que sejam comuns ao cotidiano dos alunos.

DICA: Para o trabalho com frações equivalentes, além desse software, o professor pode utilizar ainda a atividade descrita no seguinte endereço:

www.mathema.com.br/e_fund_a/jogos/papa_todas.html


Após o trabalho com as atividades, ou até mesmo antes de iniciá-las, o professor pode sugerir um trabalho de pesquisa sobre a utilização de frações no dia-a-dia dos alunos, através de entrevistas com os pais, os vizinhos ou os colegas da escola.

 

Recursos Complementares
No endereço: http://www.concepcionistas.com.br/material/projetos/2007/mococa_mat6_maio.pdf O professor encontrará uma opção de atividade que trabalha com a adição e subtração de frações.
Avaliação
A avaliação desse conteúdo deverá identificar a capacidade adquirida pelos alunos de compreender a idéia de equivalência entre frações, compreendendo seu significado matemático, além de saber realizar operações de adição e subtração entre frações. No decorrer das atividades o professor deve analisar os conhecimentos construídos em relação à multiplicação de frações e identificar se os alunos compreenderam o porquê da necessidade de encontrar divisores iguais para poder realizar a soma e subtração de frações. Os alunos devem ainda conseguir identificar a relação existente entre frações equivalentes e a diferença na realização das operações de soma e multiplicação de frações.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bruna, Escola Anita Garibaldi , Santa Catarina - disse:
    brunac2008@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula sobre frações, vai me ajudar muito com minha turma de 4º ano, pois após as férias estarei entrando neste conteúdo com meus alunos, creio que eles adorarão, como eu...


  • Alessandra Assaf, Emef |Prof Jacyra Vieira Baracho , São Paulo - disse:
    leca.sa@superig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! Achei o programa sobre frações fantástico, ainda não o conhecia!!!! Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.