Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


What is the Weather Like? Falando sobre o Clima!

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário relativo ao tema clima.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para dar início a estas aulas, o professor deverá promover um debate sobre o tema “Global Warming – Aquecimento Global” a partir da leitura do texto “Ten Things to Do” (Fig. 1).

RECURSOTexto “Ten Things to Do”
http://www.climatecrisis.net/pdf/10things.pdf

Ten Things To Do
Figura 1 – Imagem do Recurso

Neste momento o professor deverá orientar os alunos para que enfoquem as palavras conhecidas e as palavras que podem deduzir para que compreendam o texto. Ao final desta etapa, os alunos que se sentirem a vontade dirão quais as atitudes são citadas no texto como importantes para evitar o aquecimento global. O professor deverá instigar os alunos para que tentem citar mais exemplos de atitudes, a partir de sua vivência cotidiana.

ATIVIDADE 1

Dando sequência a atividade anterior, o professor apresentará para a sala o vídeo “English for Kids ESL Kids Lessons Weather What's the weather like” (Fig. 2) para reforço das expressões e do vocabulário referente ao clima. O vídeo tem duração de 4:13 minutos.

Enquanto assistem ao vídeo os alunos deverão repetir as expressões apresentadas. Caso considere necessário o professor poderá exibir o vídeo novamente.

RECURSO
Vídeo “English for Kids ESL Kids Lessons Weather What's the weather like”
http://www.youtube.com/watch?v=CVuKr5y9AbY

Vídeo Weather
Figura 2 – Imagem do Recurso

Ao final deste momento os alunos deverão perguntar e responder um ao outro em duplas: What is the weather like? – It is (rainy). Para tanto, o professor distribuirá cartões (Fig. 3) com uma palavra referente ao clima para que o aluno use em sua resposta. Por exemplo, se no cartão estiver escrito RAINY o aluno deverá responder: “It is rainy. Sugerimos que as duplas sejam trocadas pelo menos três vezes.

RECURSO
Cartões com Vocabulário sobre Weather
http://www.esl-kids.com/flashcards/weather/small-weather-words.pdf

Flascards Weather

Figura 3 – Imagem do Recurso

ATIVIDADE 2

Novamente em duplas os alunos explorarão o site “Canal do Tempo – The Weather Channel” (Fig. 4). Cada dupla deverá escolher três cidades do Brasil ou do mundo e buscar informações sobre o clima em cada uma delas completando a frase: The weather is (hot) in (Salvador).

RECURSO
Site Canal do Tempo – The Weather Channel
http://br.weather.com/

Site Weather Channel
Figura 4 – Imagem do Recurso

Neste momento, o professor deverá passar pelas duplas, orientando e supervisionando os trabalhos.

Ao final deste momento o professor deverá corrigir a atividade solicitando que as duplas que se sentirem à vontade apresentem os resultados de suas pesquisas, perguntando e respondendo um ao outro da seguinte forma: “What’s the weather like in Salvador? – “It is hot.”

Sugestões

1. Assistir ao filme “Uma Verdade Inconveniente” (An Inconvenient Truth), 2006. (Fig. 6) e promover um debate sobre o mesmo em colaboração com os professores de Ciências e Biologia.

RECURSO
Informações Sobre o Filme Uma verdade Inconveniente
http://br.cinema.yahoo.com/filme/13687/umaverdadeinconveniente

Uma Verdade Inconveniente

Figura 6 – Uma Verdade Inconveniente
Fonte: http://filmesqueensinam.files.wordpress.com/2009/10/uma-verdade-inconveniente.jpg  Acesso em: 08 de novembro de 2009.

2. Estando os alunos no Laboratório de Informática, o professor deverá dividi-los em duplas para que respondam o quiz “ESL Video Quiz What's the weather like?” (Fig. 7).

RECURSO
ESL Video Quiz What’s the Weather Like
http://www.eslvideo.com/quiz_begin.php?id=450

Vídeo Quiz
Figura 7 – Imagem do Recurso

Observação: o vídeo tem a duração de 3:27 minutos e pode ser salvo em DVD e apresentado em aparelho adequado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!

O vídeo apresenta uma série de situações em qu e as pessoas são perguntadas sobre o clima – What is the weather like? – e respondem estas indagações. Para responder o quiz os alunos deverão estar atentos às respostas dadas, identificando suas palavras chave, isto é, as palavras das questões que são usadas nas respostas dadas pelos entrevistados.

Sugerimos que o professor supervisione os trabalhos das duplas, orientando-os nestes. Ao final desta etapa, o professor deverá solicitar que os alunos lhes digam as palavras e expressões (What is the weather like? / It is (sunny)) referentes ao clima (the weather) que conseguiram compreender através do vídeo e escrevê-las na lousa. Poderá ser promovida a repetição oral das mesmas, para reforço da pronúncia.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender as expressões a respeito do tema “clima” utilizando-as para debater e escrever sobre o tema.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Carolina, UFCG , Paraíba - dijo:
    carolina_teofilos@hotmail.com

    09/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse método, permite uma maior fixação do assunto.


  • Liliane Coelho Ferreira, ESCOLA ESTADUAL LUIZ VAZ DE CAMOES , Amazonas - dijo:
    liliane_ferreira@hotmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Várias formas de explorar o mesmo assunto e usando recursos diferentes. Além de ser uma atividade que pode, com certeza, ser aplicada na escola Pública. Vou adotar esta idéia.


  • Jordânia Oliveira, Escola Municipal Professor Eurico Silva , Minas Gerais - dijo:
    jordania_oliveira@hotmail.com

    27/05/2010

    Cinco estrelas

    Não há maneira melhor de trabalhar este vocabulário com os alunos! Ótimos recursos, texto de fácil compreensão... Totalmente aplicável aos alunos do contexto de escola pública!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.