24/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário para apresentar-se, desenvolvendo a capacidade crítica e analítica para reconhecer as diferentes situações em que uma apresentação pessoal pode ocorrer.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início as discussões sobre o tema dessas aulas – conhecendo pessoas e apresentando-se, o professor deverá dividir os alunos em grupos de três a quatro integrantes para que dramatizem e apresentem para a turma algumas situações, conforme a seguir.
Apresentando-se para:
Grupo 1: alguém em uma festa
Grupo 2: seu novo chefe
Grupo 3: um parente distante
Grupo 4: um amigo em comum em um restaurante
Grupo 5: um turista que fala Inglês
O objetivo de tal dinâmica é quebrar o gelo, introduzindo o lúdico como forma de incentivo a expressão oral. Para tanto o professor poderá levar adereços e materiais relacionado às situações (tais como roupas), para que os alunos utilizem.
Ao final das apresentações o professor deverá propor a discussão das mesmas, com base nas seguintes questões norteadoras:
1. Do you enjoy meeting new people? / Você gosta de conhecer pessoas novas?
2. What are some things to ask someone you just met? / Quais são algumas coisas que você pergunta para alguém que acaba de conhecer?
Questões adaptadas de: http://iteslj.org/questions/meeting.html Acesso em: 09 de novembro de 2009.
ATIVIDADE 1
Novamente em grupos, com ajuda de dicionários e de pesquisas na Internet, o professor deverá propor que criem um diálogo pensando em como eles poderiam se apresentar, em inglês, nas situações propostas na motivação. Para tanto, sugerimos alguns sites para pesquisa (Fig. 1):
RECURSO
Sites para pesquisa
http://www.youtube.com/watch?v=nTSl4DuwJVk
http://www.esl-lab.com/stalk.htm
http://iteslj.org/questions/getting.html
http://www.cambridge.org/us/esl/nic/support/optional/l1u01oa.htm
http://www.aichi-gakuin.ac.jp/~jeffreyb/spking/SlfIntro.html
Figura 1 – Imagem do Site Aichi-gakuin.ac.jp
O professor deverá supervisionar e orientar os trabalhos dos grupos.
Ao final desta etapa os alunos apresentarão os diálogos criados (Fig. 2), e o professor deverá orientá-los quanto à adequação do uso da linguagem, dando exemplos escritos na lousa ou oralmente, da forma que julgar mais adequado.
Figura 2 – Conversação em Duplas
Fonte: http://nfist.pt/~jvgama/barril_80/46-%20conversa.jpg Acesso em: 09 de novembro de 2009.
ATIVIDADE 2
Ainda em grupos, os alunos, com base nas sugestões dadas pelo professor deverão revisar os diálogos criados, para filmá-los e postar no Youtube. Para aprender postar vídeos é possível acessar o recurso postado abaixo (Fig. 3)
RECURSO
Como Postar Vídeos no Youtube
http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/
Figura 3 – Imagem do Recurso
O professor deverá supervisionar os trabalhos da turma, orientando quanto ao uso adequado das expressões e pronúncia.
SUGESTÕES
1. Com base na discussão feita no final da Motivação, o professor deverá propor que os alunos, divididos em duplas, completem o texto do recurso postado abaixo (Fig.4), indicand o que trata-se de uma self-introduction (apresentação pessoal).
RECURSO
Write a Self-introduction
http://www.manythings.org/caw/intro.html
Figura 4 – Imagem do Recurso
Logo após completarem o texto, os alunos deverão clicar no ícone WRITE IT para que a história apareça em uma próxima página (Fig.5) em cinco versões.
Figura 5 – Imagem do Recurso
Enquanto as duplas verificam e lêem os textos produzidos o professor deverá supervisionar e orientar os trabalhos. Ao final deste momento requisitará que as duplas que se sentirem à vontade apresentem uma das versões do texto produzido.
1. Pesquisar sobre as diferentes situações de apresentação pessoal e seus níveis de formalidade. Sugerimos os seguintes sites:
• http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20060915063221AAhFWFh
• http://www.onlinetutorforenglish.com/conversation-lessons/introduce-yourself-august2008.php
• http://www.wikihow.com/Introduce-Yourself
2. Todos os alunos assistirão os vídeos produzidos, analisando a adequação do uso da linguagem na situação proposta (apresentação pessoal). O professor deverá propor as seguintes questões para nortear a discussão em grupo sobre os mesmos:
2. Quais expressões foram usadas nas diferentes situações propostas?
3. Tais expressões foram adequadas?
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender e utilizar as expressões de apresentação pessoal de forma adequada
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