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Viajando com Gráficos

 

03/01/2012

Autor e Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar e interpretar informações através de gráficos e tabelas.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Coordenadas Cartesianas; -Relação entre grandezas; -Operações numéricas;

Estratégias e recursos da aula

Professor, este plano de aula é constituído de três etapas, onde a primeira acontecerá em sala de aula com a utilização de uma atividade lúdica, a segunda e a terceira etapa acontecerá na Sala Ambiente de Informática, onde os alunos além de pesquisar o site do IBGE, utilizarão o software “Decifrando mapas, tabelas e gráficos”.

Etapa I

Esta atividade possui um caráter lúdico e um grande potencial didático.

 Material necessário:
Papel, “bloquinhos”, fita adesiva.

Crie um questionário simples como:

  • Qual sua idade?
  • Quantas pessoas moram com você?
  • Quantos amigos você tem?
  • Qual disciplina você mais gosta?
    Podem existir outras perguntas em seu questionário ou ainda criar questões junto a seus alunos. Feita a questão crie alternativas e anotando-as num papel cole este na borda de uma carteira ou mesa, e os alunos um a um irão se levantar e colocar um “bloquinho”na respectiva resposta. Note que seus bloquinhos podem ser feitos com qualquer material que tenha peças iguais e que possam ser empilhados, como caixas de fósforo ou outro.
    Após todos responderem a questão teremos um gráfico em forma de colunas que deverá ser desenhado por seus alunos em uma folha, que poderá servir até mesmo como avaliação.
    Realize questões sobre cada gráfico, como qual representa a maioria ou a minoria, quantos responderam determinadas alternativas.

Etapa II
No endereço abaixo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra o resultado do censo de cada cidade, tanto da Contagem Populacional, como o Censo Agropecuário, ambos fornecendo dados interessantes.

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

 Deixe seus alunos pesquisarem livremente pelo site e observar os dados que lhe interessarem.

Etapa III
Ainda na Sala Ambiente de Informática, utilizaremos agora o software “Decifrando Mapas, Tabelas e Gráficos”, encontrado no site:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/mapas/index.html

Este software retrata problemas referentes a uma viagem por várias cidades, onde se pode definir a região onde esta acontecerá, os alunos lidarão com questões envolvendo a distância, o tempo de viagem, combustível gasto e seu preço, entre outros.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1339/imagens/tabela_graficos.bmp

 

O primeiro passo para seu aluno começar a viajar, utilizando o software, é definir um nome e uma região brasileira na tela inicial do recurso. Na primeira atividade o aluno deverá preencher uma tabela com as distâncias entre as cidades e determinar a velocidade com que a viagem entre elas acontecerá, utilizando para isso um mapa fornecido pelo software. Na segunda atividade o aluno, utilizando o mapa contendo as distâncias e a tabela construída por ele na atividade anterior, deverá construir uma nova tabela com o tempo gasto entre as viagens, e as atividades seguintes realizam diversos problemas relacionados com o combustível gasto, o tempo de viagem, e mostrando gráficos estimula seu aluno a criar estratégias para tornar a viagem mais rápida.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1339/imagens/tabela_graficos2.bmp

Recursos Complementares

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/manuais_fabrica/decifrando.pdf, neste endereço encontramos o guia do professor do software utilizado na proposta de aulas apresentada, e este fornece interessantes atividades.

Avaliação
A avaliação se dará, principalmente, através dos registros criados pelos alunos na utilização do software e na construção dos gráficos sobre dados da sala, onde poderão ser avaliados de acordo com a exploração, resolução e discussão sobre os dados obtidos na construção de tabelas e gráficos.
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