03/01/2012
Marcelo Lopes, Profa Dra Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Representar e interpretar informações através de gráficos e tabelas.
-Coordenadas Cartesianas; -Relação entre grandezas; -Operações numéricas;
Professor, este plano de aula é constituído de três etapas, onde a primeira acontecerá em sala de aula com a utilização de uma atividade lúdica, a segunda e a terceira etapa acontecerá na Sala Ambiente de Informática, onde os alunos além de pesquisar o site do IBGE, utilizarão o software “Decifrando mapas, tabelas e gráficos”.
Etapa I
Esta atividade possui um caráter lúdico e um grande potencial didático.
Material necessário:
Papel, “bloquinhos”, fita adesiva.
Crie um questionário simples como:
Etapa II
No endereço abaixo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra o resultado do censo de cada cidade, tanto da Contagem Populacional, como o Censo Agropecuário, ambos fornecendo dados interessantes.
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Deixe seus alunos pesquisarem livremente pelo site e observar os dados que lhe interessarem.
Etapa III
Ainda na Sala Ambiente de Informática, utilizaremos agora o software “Decifrando Mapas, Tabelas e Gráficos”, encontrado no site:
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/mapas/index.html
Este software retrata problemas referentes a uma viagem por várias cidades, onde se pode definir a região onde esta acontecerá, os alunos lidarão com questões envolvendo a distância, o tempo de viagem, combustível gasto e seu preço, entre outros.
O primeiro passo para seu aluno começar a viajar, utilizando o software, é definir um nome e uma região brasileira na tela inicial do recurso. Na primeira atividade o aluno deverá preencher uma tabela com as distâncias entre as cidades e determinar a velocidade com que a viagem entre elas acontecerá, utilizando para isso um mapa fornecido pelo software. Na segunda atividade o aluno, utilizando o mapa contendo as distâncias e a tabela construída por ele na atividade anterior, deverá construir uma nova tabela com o tempo gasto entre as viagens, e as atividades seguintes realizam diversos problemas relacionados com o combustível gasto, o tempo de viagem, e mostrando gráficos estimula seu aluno a criar estratégias para tornar a viagem mais rápida.
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/manuais_fabrica/decifrando.pdf, neste endereço encontramos o guia do professor do software utilizado na proposta de aulas apresentada, e este fornece interessantes atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
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23/02/2012
Cinco estrelasAula de grandes aplicabilidades!
25/01/2012
Cinco estrelasmuito interessante!
16/09/2010
Três estrelasGostei muito vou adaptá-la para usar no retroprojetor