25/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender os princípios elementares das regras e o histórico da manifestação de lutas denominada Judô;
Vivenciar jogos reconhecendo as principais ações exigidas na prática do Judô.
As diferenças existentes entre lutas e e brigas.
Espaço: Espaço fechado com solo macio
Material: Nenhum
Atividade 1
Apresentar os vídeos abaixo e perguntar: “o que as pessoas estão fazendo?”
Links do vídeo de judô: 01 - http://www.youtube.com/watch?v=dygKP-25WLs
02 - http://www.youtube.com/watch?v=be-BoM-WokY
03 - http://www.youtube.com/watch?v=e_68Rb1QGaw
Continuar a discussão questionando-os sobre qual tipo de luta está sendo apresentada, o material necessário para a prática, seus objetivos e principais regras. Em seguida, com o relato dos alunos, o professor apresentará o histórico do judô e as regras básicas para a sua prática (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma) e perguntará aos alunos o que o lutador precisa fazer para vencer seu oponente no Judô. Diante das reflexões surgidas, o professor irá propor as atividades a seguir.
Atividade 2
Luta de Galo: Os alunos, dispostos em duplas, deverão apoiar-se sobre um pé somente. O objetivo da brincadeira é fazer com que o seu oponente coloque os dois pés no chão empurrando-o pelo ombro. Os alunos poderão trocar de dupla.
Atividade 3
Joga no Chão: Dispostos em duplas, os alunos se agacharão um de frente para o outro. O objetivo é empurrar o seu oponente para que ele caia com as costas no chão. É importante ressaltar o respeito da posição de agachado para a realização da brincadeira.
Atividade 4
O Rodeio: Em duplas, um aluno ficará na posição de 4 apoios (cavalo) e outro subirá nas costas do companheiro (peão). O cavalo vai tentar derrubar seu cavaleiro, porém não poderá levantar-se. O peão, por sua vez, não poderá apoiar os pés no chão.
http://cbj.dominiotemporario.com/cbj/
http://www.judobrasil.com.br/pg1.htm
http://www.associacao-judo-maresol.com/histo_judo.htmReunir a turma e perguntar qual era o objetivo comum nas brincadeiras realizadas (o objetivo era o de derrubar e/ou desequilibrar o companheiro nas brincadeiras). Em seguida, questioná-los se esse objetivo é o mesmo do Judô e pedir que justifiquem sua opção.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!