30/11/2009
Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
• Compreender o sentido do texto;
• Reconhecer a função de um texto informativo;
• Identificar a informação pedida através do texto;
• Conhecer esta planta aquática;
• Refletir sobre a escrita desse gênero textual,
• Perceber a importância fauna brasileira;
• Valorizar a nossa fauna.
Recomenda-se que o aluno tenha vivenciado a aula onde foi apresentada a lenda da VITÓRIA RÉGIA, pois o interesse por esta planta foi aguçado após a aula citada.
Primeiro momento
A professora pergunta se eles gostariam de saber maiores informações sobre esta planta aquática mencionada numa lenda.
Diz que fez uma pesquisa sobre tal e que apresentará um texto informativo sobre a mesma, retirado da internet.
É necessário que a professora explane para a turma que um texto informativo tem como função comunicar e dar informação geral sobre um determinado tema ou assunto.
Segundo momento
A professora distribui para cada aluno a folha apresentada a seguir, faz uma primeira leitura para a classe.
VITÓRIA-RÉGIA
A VITÓRIA-RÉGIA OU VICTÓRIA-RÉGIA (VICTORIA AMAZONICA) É UMA PLANTA AQUÁTICA DA FAMÍLIA DAS NYMPHAEACEAE, TÍPICA DA REGIÃO AMAZÔNICA. ELA POSSUI UMA GRANDE FOLHA EM FORMA DE CÍRCULO, QUE FICA SOBRE A SUPERFÍCIE DA ÁGUA, E PODE CHEGAR A TER ATÉ 2,5 METROS DE DIÂMETRO E SUPORTAR ATÉ 40 QUILOS SE FOREM BEM DISTRUIBUÍDOS EM SUA SUPERFÍCIE.
SUA FLOR (A FLORAÇÃO OCORRE DESDE O INÍCIO DE MARÇO ATÉ JULHO) É BRANCA E ABRE-SE APENAS À NOITE, A PARTIR DAS SEIS HORAS DA TARDE, E EXPELEM UMA DIVINA FRAGRÂNCIA NOTURNA ADOCICADO DO ABRICÓ, CHAMADA PELOS EUROPEUS DE "ROSA LACUSTRE", MANTEM-SE ABERTA ATÉ APROXIMADAMENTE AS NOVE HORAS DA MANHÃ DO DIA SEGUINTE. NO SEGUNDO DIA, O DA POLINIZAÇÃO, A FLOR É COR DE ROSA. ASSIM QUE AS FLORES SE ABREM, SEU FORTE ODOR ATRAI OS BESOUROS POLINIZADORES (CYCLOCEFALO CASTENEAEA), QUE A ADENTRAM E NELAS FICAM PRISIONEIROS.
................
OUTROS NOMES: IRUPÉ (GUARANI), UAPÉ, AGUAPÉ (TUPI), AGUAPÉ-ASSÚ, JAÇANÃ, NAMPÉ, FORNO-DE-JAÇANÃ, RAINHA-DOS-LAGOS, MILHO-D'ÁGUA E CARÁ-D'ÁGUA.
Texto retirado da Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terceiro momento
A professora rele o texto, fazendo paradas pontuais e pedindo para os alunos debaterem sobre o que cada parágrafo.
Depois pergunta a classe, questões obtidas através da leitura, como por exemplo:
• Quem é a vitória-régia?
• Como ela é?
• Onde ela vive?
• Quais são os outros nomes dela?
Como finalização desta aula, a professora dará a cada criança uma flor, a qual deverá ser posta dentro de um prato com água, com suas pétalas viradas para cima. E observar o que acontece.
Segue demonstração.
Como a pesquisa na internet foi feita anteriormente pela professora, não se faz necessita de nenhum outro recurso além de papel e lápis.
Verificar se após a leitura os alunos conseguem identificar e reconhecer as características da vitória-régia.
Perceber se eles a identificaram enquanto uma planta aquática da fauna brasileira.
Utilizar esse gênero de texto para adquirir novos conhecimentos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/05/2010
Cinco estrelasuma aula muito criativa principalmente a finalização dá pra criança imaginar realmente a planta.