Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo as frutas no cotidiano da educação infantil.

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Incentivar o consumo de frutas no cotidiano das crianças;
• Conhecer diferentes tipos de frutas;
• Degustá-las de diversas maneiras;
• Trabalhar os sentidos (paladar, olfato, visão...);
• Desenvolver a linguagem escrita e oral.

Duração das atividades
3 aulas para a introdução da atividade que acontecerá semanalmente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter alguns conhecimentos do alfabeto e dos numerais.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:
Para iniciar uma conversa sobre o consumo das frutas o professor pode ler histórias que tratem sobre este tema. Sugestão: leitura do livro “A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (editora Le). Nele uma laranja quer se esconder para que seus amigos possam degustá-la posteriormente, mas por se disfarçar tão bem acaba não podendo mais ser vista e fica com medo de apodrecer no pé de laranja; assim tenta criar estratégias para que seus colegas finalmente a encontrem.
Após a leitura, conversem sobre a história; fale sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável e gostosa. De posse de revistas e tesouras, sugira aos alunos que procurem e recortem imagens de frutas.

Com os recortes, façam uma roda e mostrem aos colegas o que encontraram, se conhecem e já experimentaram aquela fruta. Depois as colem e façam um cartaz. Aproveite e trabalhe a escrita coletiva do nome das frutas. Deixe o trabalho exposto na sala de aula. A partir desse material e das conversas já realizadas combinem um dia na semana para a degustação de frutas. Lembre-se que semanalmente será escolhida uma fruta diferente através de votação; esta deverá ir para a escola lavada e descascada. Faça um bilhete explicativo/descritivo para os familiares demonstrando os objetivos deste projeto.

Segunda aula:

Façam um texto coletivo baseado na história anteriormente contada (“A laranja colorida”). Para isso peça que as crianças a recontem enquanto escreve no quadro. Não esqueça de pedir para que criem um novo nome para a história. Num segundo momento o professor deverá reescreve-la.

Terceira aula:
Primeiramente, com o texto coletivo já digitado e impresso em folhas, o distribua, leia novamente e peça para as crianças ilustrarem.
A atividade acima pode ser realizada no dia escolhido para a degustação da fruta. Antes de consumi-las explore todos os seus aspectos: cor, forma, cheiro, peso, diferenças entre uma fruta e outra... questione se alguém já comeu e se gostou. Depois de explorarem bem iniciem a degustação. Também faça questionamentos sobre o sabor: é doce? Azedo? Gostou ou não? Dependendo da fruta também se pode fazer sucos, vitaminas, misturar alguma calda ou açúcar. Lembre-se dos cuidados de higiene na manipulação dos alimentos.

Para que este trabalho seja significativo para a aprendizagem dos alunos é importante que se realize por um período de tempo médio (trimestral, semestral ou anual).

Recursos Complementares

• Livro “A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (editora Le).
• Revistas, tesouras, cartolina;
• Frutas escolhidas semanalmente.

Avaliação

Analisar se as crianças compreenderam o que é uma alimentação saudável; observar se estão experimentando novas frutas e aumentando seu consumo, como por exemplo, no lanche que está sendo levado para a escola; perceber se melhoraram sua compreensão da escrita das palavras e da oralidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Paloma Segundo de Az\evedo, ME M E F PR MANOEL TRAJANO DE FIGUEREDO , Pará - disse:
    silvarocha86@yahoo.com.br

    13/04/2012

    Quatro estrelas

    Todo conhecimento adquirido ao logo dos anos de estudo deve ser compartilhado, e é por isso que lhe parabenizo pelo seu trabalho, mas podemos enriqecê-lo com uma dinâmica chamada "adivinha que fruta é essa? " ao qual consiste em acertar a fruta através do gosto, onde o educando encontrar-se-á de venda nos olhos e terá um certo tempo para dar a resposta.


  • ANA LUCIA FITZMAYER, SESI , Mato Grosso do Sul - disse:
    acfitzmayer79@gmail.com

    21/03/2012

    Cinco estrelas

    ADOREI. VOU ACRESCENTAR NO MEU PLANO SEMANAL.


  • Magneide Brito Falcão Brunet, EMEIF CATULO DA PAIXAO CEARENSE , Ceará - disse:
    magneide2006@yahoo.com.br

    17/03/2012

    Quatro estrelas

    Esta atividade e ótima,pois vc pode trabalhar também a socialização do grupo. E como sugestão vc pode levar os alunos para o refeitório da escola e fazer uma salada de frutas com eles.Assim todos vão ajudar.


  • simone borem, escola gente de futuro , Goiás - disse:
    simone_borem@hotmail.com

    02/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei, necessito sempre de planos novos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.