03/12/2009
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
• Incentivar o consumo de frutas no cotidiano das crianças;
• Conhecer diferentes tipos de frutas;
• Degustá-las de diversas maneiras;
• Trabalhar os sentidos (paladar, olfato, visão...);
• Desenvolver a linguagem escrita e oral.
As crianças devem ter alguns conhecimentos do alfabeto e dos numerais.
Primeira aula:
Para iniciar uma conversa sobre o consumo das frutas o professor pode ler histórias que tratem sobre este tema. Sugestão: leitura do livro “A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (editora Le). Nele uma laranja quer se esconder para que seus amigos possam degustá-la posteriormente, mas por se disfarçar tão bem acaba não podendo mais ser vista e fica com medo de apodrecer no pé de laranja; assim tenta criar estratégias para que seus colegas finalmente a encontrem.
Após a leitura, conversem sobre a história; fale sobre a importância das frutas para uma alimentação saudável e gostosa. De posse de revistas e tesouras, sugira aos alunos que procurem e recortem imagens de frutas.
Com os recortes, façam uma roda e mostrem aos colegas o que encontraram, se conhecem e já experimentaram aquela fruta. Depois as colem e façam um cartaz. Aproveite e trabalhe a escrita coletiva do nome das frutas. Deixe o trabalho exposto na sala de aula. A partir desse material e das conversas já realizadas combinem um dia na semana para a degustação de frutas. Lembre-se que semanalmente será escolhida uma fruta diferente através de votação; esta deverá ir para a escola lavada e descascada. Faça um bilhete explicativo/descritivo para os familiares demonstrando os objetivos deste projeto.
Segunda aula:
Façam um texto coletivo baseado na história anteriormente contada (“A laranja colorida”). Para isso peça que as crianças a recontem enquanto escreve no quadro. Não esqueça de pedir para que criem um novo nome para a história. Num segundo momento o professor deverá reescreve-la.
Terceira aula:
Primeiramente, com o texto coletivo já digitado e impresso em folhas, o distribua, leia novamente e peça para as crianças ilustrarem.
A atividade acima pode ser realizada no dia escolhido para a degustação da fruta. Antes de consumi-las explore todos os seus aspectos: cor, forma, cheiro, peso, diferenças entre uma fruta e outra... questione se alguém já comeu e se gostou. Depois de explorarem bem iniciem a degustação. Também faça questionamentos sobre o sabor: é doce? Azedo? Gostou ou não? Dependendo da fruta também se pode fazer sucos, vitaminas, misturar alguma calda ou açúcar. Lembre-se dos cuidados de higiene na manipulação dos alimentos.
Para que este trabalho seja significativo para a aprendizagem dos alunos é importante que se realize por um período de tempo médio (trimestral, semestral ou anual).
• Livro “A Laranja Colorida” de Ronaldo Simões Coelho (editora Le).
• Revistas, tesouras, cartolina;
• Frutas escolhidas semanalmente.
Analisar se as crianças compreenderam o que é uma alimentação saudável; observar se estão experimentando novas frutas e aumentando seu consumo, como por exemplo, no lanche que está sendo levado para a escola; perceber se melhoraram sua compreensão da escrita das palavras e da oralidade.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2012
Quatro estrelasTodo conhecimento adquirido ao logo dos anos de estudo deve ser compartilhado, e é por isso que lhe parabenizo pelo seu trabalho, mas podemos enriqecê-lo com uma dinâmica chamada "adivinha que fruta é essa? " ao qual consiste em acertar a fruta através do gosto, onde o educando encontrar-se-á de venda nos olhos e terá um certo tempo para dar a resposta.
21/03/2012
Cinco estrelasADOREI. VOU ACRESCENTAR NO MEU PLANO SEMANAL.
17/03/2012
Quatro estrelasEsta atividade e ótima,pois vc pode trabalhar também a socialização do grupo. E como sugestão vc pode levar os alunos para o refeitório da escola e fazer uma salada de frutas com eles.Assim todos vão ajudar.
02/03/2012
Cinco estrelasadorei, necessito sempre de planos novos