Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Esgrima Dentro da Escola

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os rudimentos das regras e as técnicas da manifestação de lutas denominada Esgrima;

Vivenciar de forma adaptada a modalidade em questão através de jogos reconhecendo as principais habilidades na sua execução;

Criar material alternativo para a prática da esgrima.


Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Relações existentes entre briga, violência e lutas.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Espaço fechado com solo macio.

Material: Jornal, Papelão, Tinta Guache, Barbante e Fita adesiva.

Atividade 1

Apresentar as fotografias abaixo e perguntar:

01 - http://www.teleantioquia.com.co/Programas/CajadeSorpresas/Imgs/DibujosYLetras/Esgrima2.jpg

02 - http://4.bp.blogspot.com/_9t4JQbeLaTQ/RmHXpj4S1nI/AAAAAAAAAFs/XI07_4lL54E/s400/esgrima2.jpg

03 - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a6/Esgrima_Jogos_Panamericanos_1_14072007.jpg

04 - http://topazio1950.blogs.sapo.pt/arquivo/Esgrima.jpg

05 - http://3.bp.blogspot.com/_XCpsm5bf-Kw/SKiGW721AaI/AAAAAAAAB9A/ZgmDgUsLjZ4/s400/Esgrima-Boris+Sanson+FRA.JPG

“Alguém sabe o que essas pessoas estão fazendo?”, “Como se chama essa luta?”, “Alguém já viu essa luta? Onde?” Após essa aproximação, explicar que a esgrima é um esporte que evoluiu de uma antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ele. Apresentar, em seguida os tipos de esgrima existentes através das fotos explicando suas regras, os aspectos de segurança e o material utilizado (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma).

Florete

Espada

Sabre

Fonte das Fotos: http://www.esgrima.org.br/?pag=modalidade

Atividade 2

Propor à turma a construção de um florete e o colete para a esgrima com os seguintes materiais: jornal, fita adesiva, papelão, tinta guache não tóxica de várias cores e barbante. Com o jornal e a fita adesiva faz-se o florete da seguinte maneira: 1. enrole o jornal para que ele tome uma forma cilíndrica. Se o jornal amassar facilmente, enrole outras folhas e prenda-o com fita adesiva. 2. Em uma ponta, peça ao aluno que meça a empunhadura do florete com a sua própria mão e prenda-o com fita adesiva. 3. Enrole o papelão em volta do tronco do aluno e prenda-o com barbante.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/ed-fisica/222-luta1.jpg

Atividade 3

Um festival será organizado com os alunos devidamente “armados” com o material criado na atividade anterior. Em um espaço em forma de corredor, dois alunos se enfrentarão com o objetivo de tocar com a “espada” (agora com a ponta molhada com tinta guache) o tronco do seu oponente. Ganha aquele que conseguir manchar três vezes o papelão do companheiro. A dinâmica poderá ser realizada através de desafios onde, de maneira organizada, os alunos escolherão os seus adversários.

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos desenharão em uma folha, uma posição de ataque e uma posição de defesa da esgrima.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.