30/11/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
• Ocupar diferentes papéis;
• Buscar referências para a construção de sua identidade;
• Desenvolver capacidades de cuidados com outrem;
• Reconhecer letras na escrita de palavras;
• Fazer tentativas de escrita;
• Contar e representar numericamente.
Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.
Objetivos da aula: contribuir para a construção da identidade das crianças por meio de um “objeto” de todos que passa pelos cuidados de todos. A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.
Primeiro Momento:
Eleger para a sala um brinquedo que será de posse de todos e que ao mesmo tempo dependerá dos cuidados individuais de cada um. Pode-se eleger um animalzinho de estimação, por exemplo, peixe, tartaruga, etc. No caso dessa aula, aproveitamos uma boneca trazida por uma criança no início do ano letivo. A bonequinha vinha acompanhada de uma certidão de nascimento em branco que deveria ser preenchida por sua dona. Aproveitamos esse brinquedo para trabalhar a identidade de cada um. Reproduzimos de forma ampliada a certidão de nascimento da bonequinha e conversamos com as crianças. Esse momento deve ser feito de forma bem lúdica. Colocar a bonequinha no colo e dizer que ela não tem pai, não tem mãe, nem ninguém que cuide dela. Perguntar às crianças se elas gostariam de cuidar da bonequinha e qual papel gostariam de ocupar. Ir anotando todas as opções das crianças. Com certeza, elas escolherão o papel que lhe é mais significativo: exemplos de escolhas – papai, mamãe, padrinho, madrinha, gatinho (bichinho de estimação). Essas escolhas são importantes para as crianças na medida em que trazem oportunidades de ocupar diferentes papéis frente à realidade.
Segundo Momento:
As crianças constroem sua autonomia na medida em que têm liberdade de expressão e também respeitam a opinião do outro. Nesse sentido é importante, propiciar momentos em que as crianças opinem e demonstrem seus gostos e preferências. Por isso, todo o processo decisório para a escolha do nome deve ser feito por meio de votação. O sexo da/o boneco vai ser decidido com as crianças. Depois de escolhido o sexo é hora de escolher o nome da nova amiguinha da sala. Cada criança dá uma sugestão e os nomes são colocados para apreciação da turma. Faz-se a votação e coloca-se em prática o que foi decidido.
Terceiro Momento:
Depois das escolhas iniciais, o professor refaz a certidão de nascimento da boneca colocando os nomes das crianças de acordo com suas escolhas:
Quarto Momento:
Enviar para casa a nova certidão de nascimento da bonequinha com a instrução de que a criança encontre seu nome e escreva com a ajuda de um adulto, qual papel ocupa.
Quinto Momento:Instituir na sala de aula a ida dessa personagem para a casa das crianças. A cada dia a bonequinha vai para a casa de alguém. Lá será cuidada e ninada. Deixar a criança levar um livro de história para contar à bonequinha em casa. No dia seguinte, a boneca volta trazendo as novidades vividas com aquela criança.
Sexto Momento:
Pode-se ainda fazer diferentes atividades de registro como a escrita do nome escolhido para a boneca, a representação numérica da idade da boneca, o desenho da boneca. A quantidade de pais, mães que a boneca tem, etc. Aí vale usar a criatividade!
Brinquedo – boneca ou outra opção;
Atividades de interação com a família;
Professor/a observe qual papel cada criança desejou ocupar, o que essa escolha representa no desenvolvimento da criança. Ela consegue ocupar outros papéis. Intervenha quando necessário, para que as crianças passem por todos os papéis possíveis frente à personagem.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2012
Cinco estrelasEste método de ensino é importante para o desenvolvimento e costrução da identidade e auto-estima da criança.
22/12/2011
Quatro estrelasIdeia maravilhosa... Parabéns :)
01/08/2011
Cinco estrelasAdorei a escolha de um brinquedo e da certidão de nascimento da bonequinha. Certamente, é uma ótima ideia para trabalhar a autonomia das crianças.
24/04/2010
Cinco estrelasNubia, amei esta proposta, possibilita trabalharmos com a construção da criança enquanto sujeitos. Assim como, a compreensão dos seus desejos e dos papeis (ou melhor reapropriação no jogo papeis) que podemos desempenhar. Abraços Leonice