Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poluição Química

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Após concluir os estudos o estudante deverá ser capaz de relacionar os diferentes conceitos de poluição química, saber como diferenciar os diferentes tipos de poluição, identificar os poluintes químicos presentes em seu habitat.

Duração das atividades
2 a 3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o estudante saiba o que são átomos, elétrons e neutros e que entenda como o homem deve explorar o seu habitat.

Estratégias e recursos da aula

No Brasil, discutem-se vários aspectos da poluição mas, sobre os poluentes químicos presentes na zona rural pouco se fala e ou é divulgado. Questione os estudantes sobre. Eles sabem o que é isso? Como se forma? Quais os prejuízos que ela causa ao ambiente e à saúde? Quais são os poluentes químicos utilizados na zona rural? Como o solo reage nas presença dos poluentes químicos?

No laboratório de química apresente aos estudantes embalagens de fertilizantes utilizados na agricultura. Solicite que relacionem os compostos químicos utilizados na fabricação dos produtos.

Leve os estudantes para o laboratório de informática para que conheçam mais sobre “poluição química” Apresente o texto disponível no link abaixo:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-ambiental/poluicao-quimica

Agora que os alunos compreendem um pouco mais sobre a poluição e poluentes químicos solicite que desenvolvam o experimento, criem um blog e respondam as questões abaixo tendo como base o recurso que está disponível no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19712/fertilizantes.pdf

Fertilizantes à base de fósforo em solos

 Questões:
1) O que é reação de precipitação?
2) o que ocorre com o fosfato quando em contato com uma solução de cálcio reage precipitando fosfato de cálcio?
3) Represente as fórmulas dos compostos: apatitas-hidroxiapatita, fluoroapatita, fosfato monocálcico monoidratado, fosfato mono e fosfato diamônico.

Meio ambiente: pode-se explorar sobre a utilização adequada do meio ambiente, tratar sobre o corte das árvores, a utilização dos combustíveis, etc.

Bambu pode ser utilizado para despoluir a água. Disponível em:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI432935-EI238,00.html

Reatores usam luz solar para despoluir água com resíduos tóxicos. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010125050812

Armadilhas para despoluir a água. Disponível em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=10243

Para elaborar um bom relatório, peça que visitem o link: http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html

praticafinal


Como atividade de fechamento poderia propor que os estudantes realizassem reuniões na comunidade com o objetivo de discutir a questão da poluição atmosférica e seus efeitos no município. Poderão ainda, organizar caminhadas para sensibilizar acerca da emissão dos gases poluentes e sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estudo da poluição numa aula de matemática - professor Experimento prático
Fertilizantes à base de fósforo em solos Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.