Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é poluição?

 

24/04/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Relacionar os diferentes conceitos de poluição;
• Diferenciar os tipos de poluição;
Duração das atividades
Uma hora aula de cinqüenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• O homem e o meio ambiente.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1978/imagens/Laboratorio_informatica.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1978/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá criar um blog que será utilizado na aula para o compartilhamento das pesquisas feitas pelos alunos. Coloque o seguinte título ou tópico no seu blog: O que é poluição? O professor deverá levar para a sala de aula cartolinas e alguns materias para fazer cartazes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1978/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula no laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Peça para que cada grupo acesse o blog e responda a pergunta do título: O que é poluição? Após uns 10 minutos, peça para que os alunos leiam as respostas dos seus colegas. Em seguida com o auxílio dos alunos responda a pergunta e escreva a resposta no quadro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1978/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

A partir dessa resposta informe aos alunos que o que é poluição para uma pessoa pode não ser para outra. Um pichador, por exemplo, não vê seus rabiscos como poluição visual, mas como uma forma de expressão ou arte. Pergunte aos alunos qual o problema das pichações? Diga que eles poderão pesquisar na internet para responder a essa pergunta. Peça para que eles coloquem as respostas no blog. Após as repostas, informe aos alunos que o grande problema das pichações e que estas prejudicam a população, pois descaracterizam as edificações, danificam monumentos e prejudicam a leitura de placas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1978/imagens/Aula_03_Abril09_01.jpg

Mas será que existe só esse tipo de poluição. Peça para que os alunos pesquisem na internet quais são os tipos de poluição mais comuns nas grandes cidades. Depois que essas informações foram inseridas no blog, pergunte aos alunos em qual tipo de poluição se enquadram as pichações? Os alunos poderão responder que é a poluição visual.  Caso isso não ocorra informe aos alunos que as pichações são consideradas um tipo de poluição visual. Em seguida crie uma resposta coletiva para a pergunta: quais são os tipos de poluição mais comuns nas grandes cidades. Essa resposta deverá falar da poluição sonora, visual, da água e do ar.

Em seguida divida a turma em quatro grupos, cada grupo pesquisará sobre um tipo de poluição. Essa pesquisa deverá ter informações de como é essa poluição e como podemos diminuir e até mesmo acabar com a poluição. Os alunos poderão utilizar as cartolinas para confeccionarem cartazes. Após a pesquisa os alunos deverão apresentar para a turma e disponibilizar essas informações no blog, para que toda a escola tenha acesso.
Para finalizar a aula coloque no blog as seguintes perguntas:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1978/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

1 – Explique com suas palavras, o que é poluição. Dê exemplos de poluição presentes no seu dia-a-dia.

2 – Quais os tipos de poluição você encontrou na sua pesquisa? Quais as características de cada uma?

3 – O que você faria para diminuir ou acabar com a poluição no planeta?

Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através das pesquisas colocadas no blog e da apresentação dos alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rita de Cássia M. de Oliveira, itaperuna/cederj , Rio de Janeiro - disse:
    ritarubronegra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei que ficou bem completa,pois falou de todas as poluições.porém o professor poderia falar mais e chamar a atenção para a poluição do ar,pois é o nosso maior problema.É um conteúdo que pode ser descutido nesse nível de aprendizagem.Ele póderia ter utilizado materiais,como: lixos para fazer uma esposição não so a internet e cartazes. Ficou legal a avaliação,pois de pois de toda a apresentação com cartazes os alunos tiverão que responder outras perguntas sobre o tema.


  • Gedalva dos Santos, EM RAIMUNDO CÂNDIDO DE ARAÚJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    dalva0510@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi bem elaborada, de forma muito inteligente destacando os aspectos fundamentais para o entendimento do aluno de uma maneira que a interação entre a tecnologia(Internet) e a aprendizagem caminhassem para um resultado satisfatório. A utilização do blog como um dos recursos para a publicação e a discussão sobre o assunto Poluição foi de muito bom gosto, é um assunto atual e sempre estamos debatendo com a sociedade maneiras de evitar e diminuir a poluição no planeta.Essa é minha opinião.


  • Glades dos Santos Lima, ESCOLA ESTADUAL SÃO CRISTÓVÃO , Amazonas - disse:
    glades5lima@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, seu trabalho é muito bom e com certeza está oferecendo suporte para muitos professores. Gostaria de saber se você tem alguma sugestão de aula que fale sobre o efeito nocivo dos raios ultravioleta?


  • Mara, sepler , Rio de Janeiro - disse:
    kardosomara@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei suas aulas...é muito importante criar um diferencial para que através do lúdico atingir o aprendizado. abraços Mara


  • Ednéa Lessa Werneck Miglhorance, C.E.Jacintho Xavier Martins , Rio de Janeiro - disse:
    miglhorance@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O desenvolvimento da aula foi elaborado paulatinamente para que a compreensão dos alunos se de de forma concreta. O uso do laboratório de informática permite o acesso as novas tecnologias e a ampliação do conhecimento dos educandos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.