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O cancêr de pele e a química

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Saber que tipo de creme podem ser utilizados para eliminar as manchas da pele. Entender como cuidar da pele e as principais características do câncer de pele. Conhecer os diferentes tipos de tratamento do cancer de pele. Investigar como a química pode contribuir para eliminar esta doença.

Duração das atividades
3 a 4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há pré-requisitos
Estratégias e recursos da aula

Educador(a) nesta aula pretendemos iniciar os estudos sobre as manchas e avançar no sentido de compreender como se manifesta a doença do câncer na pele.

Inicie perguntando aos alunos que tal passar as férias na praia. Em seguida pergunte a turma que tipo de protetor solar utilizam. Quais as vantagens e desvantagens presentes nos diferentes tipos de protetores.


O câncer de pele tem sido objeto de maiores estudos e preocupação sobretudo porque a Terra tem recebido aumento considerável de raios ultravioleta que emana do Sol. Desta forma é importante saber: como identificar manchas cancerígenas na pele, o que é melanina, como ocorre o tratamento do câncer de pele?

Professor(a) apresente o vídeo Pense Saúde - Manchas na pele para que compreender como e porque surgem as manchas na pele.
http://www.youtube.com/watch?v=dwiMfCnkKUA



No recurso Mancha de pele é possível conhecer como a pele adquire coloração e saber classificar os tipos de manchas. Além de reforçar os cuidados com a pele. Aborda novos hábitos de controle e prevenção sobre o tema manchas de pele. Apresenta os principais mitos e dúvidas sobre esse assunto. Proporciona uma revisão sobre a estrutura da pele.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18507
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18509

Episódio do programa Geração saúde, da TV Escola. Destaca as diferenças entre as pintas e os sinais da pele. Informa as principais evidências do câncer de pele. Aborda as diferenças entre manchas na pele e tatuagem

Você indicar à turma o site a seguir para que saibam sobre os tipos de pele e sobre a melanina. Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/melanina.htm

Tratamento do câncer

O recurso Tratamento do câncer informa de que maneira os diferentes tipos de tratamentos podem combater as células cancerígenas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10936/tratamento_cancer.swf


Leve os alunos para o laboratório de informática e acesse a reportagem “Nova arma contra o câncer” que está disponível no link:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG86755-7855-212,00-A+NOVA+ARMA+CONTRA+O+CANCER.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/foto/0,,18540676,0 0.jpg

Discuta com os alunos os tipos de câncer que mais afetam a população brasileira. De que forma ocorre a formação de tumores? O que pode ser feito para previnir esta doença?

O desenvolvimento desta atividade consiste em que a turma assista o vídeo Use filtro solar, organizem um seminário e convidem a comunidade para debater sobre os cuidados com a pele, a utilização de filtro solar e cremes indicados por especialistas.
Para acessar e assistir ao vídeo, deverão utilizar o link: http://www.youtube.com/watch?v=2pv5w7HaPoE

A área da medicina vem propondo novas formas de tratamento que ainda podem não estar disponíveis neste recurso o que é uma oportunidade para uma investigação na Interne t. Assim propomos como que a turma se organize em grupos de no máximo 3 pessoas e produzam um relatório contendo informações complementares.

praticafinal

Elaborar cartazes para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de se utilizar protetor solar.
Outra prática que consideramos possa ser profícua é a elaboração de jornais, que poderiam ser produzidos a partir do envolvimento de outros professores e engajamento de outras turmas. Convidados professores e alunos a temática poderia ser objeto de discussão nas salas de aulas.


Uma form a de saber o que entenderam sobre o tema é propor que produzam programas de áudio nos quais deve constar uma campanha de prevenção contra o câncer. Instrua as equipes para pesquisem além da Internet, que entrevistem os profissionais da área da saúde, que elaborem pequenos avisos informativos sobre o câncer, bem como os métodos de combate e prevenção e divulguem na comunidade.
Educador para ciência da(s) turma(s) apresente com antecedência os critérios pelos quais poderão ser avaliados.

A disciplina de Ciências Naturais poderá trabalhar a questão dos cuidados com a pele enquanto fator essencial à saúde;
No Ensino Fundamental Final a disciplina de Saúde pode explorar os Cuidados com o corpo;
O (A)  educador(a) da disciplina de Biologia poderá tratar do tema Qualidade de vida das populações humanas;

Recursos Complementares

Aqui apresentamos um rol de endereços para que possam dar inicio às pesquisas.

http://www.parana-online.com.br/colunistas/259/66975/

Nova pesquisa norte-americana definiu 16 tipos de pele diferentes
http://www.parana-online.com.br/canal/mulher/news/319943/?oticia=NOVA+PESQUISA+NORTE+AMERICANA+DEFINIU+16+TIPOS+DE+PELE+DIFERENTES

http://www.prevencaodecancer.com.br/index.html

http://boasaude.uol.com.br/tools/cancer.cfm

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=322

Outro recurso disponível na rede é o vídeo que trata da manchas de pele e que está disponível no link: http://mais.uol.com.br/view/253023

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1470

http://www.revistapersonalite.com.br/mat_dest_tipospele.php

http://www.abihpec.org.br/noticias_texto.php?id=860

As informações do site abaixo explicitam como ocorre a alteração na cor da pele do homem e dos animais.
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=dermato_coloracao.htm

Os sites abaixo tratam da Melanina
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/melanina.htm

http://www.mariaritaesteticaebeleza.com/artigos/artigo_0013.html
ótimo site.
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_acidos.htm

http://200.189.113.123/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/QUIMICA/sim_qui_acidonodiaadia.swf

Pele – Tecido Epitelial Há nesta aula o uso de um recurso de vídeo sobre os cuidados com a pele para evitar o câncer.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1965

Avaliação
A avaliação pode ser feita a partir das produções seria interessante observar a redação e apresentação das informações nos jornais que irão produzir e nas atividades sugeridas nas aulas. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ocorrer ou não no laboratório de informática.
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