15/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Discutir as implicações acerca da “industrialização e comercialização” dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo;
- Identificar o caráter lúdico do processo de construção e de utilização dos brinquedos;
- Aprender a construir aviãozinho de isopor reutilizando materiais;
- Compreender a necessidade de reaproveitamento de diferentes materiais, como uma forma de contribuir para o controle da produção de lixo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Iniciara aula reunindo o grupo e questionando do que eles costumam brincar em seu dia a dia em casa. Provavelmente haverão muitas respostas relacionadas aos jogos eletrônicos e brinquedos comprados. Neste sentido iniciar um debate a partir das seguintes provocações: quanto custa em média os brinquedos citados? Será que eu só me divirto com brinquedos comprados? Será que é mais legal brincar com esse tipo de brinquedo do que com outros? Ou também é legal brincar com brinquedos que não são comprados, e são feitos por vocês próprios?
Retomar também a questão relacionada á problemática do lixo produzido diariamente. O objetivo é que a turma perceba o grau de poluição ambiental gerado diariamente pela população, e a necessidade de cada um tomar atitudes mais conscientes em relação a este problema. Questionar, em seguida, se as crianças estão separando o lixo em casa e encaminhando para o reaproveitamento ou reciclagem? Apontar que podemos reaproveitar alguns materiais que se destinariam ao lixo, produzindo, inclusive brinquedos para nos divertirmos.
Hoje conheceremos um novo brinquedo que vamos construir: o avião de isopor. Um avião construído reaproveitando bandejas de isopor (aquelas que são colocadas em algumas embalagens de carnes, queijos e etc..). Destacar que além de se divertirem brincando com o avião também irão se divertir construindo o brinquedo
Cada criança deve estar de posse de uma bandejinha de isopor, uma tesoura sem ponta e um pregador de roupas.
1º passo: cortar a bandeja retirando as bordas;
2º passo: cortar o fundo da bandeja no meio, formando dois retângulos;
3º passo: colocar os dois retângulos em forma de cruz e prender com o pregador;
4º passo: fazer um pequeno corte na extremidade posterior da base do avião e encaixar um pequeno retângulo de isopor.
Fotos do arquivo do departamento de educação física do C.A. João XXIII - UFJF
Reunir novamente a turma e questioná-los se para se divertirem é sempre necessário que o brinquedo seja comprado. Perguntar ainda, se foi divertido e prazeroso construir e brincar com um brinquedo feito por eles mesmos, a partir de um material que, a princípio, iria para o lixo.
Registro do texto de instrução (essa atividade poderá ser feita em conjunto com a disciplina língua portuguesa).
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/01/2011
Cinco estrelasMuito boa idéiaa, desde o início da aula até o término da construção do aviazinho onde tudo implica socialização , raciocínio matemática, coordenação. Nota Mil Parabéns!