Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo o saber: das regras ao jogo - Parte 01

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar o conteúdo aprendido com o jogo realizado.
* Confeccionar o material a ser utilizado na atividade.

* Estimar cálculos de adição e multiplicação.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve avaliar se há algum aluno com dificuldades na multiplicação e na adição, para que as mesmas sejam trabalhadas antes da realização da proposta sem que os alunos se sintam constrangidos na atividade.

Estratégias e recursos da aula

Nas atividades envolvendo jogos, realizadas em sala de aula, os alunos só têm participação no produto final. Não estão presentes na escolha e nem na confecção dos jogos.


Com o objetivo de ampliar a proposta, indo além da aplicação de uma atividade lúdica, propomos o trabalho que vai desde a confecção até a aplicação de um jogo de dados que envolve as operações de multiplicação e adição.


Nessa perspectiva os alunos construirão os dados a serem utilizados, para isso necessitarão dos seguintes materiais:papel cartão, canetinha, folhas, lápis de escrever, cola e tesoura.


Distribua para os alunos uma folha de papel cartão onde eles devem desenhar os dados.

Esse é um bom momento para questionar os alunos sobre qual forma teria a planificação de um dado.

Instigue-os a pensar. Parta de uma das faces, até chegar à dissociação de todas, depois leve-os a pensar qual seria a forma composta do dado, ou seja, questione-os sobre o formato de uma das faces. Caso a turma envolvida na atividade seja de alunos do Ensino Fundamental inicial o auxilio de uma folha de papel quadriculado facilitaria a planificação.


Leve os alunos a chegarem à conclusão de que a face de um dado é um quadrado.


undefined



Questione-os sobre a quantidade de quadrados necessários para formar um cubo (dado), facilmente eles concluirão através de contagem que um cubo é composto por seis faces.





Cada aluno nesta etapa terá em mãos seis quadrados, peça a todos que colem as figuras de modo a conseguir uma possível planificação, ou seja, uma forma a qual a partir desta poção fazer as planificações seguintes.

Leve um dado para sala de modo a instigar a curiosidade dos alunos a respeito de sua forma planificada. Questione a sala até que tenham a melhor visão da forma planificada do dado. Deixe que tentem montar alguns, descobrindo ou não sua real forma.

Na sala sairão varias possíveis planificações, dentre elas podem ocorrer planificações corretas ou próximas da ideal, caso isso não ocorra intervenha e ajude os alunos a concluir esta etapa.


Concluída esta etapa abra o dado o qual foi levado para sala de modo a obter um molde o qual será utilizado pelos alunos na fabricação dos dados. Cada aluno deverá confeccionar dois dados.

Atente-se a lógica existente na disposição da numeração das faces do dado, para que ao fim de sua confecção não haja nenhum dado “viciado”.




Avaliação

O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade de modo a avaliar todo o processo, desde a construção do jogo até sua aplicação, avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.