08/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
* Estimar cálculos de adição e multiplicação.
O professor deve avaliar se há algum aluno com dificuldades na multiplicação e na adição, para que as mesmas sejam trabalhadas antes da realização da proposta sem que os alunos se sintam constrangidos na atividade.
Nas atividades envolvendo jogos, realizadas em sala de aula, os alunos só têm participação no produto final. Não estão presentes na escolha e nem na confecção dos jogos.
Com o objetivo de ampliar a proposta, indo além da aplicação de uma atividade lúdica, propomos o trabalho que vai desde a confecção até a aplicação de um jogo de dados que envolve as operações de multiplicação e adição.
Nessa perspectiva os alunos construirão os dados a serem utilizados, para isso necessitarão dos seguintes materiais:papel cartão, canetinha, folhas, lápis de escrever, cola e tesoura.
Instigue-os a pensar. Parta de uma das faces, até chegar à dissociação de todas, depois leve-os a pensar qual seria a forma composta do dado, ou seja, questione-os sobre o formato de uma das faces. Caso a turma envolvida na atividade seja de alunos do Ensino Fundamental inicial o auxilio de uma folha de papel quadriculado facilitaria a planificação.
Questione-os sobre a quantidade de quadrados necessários para formar um cubo (dado), facilmente eles concluirão através de contagem que um cubo é composto por seis faces.
Na sala sairão varias possíveis planificações, dentre elas podem ocorrer planificações corretas ou próximas da ideal, caso isso não ocorra intervenha e ajude os alunos a concluir esta etapa.
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade de modo a avaliar todo o processo, desde a construção do jogo até sua aplicação, avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!