Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo o saber: das regras ao jogo - Parte 02

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar o conteúdo aprendido com o jogo realizado.
* Confeccionar o material a ser utilizado na atividade.

* Estimar cálculos de adição e multiplicação.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deve avaliar se há algum aluno com dificuldades na multiplicação e na adição, para que as mesmas sejam trabalhadas antes da realização da proposta sem que os alunos se sintam constrangidos na atividade.
Estratégias e recursos da aula

  Organize a sala em duplas, orientando os alunos que tenham em mãos os dados confeccionados, papel e lápis de escrever para fazer as anotações.


Explique a atividade segundo as regras, atente-se aos alunos que possuem maior dificuldade de concentração e interpretação, verificando se os mesmos compreenderam a proposta.

Exponha as regras do jogo:

* Os jogadores devem jogar os quatro dados simultaneamente.

* Cada jogador deve fazer uma multiplicação com os dois valores obtidos na jogada de seus dados.

* Os valores dos 2 dados devem ser anotados na folha de papel e a operação deve ser registrada.

* Ao final de cinco rodadas os jogadores somam os produtos obtidos.

* Vence o jogador que atingir a maior soma (somatória dos produtos).

* Para verificar as operações, as folhar devem ser trocadas de modo que cada jogador verifique as operações de seu adversário.

* Caso haja alguma operação com resultados divergentes, o professor deverá ser consultado. O professor tem a autoridade de fazer as correções (pois exerce no jogo o papel de juiz), Confirmando-se o erro na operação, o jogador será penalizado com a perda do dobro de pontos do produto correto.

Leia as regras com os alunos, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam vir a surgir.

A atividade proposta é a criação de um jogo com os alunos, momento em que há a oportunidade de se trabalhar regras, operações e principalmente a criatividade dos alunos envolvidos. De modo a explorar mais efetivamente esta capacidade de criar dos alunos é proposto que os mesmos inventem um nome para o jogo que está sendo desenvolvido, portanto proponha a turma que faça sugestões de possíveis nomes, é  importante que a turma leve em consideração os momentos vivenciados na criação do mesmo para dar as suas sugestões de nomes, relacionando assim o nome a identidade do jogo.

Peça aos alunos que escreva o possível nome do jogo em um papel o qual o professor devera distribuir, garanta a discrição ao revelar ou não a identidade do aluno. Sugira aos mesmos que só se identifique se considerar necessário.

De posse dos possíveis nomes faça uma seleção, deixando três a cinco melhores sugestões.

Retome os nomes selecionados para a sala, distribua aos alunos um pedaço de papel. Para facilitar o professor deve escrever no quadro os nomes pré-definidos, orientando a turma que escolha o que considera que melhor caracteriza a atividade e que vote no de sua preferência.

A apuração dos votos deve ser feita dentro da sala de aula, de modo a garantir a idoneidade do processo.

Este é um bom momento de trabalhar alguns valores já que foram estabelecidas as regras e também porque a escolha do nome do jogo foi feita de maneira democrática.

Depois dos dados prontos e do esclarecimento das regras bem como a escolha do nome do jogo, oriente os alunos a começarem a atividade. Os alunos construírão os dados utilizando planificações, discutiram e estabelecerão as regras da atividade.


Organize a turma em dupla para a realização da proposta.


Durante a aplicação do jogo o professor deve observar se os alunos compreendem o objetivo da atividade que estão desenvolvendo.


Não interfira na realização das jogadas, mas anote fatos importantes que podem ocorrer durante o jogo, que após uma reflexão podem levá-lo a compreender atitudes dos alunos.

Observe o comportamento da dupla ao realizarem as jogadas, se fazem associação do conteúdo ou se consideram apenas o jogo; se lidam bem com as regras estabelecidas no coletivo e como se comportam com a perda ou ganho de uma rodada; se demonstram algum tipo de emoção (seja ela extrema ou não) ao tirar um valor ou muito alto ou muito baixo no dado.


Dê maior atenção aos alunos que você sabe que possuem algum tipo de dificuldade, lembrando-se sempre que a independência na realização de uma atividade pode trazer ganhos imensos no desenvolvimento tanto cognitivo quanto social de uma criança.


Por isso anote o maior número de informações possíveis e faça uma reflexão após a aplicação da atividade. É essencialmente importante que os alunos hajam de forma natural, ou seja, que não percebem que estão sendo observados.

Após a aplicação do jogo peça aos alunos que escrevam algo sobre a atividade, aspectos positivos e negativos, bem como emoções. Retome com os alunos em um momento oportuno, sem que suas identidades sejam reveladas a avaliação da atividade com alguns comentários da turma..


Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade de modo a avaliar todo o processo, desde a construção do jogo até sua aplicação, avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.