21/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
* Estimar cálculos de adição e multiplicação.
Organize a sala em duplas, orientando os alunos que tenham em mãos os dados confeccionados, papel e lápis de escrever para fazer as anotações.
* Os jogadores devem jogar os quatro dados simultaneamente.
* Cada jogador deve fazer uma multiplicação com os dois valores obtidos na jogada de seus dados.
* Os valores dos 2 dados devem ser anotados na folha de papel e a operação deve ser registrada.
* Ao final de cinco rodadas os jogadores somam os produtos obtidos.
* Vence o jogador que atingir a maior soma (somatória dos produtos).
* Para verificar as operações, as folhar devem ser trocadas de modo que cada jogador verifique as operações de seu adversário.
* Caso haja alguma operação com resultados divergentes, o professor deverá ser consultado. O professor tem a autoridade de fazer as correções (pois exerce no jogo o papel de juiz), Confirmando-se o erro na operação, o jogador será penalizado com a perda do dobro de pontos do produto correto.
Leia as regras com os alunos, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam vir a surgir.Depois dos dados prontos e do esclarecimento das regras bem como a escolha do nome do jogo, oriente os alunos a começarem a atividade. Os alunos construírão os dados utilizando planificações, discutiram e estabelecerão as regras da atividade.
Organize a turma em dupla para a realização da proposta.
Durante a aplicação do jogo o professor deve observar se os alunos compreendem o objetivo da atividade que estão desenvolvendo.
Não interfira na realização das jogadas, mas anote fatos importantes que podem ocorrer durante o jogo, que após uma reflexão podem levá-lo a compreender atitudes dos alunos.
Observe o comportamento da dupla ao realizarem as jogadas, se fazem associação do conteúdo ou se consideram apenas o jogo; se lidam bem com as regras estabelecidas no coletivo e como se comportam com a perda ou ganho de uma rodada; se demonstram algum tipo de emoção (seja ela extrema ou não) ao tirar um valor ou muito alto ou muito baixo no dado.
Dê maior atenção aos alunos que você sabe que possuem algum tipo de dificuldade, lembrando-se sempre que a independência na realização de uma atividade pode trazer ganhos imensos no desenvolvimento tanto cognitivo quanto social de uma criança.
Por isso anote o maior número de informações possíveis e faça uma reflexão após a aplicação da atividade. É essencialmente importante que os alunos hajam de forma natural, ou seja, que não percebem que estão sendo observados.
Após a aplicação do jogo peça aos alunos que escrevam algo sobre a atividade, aspectos positivos e negativos, bem como emoções. Retome com os alunos em um momento oportuno, sem que suas identidades sejam reveladas a avaliação da atividade com alguns comentários da turma..
www.geracaobyte.com.br/Matematica.html
http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/site/encontros.php?codigo=66&tipo=1
http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/
http://www.drec.min-edu.pt/Eviprof/resources/school7/files/trab3/files/operacoes_inteiros.pdf
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade de modo a avaliar todo o processo, desde a construção do jogo até sua aplicação, avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!