Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aplicando a semelhança na construção da planta de um imóvel - Parte I.

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar figuras planas semelhantes utilizadas na construção de plantas de imóveis.

* Criar relações entre os conteúdos da matemática e aplicá-los no seu cotidiano.


* Estabelecer relações entre figuras semelhantes observando seus lados, ângulos, área e perímetro.


* Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a capacidade de observação e representação geométrica.


* Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar figuras planas tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar figuras que sejam semelhantes, além de ter a compreensão de razão de semelhança. Após o diagnostico, os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão receber um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido.

Estratégias e recursos da aula

A proposta que os alunos irão desenvolver é sobre semelhança de figuras planas. A revisão deste conteúdo, destacando os pontos principais que norteiam a matéria, torna-se uma estratégia interessante, pois facilitará a compreensão da turma. A fim de tornar a abordagem deste conteúdo mais prazerosa para os alunos será utilizada uma WebQuest a qual relaciona o conteúdo com uma situação problema, onde o aluno fará uso de alguns conhecimentos matemáticos além de explorar uma situação comum de um arquiteto.


Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por Thassia Fernandes de Freitas, durante o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.

Nesta atividade o trabalho do professor começa bem antes, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou se necessitam de alguma modificação.


Outro fato relevante e a dificuldade na utilização de alguns recursos tecnológicos.Com isso, ao disponibilizarmos a estratégia de aula, tentado sanar essas dificuldades, far-se-á também em forma de texto caso o professor prefira realizar a atividade assim, com seus alunos.


A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos requer que os mesmo sejam divididos em grupos de três alunos, ou melhor, como a autora da WebQuest diz três arquitetos. Portanto, neste primeiro momento os alunos se organizarão em equipes. Formadas as equipes, o professor esclarece/orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática. O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o grupo de alunos.


Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo os grupos que já foram montadas. No site


http://www.moodle.ufu.br/mod/resource/view.php?id=975 se encontra a WebQuest. O link de acesso deve estar disponível durante toda a aula, portanto deixe-o registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa apenas dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade da orientação do professor.

Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.


Neste momento da aula a turma estará explorando atividade proposta, a proposta tem como base a revisão dos conteúdos e o questionamento sobre a aprendizagem dos mesmos, através de pesquisas na internet visando o processo de desenvolvimento do aluno até a conclusão da atividade, que segue:


 Tarefa


Carlinhos comprou um terreno e quer construir sua casa, mas precisa da ajuda de um arquiteto para fazer o planejamento dela.

Que tal cooperar com ele neste projeto e tentar construir a planta da casa de Carlinhos?

Sendo assim, prepare-se, ajude Carlinhos no planejamento da casa...

Eis a sua tarefa e a de seus companheiros de trabalho:

1- Fazer uma pesquisa sobre a História da Semelhança: onde surgiu e os principais matemáticos que estudaram esse conceito

2- Realize um estudo sobre escalas.

3- Construa a planta da casa de Carlinhos, na escala de 1:50.

4-  Redija um texto explicando a ligação entre o conteúdo de semelhança e a construção de plantas de imóveis.

5- Pesquise mais aplicações de escalas e semelhança no nosso cotidiano e em outras profissões.

Processo

1- O trabalho deverá ser entregue em uma semana, lembrando que o prazo é suficiente para que as pesquisas sejam bem feitas. Não deixe seu trabalho para última hora.

2- As tarefas serão realizadas em grupos de três alunos/as, ou melhor, três arquitetos/as.

3- Todos os elementos do grupo deverão participar de todas as etapas do processo de preparação do trabalho

4- Deverá ser entregue um texto impresso redigido no Word sobre as pesquisas feitas em:

•  História da Semelhança

•  Estudo de escalas

•  Aplicações no nosso cotidiano de escalas e semelhança

5- Outro texto que também deve ser entregue impresso no Word é a conclusão do trabalho, ou seja, a explicação do grupo para a ligação entre semelhança e arquitetura.

6- Não se esqueça da bibliografia utilizada.

7- Para a construção da planta da casa de Carlinhos utilize a escala 1:50, o desenho deverá ser feito em folhas A-3, utilizando lápis, régua, e compasso quando necessário, a casa será da forma e modelo que você preferir, então use toda sua criatividade...


Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexa sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponível o mesmo não será privado de explorar a estratégia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acrescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da temática abordada, bem como a possibilidade de liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolvidos.


Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade. Serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, o respeito às opiniões dos colegas do grupo e a realização das atividades. Nesta primeira parte da proposta de atividade também será observado pelo professor as estratégias utilizadas pelos alunos, o interesse pela tarefa a ser realizada, a postura dos mesmos perante uma atividade a ser desenvolvida em sua maioria no laboratório. O desempenho final do aluno será obtido a partir das medias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.