21/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
* Criar relações entre os conteúdos da matemática e aplicá-los no seu cotidiano.
* Estabelecer relações entre figuras semelhantes observando seus lados, ângulos, área e perímetro.
* Desenvolver um raciocínio geométrico diante de uma situação-problema, bem como a capacidade de observação e representação geométrica.
* Explorar a navegação na internet, usando uma WebQuest.
Para realização da atividade proposta o professor diagnosticará a que ponto os alunos desenvolveram suas capacidades motoras, habilidades de representar figuras planas tanto no computador como no papel, bem como se os alunos têm a capacidade de identificar figuras que sejam semelhantes, além de ter a compreensão de razão de semelhança. Após o diagnostico, os alunos que apresentarem defasagem na aprendizagem desses assuntos deverão receber um trabalho paralelo sob a orientação do professor para que possam recuperar o que não haviam compreendido.
A proposta que os alunos irão desenvolver é sobre semelhança de figuras planas. A revisão deste conteúdo, destacando os pontos principais que norteiam a matéria, torna-se uma estratégia interessante, pois facilitará a compreensão da turma. A fim de tornar a abordagem deste conteúdo mais prazerosa para os alunos será utilizada uma WebQuest a qual relaciona o conteúdo com uma situação problema, onde o aluno fará uso de alguns conhecimentos matemáticos além de explorar uma situação comum de um arquiteto.
Nessa proposta de aula far-se-á uso de uma WeQuest elaborada por Thassia Fernandes de Freitas, durante o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia.
Nesta atividade o trabalho do professor começa bem antes, pois o mesmo deve verificar se os sites sugeridos pela WebQuest (quando a mesma foi criada) ainda estão disponíveis na rede, verificando se as atividades a serem propostas encaixam na proposta de aula a ser desenvolvida ou se necessitam de alguma modificação.
Outro fato relevante e a dificuldade na utilização de alguns recursos tecnológicos.Com isso, ao disponibilizarmos a estratégia de aula, tentado sanar essas dificuldades, far-se-á também em forma de texto caso o professor prefira realizar a atividade assim, com seus alunos.
A proposta de atividade a ser desenvolvida pelos alunos requer que os mesmo sejam divididos em grupos de três alunos, ou melhor, como a autora da WebQuest diz três arquitetos. Portanto, neste primeiro momento os alunos se organizarão em equipes. Formadas as equipes, o professor esclarece/orientando, ainda em sala, sobre as atividades e procedimentos a serem realizados ao chegarem ao Laboratório de Informática. O professor terá autonomia de definir se a WebQuest estará ou não na página inicial do computador, tendo como base o grupo de alunos.
Os alunos devem entrar no laboratório e se organizarem segundo os grupos que já foram montadas. No site
http://www.moodle.ufu.br/mod/resource/view.php?id=975 se encontra a WebQuest. O link de acesso deve estar disponível durante toda a aula, portanto deixe-o registrado no quadro, pois assim caso a navegação dependa apenas dos alunos, os mesmo a devem fazer sem a necessidade da orientação do professor.
Nesta primeira aula de laboratório peça aos alunos que explorem a WebQuest, passando por todas as telas que a constituem, anotando as tarefas a serem feitas e começando a navegar pelos sites disponíveis na mesma.Tarefa Carlinhos comprou um terreno e quer construir sua casa, mas precisa da ajuda de um arquiteto para fazer o planejamento dela. Que tal cooperar com ele neste projeto e tentar construir a planta da casa de Carlinhos? Sendo assim, prepare-se, ajude Carlinhos no planejamento da casa... Eis a sua tarefa e a de seus companheiros de trabalho: 1- Fazer uma pesquisa sobre a História da Semelhança: onde surgiu e os principais matemáticos que estudaram esse conceito 2- Realize um estudo sobre escalas. 3- Construa a planta da casa de Carlinhos, na escala de 1:50. 4- Redija um texto explicando a ligação entre o conteúdo de semelhança e a construção de plantas de imóveis. 5- Pesquise mais aplicações de escalas e semelhança no nosso cotidiano e em outras profissões. Processo 1- O trabalho deverá ser entregue em uma semana, lembrando que o prazo é suficiente para que as pesquisas sejam bem feitas. Não deixe seu trabalho para última hora. 2- As tarefas serão realizadas em grupos de três alunos/as, ou melhor, três arquitetos/as. 3- Todos os elementos do grupo deverão participar de todas as etapas do processo de preparação do trabalho 4- Deverá ser entregue um texto impresso redigido no Word sobre as pesquisas feitas em: • História da Semelhança • Estudo de escalas • Aplicações no nosso cotidiano de escalas e semelhança 5- Outro texto que também deve ser entregue impresso no Word é a conclusão do trabalho, ou seja, a explicação do grupo para a ligação entre semelhança e arquitetura. 6- Não se esqueça da bibliografia utilizada. 7- Para a construção da planta da casa de Carlinhos utilize a escala 1:50, o desenho deverá ser feito em folhas A-3, utilizando lápis, régua, e compasso quando necessário, a casa será da forma e modelo que você preferir, então use toda sua criatividade... |
Para executar as atividades farão uso de uma WebQuest, que nesta aula é apenas a ferramenta utilizada para realização das tarefas. Caso o professor considere complexa sua utilização, ou seu link de acesso esteja indisponível o mesmo não será privado de explorar a estratégia, pois a mesma é independente da WebQuest desde que outros recursos sejam buscados e acrescentados pelo professor, como novos links de acesso vinculados ao assunto, livros e revistas que tratem da temática abordada, bem como a possibilidade de liberdade de pesquisa e opinião dos alunos envolvidos.
http://novaescola.abril.com.br/ed/108_dez97/html/matematica.htm
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/geometria/geo-poli.htm#m11312
http://penta.ufrgs.br/edu/telelab/mundo_mat/malice2/sistems2.htm#voltasemelh
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/calnavio.html
http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/calpiramide.htm
http://www.somatematica.com.br/index2.php
http://revistaescola.abril.com.br/ed_anteriores/ed_anteriores_mat.shtml
Os alunos serão avaliados durante todas as aulas que se segue a atividade. Serão considerados como critérios de avaliação o envolvimento, o respeito às opiniões dos colegas do grupo e a realização das atividades. Nesta primeira parte da proposta de atividade também será observado pelo professor as estratégias utilizadas pelos alunos, o interesse pela tarefa a ser realizada, a postura dos mesmos perante uma atividade a ser desenvolvida em sua maioria no laboratório. O desempenho final do aluno será obtido a partir das medias das duas avaliações, portanto será a media entre as avaliações da primeira e segunda parte da aula.
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