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Construindo o saber: das regras ao jogo - Parte 03

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Explorar o conteúdo aprendido com o jogo realizado.
* Confeccionar o material a ser utilizado na atividade.
* Estimar cálculos.

* Resolver expressões numéricas por meio de uma atividade lúdica.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve avaliar se há algum aluno com dificuldades nas quatro operações, para que as mesmas sejam trabalhadas antes da realização da proposta sem que os alunos se sintam constrangidos na atividade.

Estratégias e recursos da aula

A atividade proposta é a criação de um jogo com os alunos, momento em que há a oportunidade de se trabalhar regras, operações e principalmente a criatividade dos alunos envolvidos.

Como estratégia primaria podemos explorar a criação deste jogo envolvendo os conteúdos matemáticos de adição e multiplicação, esta proposta pode ser ampliada para as quatro operações fundamentais e até mesmo para expressões numéricas. Para isso cada aluno deverá construir não apenas dois dados comuns, mas também um dado contendo as operações fundamentais, chegando a seguinte planificação.



Como o dado comum possui o formato de um cubo, o qual possui seis faces e os fatos fundamentais são quatro, tem-se aqui uma oportunidade de explorar dois fatos os quais os alunos maior dificuldade ou introduzir símbolos característicos de uma expressão numérica, assim como:



Esta proposta exige muito dos alunos e do professor, pois durante as jogadas os alunos têm que se atentar ao objetivo do jogo que é obter o maior resultado final, somando os resultados obtidos anteriormente a cada operação.


Tendo em vista o objetivo final o aluno terá um desafio maior do que encontrar a resposta correta, pois o mesmo deve se atentar a melhor ordem dos números segundo a operação a qual deve ser efetuada.

Por exemplo: Em uma jogada o aluno obteve os seguintes números: 3 e 5.
         E retirou a operação de divisão (:), como a ordem dos fatores altera o resultado, o aluno teria as seguintes opções:

3:5 = 0,6 ou 5:3 = 1,6666666...


Portanto, o raciocínio envolvido é bem mais amplo, explora questões de estratégias de jogadas. Já as expressões o aluno montará através das jogadas. Neste caso, define-se o ganhador sendo aquele que possuir maior resultado final, o que é um agravante na dificuldade na realização da atividade. Com isso esta atividade pode não atingir os objetivos dependendo do grau de maturidade matemática dos alunos envolvidos. Assim, deverá ser discutido com os alunos um novo objetivo que caracterize a vitória de um dos jogadores. Portanto, essa definição do vencedor deve ser discutida e definida em conjunto, alunos e professores.


Organize a sala em duplas, orientando os alunos que tenham em mãos os dados confeccionados, papel e lápis de escrever para fazer as anotações.

Leia as regras com os alunos, esclarecendo quaisquer dúvidas que possam vir a surgir.

* Os jogadores devem jogar os quatro dados simultaneamente.

* Cada jogador deve fazer uma multiplicação com os dois valores obtidos na jogada de seus dados.

* Os valores dos 2 dados devem ser anotados na folha de papel e a operação deve ser registrada.

* Ao final de cinco rodadas os jogadores somam os produtos obtidos.

* Vence o jogador que atingir a maior soma (somatória dos produtos).

* Para verificar as operações, as folhar devem ser trocadas de modo que cada jogador verifique as operações de seu adversário.

* Caso haja alguma operação com resultados divergentes, o professor deverá ser consultado. O professor tem a autoridade de fazer as correções (pois exerce no jogo o papel de juiz), Confirmando-se o erro na operação, o jogador será penalizado com a perda do dobro de pontos do produto correto.


Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade de modo a avaliar todo o processo, desde a construção do jogo até sua aplicação, avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.

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