21/01/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
* Resolver expressões numéricas por meio de uma atividade lúdica.
O professor deve avaliar se há algum aluno com dificuldades nas quatro operações, para que as mesmas sejam trabalhadas antes da realização da proposta sem que os alunos se sintam constrangidos na atividade.
A atividade proposta é a criação de um jogo com os alunos, momento em que há a oportunidade de se trabalhar regras, operações e principalmente a criatividade dos alunos envolvidos.
Como estratégia primaria podemos explorar a criação deste jogo envolvendo os conteúdos matemáticos de adição e multiplicação, esta proposta pode ser ampliada para as quatro operações fundamentais e até mesmo para expressões numéricas. Para isso cada aluno deverá construir não apenas dois dados comuns, mas também um dado contendo as operações fundamentais, chegando a seguinte planificação.
Como o dado comum possui o formato de um cubo, o qual possui seis faces e os fatos fundamentais são quatro, tem-se aqui uma oportunidade de explorar dois fatos os quais os alunos maior dificuldade ou introduzir símbolos característicos de uma expressão numérica, assim como:
Esta proposta exige muito dos alunos e do professor, pois durante as jogadas os alunos têm que se atentar ao objetivo do jogo que é obter o maior resultado final, somando os resultados obtidos anteriormente a cada operação.
3:5 = 0,6 ou 5:3 = 1,6666666...
Portanto, o raciocínio envolvido é bem mais amplo, explora questões de estratégias de jogadas. Já as expressões o aluno montará através das jogadas. Neste caso, define-se o ganhador sendo aquele que possuir maior resultado final, o que é um agravante na dificuldade na realização da atividade. Com isso esta atividade pode não atingir os objetivos dependendo do grau de maturidade matemática dos alunos envolvidos. Assim, deverá ser discutido com os alunos um novo objetivo que caracterize a vitória de um dos jogadores. Portanto, essa definição do vencedor deve ser discutida e definida em conjunto, alunos e professores.
* Caso haja alguma operação com resultados divergentes, o professor deverá ser consultado. O professor tem a autoridade de fazer as correções (pois exerce no jogo o papel de juiz), Confirmando-se o erro na operação, o jogador será penalizado com a perda do dobro de pontos do produto correto.
www.sbem.com.br/files/ix_enem/Poster/.../PO75217619449T.doc
www.geracaobyte.com.br/Matematica.html
http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/site/encontros.php?codigo=66&tipo=1
www.escolapaulofreire.com.br/.../revisão%20operações%20fundamentais.pdf
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade de modo a avaliar todo o processo, desde a construção do jogo até sua aplicação, avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!