03/12/2009
Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
• Desenvolver e explorar noções de lateralidade;
• Melhorar a coordenação motora;
• Trabalhar conceitos matemáticos;
• Estimular a interação entre os alunos através de brincadeiras coletivas e cooperativas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1° aula
Inicie a aula contando a história “As centopéias e seus sapatinhos” de Milton Camargo (editora Ática). http://www.atica.com.br/catalogo/?i=8508007647. O livro trata do dia em que duas centopéias (mamãe e filha) resolvem sair para fazerem compras... e de sapatos! Imaginem o trabalho que a Joaninha não teve para atender essa dupla.
Após contar a história aproveite para inserir questionamentos como: quantas mãos temos? E pés? Eles são iguais? Para o que servem?
Depois explique que os pés e as mãos ficam cada qual de um lado do corpo e que cada lado tem nome: direita e esquerda. Para deixar esse momento mais dinâmico faça uma brincadeira: peça para as crianças tirarem os sapatos e misturarem com os dos colegas. Elas devem procurar seus sapatos e quem achar o par primeiro ganha. Depois, retome o que é direita e esquerda e sugira para cada criança calçar primeiramente o pé direito e posteriormente o esquerdo. Ganha aquele que cumprir primeiro cada tarefa corretamente. Estimule a cooperação com outra brincadeira: divida a sala em grupos e ainda sem os calçados explique que uns devem ajudar os outros a calçá-los.
2° aula:
Neste próximo momento, realize atividades de matemática relacionadas com a história contada, por exemplo: desenhar uma centopéia numa folha e entregar para as crianças. Pedir para completarem com a quantidade de sapatos que faltam nos pezinhos da personagem; tarefa de ligar: faça balões com os numerais escritos de um lado e do outro colocar balões com sapatinhos. Devem-se ligar os numerais às quantidades correspondentes dos sapatinhos. Finalize com outra brincadeira: as crianças devem ficar enfileiradas com as mãos nas costas do coleguinha da frente e ao comando do professor devem movimentar-se como se todos formassem uma centopéia. O professor dá comandos de “direita” e “esquerda” e quem errar vai para o fim da fila.
• Livro: “As centopéias e seus sapatinhos” de Milton Camargo (editora Ática)
Analisar se as crianças compreenderam as noções de direita e esquerda e se avançaram com relação ao pensamento lógico-matemático.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/04/2017
Cinco estrelasEstou cursando magistério e adorei a estratégia, vou adaptar para um trabalho de Matemática em sala de aula. Muito obrigada por compartilhar.
30/09/2014
Quatro estrelasessa atividade veio nos ajudar
17/09/2011
Cinco estrelasmaravilhosa dinâmica!
01/08/2011
Cinco estrelasUma ótima idéia para dinamizar a aula. Com certeza, a histOrinha é prazerosa e enriquece a aprendizagem. Parabéns!. Divulgue sempre suas criatividades Abraços!
26/02/2011
Cinco estrelasotima
15/02/2011
Cinco estrelasAdorei ... vai me ajudar na aula de amanha!
11/02/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho, gostei muito e irei trabalhar com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasCom essa aula, pensei outras possibilidades para o meu trabalho com alunos da educação infantil - creche! Muito Legal!