01/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
· Reconheça as diferenças entre os gêneros textuais poema e história.
· Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
É importante que os alunos já tenham vivenciado experiências de leitura e/ou audição de poemas e de histórias.
Atividade 1:
Caro professor, sugerimos que você leia o poema “Maroca, a vovó cocota”, de Elias José para seus alunos. É importante também que cada criança tenha o poema em mãos. Após a leitura, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram do poema.
Maroca: a vovó cocota
Vovó Maroca
toda cocota
toda vaidade
setenta anos
é mais pra frente
que muita gente
de pouca idade.
Vovó Maroca
se é calor
apanha a tanga
pega a motoca
vai pegar cor.
Vovó Maroca
se vai a festa
não se definha
não perde a linha
e ainda testa
o que é novidade
pra mocidade.
Vovó Maroca
se apruma
e se arruma
é um modelo
frente ao espelho.
Só “jeans” azuis
bata estampada
pouca pintura
e nada de tintura
no seu cabelo.
Vovó Maroca
não tem segredo.
E se há problema
só há um lema:
não ter medo
e enfrentar a vida
de cabeça erguida.
Elias José
Elias José – (MG 1936 – MG 2008) escritor de literatura infantil e juvenil, contista, poeta, romancista e professor.
Explore, então, as características desse gênero textual com os alunos. Para isso, você pode trabalhar com a turma as seguintes questões:
Atividade 2:
Nessa atividade, sugerimos que você proponha aos alunos que transformem o poema lido em outro texto. Agora, o desafio é contar como é a vida de vovó Maroca por meio de uma história. Primeiro, peça aos alunos que façam esse exercício oralmente. Uma sugestão para a produção da história é contar, por exemplo, como foi a ida da vovó Maroca à festa. Ressalte com os alunos que a história deve contar o que aconteceu na festa com vovó Maroca.
Você pode sugerir que iniciem a história assim: “Era uma vez...”. Depois de contar oralmente a história, é a hora do registro, que pode ser feito coletivamente. É importante que você ressalte as diferenças entre esses dois gêneros textuais. Pergunte aos alunos: “Esse novo texto – a história – será organizado em versos e estrofes?” No momento da produção coletiva do texto, você poderá fazer as intervenções necessárias para que o novo texto seja fiel ao tema do poema e às características de vovó Maroca.
Atividade 3:
Registre os dois textos no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos possam visualizá-los para compará-los. Peça para que façam a leitura coletiva de cada um e depois discuta com a turma sobre as diferença entre eles. É importante que as crianças percebam que o modo de organizar esses dois textos é diferente: enquanto um é composto por versos e estrofes o outro é escrito em prosa.
Atividade 4:
Ao final, recomendamos que você conclua com os alunos a definição do que é um poema e do que é uma história. Sugerimos que você sistematize com a turma o modo como definem cada um desses gêneros, tendo como base o trabalho realizado. É importante que os alunos registrem no caderno a definição do que é um poema e uma história.
A título de consulta, disponibilizamos as duas definições:
Poema: Texto poético escrito em versos, de tamanho muito variado.
História: Sequência de acontecimentos reais ou inventados que ocorrem em um determinado lugar.
Adaptado: Costa, Sérgio Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Belo Horizonte. Autentica editora. 2008
Ao final dessas atividades, os alunos deverão reconhecer as diferenças entre os dois gêneros textuais: poemas e histórias. Além disso, deverão ter aprendido mais a expor suas opiniões e a respeitar a dos colegas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/03/2014
Quatro estrelasGostei muito da proposta. Não foi fácil encontrar algo apropriado para ser ensinado ao 5º ano. Achei sua aula muito prática. Muito grata.