Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TRANSFORMANDO UM POEMA EM HISTÓRIA

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Reconheça as diferenças entre os gêneros textuais poema e história.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

            É importante que os alunos já tenham vivenciado experiências de leitura e/ou audição de poemas e de histórias.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

            Caro professor, sugerimos que você leia o poema “Maroca, a vovó cocota”, de Elias José para seus alunos. É importante também que cada criança tenha o poema em mãos. Após a leitura, inicie um diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram do poema. 

Maroca: a vovó cocota

Vovó Maroca

toda cocota

toda vaidade

setenta anos

é mais pra frente

que muita gente

de pouca idade.

Vovó Maroca

se é calor

apanha a tanga

pega a motoca

vai pegar cor.

Vovó Maroca

se vai a festa

não se definha

não perde a linha

e ainda testa

o que é novidade

pra mocidade.

Vovó Maroca

se apruma

e se arruma

é um modelo

frente ao espelho.

Só “jeans” azuis

bata estampada

pouca pintura

e nada de tintura

no seu cabelo.

Vovó Maroca

não tem segredo.

E se há problema

só há um lema:

não ter medo

e enfrentar a vida

de cabeça erguida.

Elias José

Elias José – (MG 1936 – MG 2008) escritor de literatura infantil e juvenil, contista, poeta, romancista e professor.

http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/08/06/maroca-a-vovo-cocota-poesia-infantil-de-elias-jose/

            Explore, então, as características desse gênero textual com os alunos. Para isso, você pode trabalhar com a turma as seguintes questões:

  • Como o poema é organizado? Você pode mostrar aos alunos um poema e uma história impressa e pedir para que falem as diferenças que apresentam em relação à disposição desses dois textos no papel. Depois, informe aos alunos que o poema é organizado em versos e estrofes e peça para que os localizem no poema: “Maroca, a vovó cocota”.
  • Que recursos o poeta usa para que as palavras tenham uma sonoridade bonita e agradável? Leve os alunos a perceberem as rimas do poema – palavras que terminam com o som muito parecido ou igual. Leia uma estrofe de cada vez e peça para que as crianças falem que palavras da estrofe rimaram. Depois, peça aos alunos que localizem no texto as palavras que rimam.

Atividade 2:

            Nessa atividade, sugerimos que você proponha aos alunos que transformem o poema lido em outro texto. Agora, o desafio é contar como é a vida de vovó Maroca por meio de uma história. Primeiro, peça aos alunos que façam esse exercício oralmente. Uma sugestão para a produção da história é contar, por exemplo, como foi a ida da vovó Maroca à festa. Ressalte com os alunos que a história deve contar o que aconteceu na festa com vovó Maroca.

Você pode sugerir que iniciem a história assim: “Era uma vez...”. Depois de contar oralmente a história, é a hora do registro, que pode ser feito coletivamente. É importante que você ressalte as diferenças entre esses dois gêneros textuais. Pergunte aos alunos: “Esse novo texto – a história – será organizado em versos e estrofes?” No momento da produção coletiva do texto, você poderá fazer as intervenções necessárias para que o novo texto seja fiel ao tema do poema e às características de vovó Maroca.

            Atividade 3:

            Registre os dois textos no quadro ou em um cartaz, de modo que os alunos possam visualizá-los para compará-los. Peça para que façam a leitura coletiva de cada um e depois discuta com a turma sobre as diferença entre eles. É importante que as crianças percebam que o modo de organizar esses dois textos é diferente: enquanto um é composto por versos e estrofes o outro é escrito em prosa.

            Atividade 4:

            Ao final, recomendamos que você conclua com os alunos a definição do que é um poema e do que é uma história. Sugerimos que você sistematize com a turma o modo como definem cada um desses gêneros, tendo como base o trabalho realizado. É importante que os alunos registrem no caderno a definição do que é um poema e uma história.

            A título de consulta, disponibilizamos as duas definições:

             Poema: Texto poético escrito em versos, de tamanho muito variado.

            História: Sequência de acontecimentos reais ou inventados que ocorrem em um determinado lugar.

Adaptado: Costa, Sérgio Roberto. Dicionário dos gêneros textuais. Belo Horizonte. Autentica editora. 2008

Avaliação

Ao final dessas atividades, os alunos deverão reconhecer as diferenças entre os dois gêneros textuais: poemas e histórias. Além disso, deverão ter aprendido mais a expor suas opiniões e a respeitar a dos colegas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ionete Batista Santiago, Colégio Adventista , São Paulo - disse:
    ionetesantiago@gmail.com

    16/03/2014

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta. Não foi fácil encontrar algo apropriado para ser ensinado ao 5º ano. Achei sua aula muito prática. Muito grata.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.