Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ENTENDENDO UMA PROPAGANDA

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Compreenda as características da propaganda.

·         Desenvolva um olhar mais crítico em relação ao texto da propaganda. 

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Os alunos devem ter domínio do sistema alfabético.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  Sugerimos que, em uma roda, você proponha aos alunos uma conversa sobre as propagandas. Pergunte: “Quais propagandas vocês mais assistem na TV?” “Quais vocês gostam? Por quê?” “Quais vocês não gostam? Por quê?” “Que propagandas têm a participação de crianças?” “Para que serve uma propaganda?”, etc.  

            Para essa discussão, você pode levar para a sala de aula algumas imagens de revistas ou jornais que contenham propagandas, em especial àquelas voltadas para as crianças. Seria importante que você analisasse as propagandas com as crianças, perguntando: “O que a propaganda usa para fazer com que a gente compre o produto que ela está vendendo?”

Atividade 2: Eleja uma propaganda para ser analisada pela turma. Apresentaremos um exemplo de atividade que pode ser desenvolvida utilizando a propaganda do chocolate Baton. Porém, seria interessante desenvolver essa atividade com uma propaganda que seja de amplo conhecimento da turma.

            O objetivo é que as crianças iniciem uma reflexão sobre a linguagem utilizada na propaganda. Uma vez que as crianças são alvos constantes das propagandas, consideramos importante, desde o início da escolarização, desenvolver atividades que problematizem esse texto.

 Na propaganda abaixo, por exemplo, é utilizada uma frase simples e direta: “peça baton”, que é repetida várias vezes. Além disso, é usado um verbo no tempo imperativo – ordena a ação de pedir. Um dos objetivos do uso desses recursos é possibilitar que as crianças memorizem e executem a ordem de “pedir baton” para seus pais. Por fim, ao final da propaganda, independente se os leitores gostem ou não do chocolate Baton, é feita a seguinte afirmação: “O chocolate que não sai da sua boca”.

Observe essa propaganda:

undefined

  1. Que produto ela está anunciando? Qual o objetivo da propaganda?
  2. Essa propaganda foi feita para crianças ou para adultos? Por quê?
  3. O que ela manda as crianças fazerem?
  4. Por quê ela repete várias vezes a frase: “peça baton”?
  5. Por quê ela usa a frase: “O chocolate da Garoto que não sai da sua boca?”

Atividade 3:

Sugerimos que você faça essa atividade coletivamente com as crianças. Escolha um produto bem conhecido pela turma e proponha a criação de um anúncio, tentando convencer o leitor de que aquele produto é péssimo, que não deve ser comprado de jeito nenhum. Antes de iniciar a escrita, discuta com os alunos: “Nós devemos fazer um texto longo ou curto? Por quê?” “Que frase podemos usar para convencer o leitor a não comprar o produto?” “Que imagem colocaremos?

Atividade 4:

Em outro momento, você pode também propor à turma a criação de uma propaganda que tente convencer o leitor de que o produto é de ótima qualidade. Decida com a turma qual será o produto a venda, como será o texto do anúncio, que imagem será colocada, etc. Um tema interessante de se trabalhar nesse momento relaciona-se à alimentação: vocês podem criar uma propaganda para a venda de verduras, legumes, etc. Antes de iniciar a escrita da propaganda é interessante discutir com as crianças: “É mais comum vermos propagandas anunciando para as crianças verduras ou guloseimas? Por quê ?”

Atividade 5:

            Depois de ter feito esse trabalho com a turma, leve novamente algumas imagens de propaganda para a sala para que os alunos a analisem novamente, de forma oral. Provavelmente, terão mais elementos para olhar de forma crítica a propaganda. Você pode questionar: “Qual o produto anunciado?” “Ao ler a propaganda, a gente fica interessado em comprar o produto? Por quê?” “O que ela faz para convencer o leitor a comprá-lo?” “Ela usa um texto longo ou curto? Por quê” “ Ela ordena os leitores a tomarem alguma decisão? Qual?”

Avaliação

Ao final do trabalho, os alunos deverão ter conhecido mais a linguagem utilizada na propaganda e ter desenvolvido um olhar mais crítico em relação a esse texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 11/12 - 91.67%
  • Quatro estrelas 1/12 - 8.33%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosely Salvitti, Colégio Mario Schenberg , São Paulo - disse:
    rosely.salvitti@marioschenberg.com.br

    22/05/2015

    Cinco estrelas

    Orientação clara, sequência muito boa, ótima ilustração. Tem tudo para atingir o objetivo.


  • Karla Gois, Escola Municipal Benjamim Constant , Pernambuco - disse:
    karla.epiphania@yahoo.com.br

    22/09/2014

    Quatro estrelas

    Estou utilizando este trabalho para trabalhar o gênero propaganda na sala de aula, utilizando outros textos. Gostei muito!


  • suzana alves, SUZANAALVES1697@GMAIL.COM , Paraná - disse:
    suzanaalves1697@GMAIL.com

    11/08/2014

    Cinco estrelas

    ÓTIMAA MUITO BOM... ADOREI...


  • Marli, Estadual do Cajueiro , Bahia - disse:
    mar_li6@yahoo.com.br

    18/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa, alem de alfabetização serve como letramento!


  • Bruna Sobrinho, E.M.E.F. AMÉRICA JOANA DA SILVA , Pará - disse:
    bmsantos.sobrinho@gmail.com

    25/09/2012

    Cinco estrelas

    Otima atividade!


  • Andrea, Escola Estadual José Penna , São Paulo - disse:
    anjomaj@hotmail.com

    10/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da sua aula, vou aplica-la com meus alunos de sétimo ano


  • Rita Monnerat, Padre Pregerino , Acre - disse:
    ritamonnerat@bol.com.br

    24/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito!!!!! Vou levar para minha sala de aula. É disso que estamos precisando boas ideias para colocar em prática!


  • Sônia, Cacilda Lages , São Paulo - disse:
    somama538@hotmail.com

    17/04/2011

    Cinco estrelas

    Mto boa essa atividade...


  • Denise Borkenhagen dos Santos, Escola Municipal Jardim das Flores , Mato Grosso - disse:
    deniseborkenhagen@hotmail.com

    27/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua aula é muito criativa e grande acessibilidade, cria na criança um olhar critico em relação as propagandas, como também favorece o despertar pela leitura.


  • Laura Eliane, CE Roberto Machado , Santa Catarina - disse:
    ll.deluca@hotmail.com

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades.


  • Deise Borges Barbosa Lourenço, CIEP Brizolão 359 Charles Perrault , Rio de Janeiro - disse:
    deiseweb@oi.com.br

    13/08/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa sugestão! Bastante simples, com recursos acessíveis, criativa e de fácil organização. Parabéns às colegas! Gostaria de sugerir também o desenvolvimento de um concurso para realização de uma propaganda por parte da classe visando o incentivo à leitura.


  • cristine, NRE AM Norte , Paraná - disse:
    crstianepacheco@yahoo.com.br

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade. Foi muito útil para exemplificar uma apresentação que eu estava fazendo sobre publicidade e propaganda.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.