Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando a criação e resolução de problemas no Ensino Fundamental - Parte 02

 

27/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Criar e resolver problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação.
* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização da atividade o aluno deve ter condições de identificar quantas classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.

Estratégias e recursos da aula

Trabalhando agora com a criatividade dos alunos, por meio da produção de problemas, neste ponto serão exploradas duas disciplinas, pois a Língua Portuguesa e a Matemática aqui trabalharão em conjunto.


Forneça outra folha branca para cada aluno da turma, alertando-os novamente sobre a questão do tempo e da organização do trabalho.

Esclareça a turma sobre a diferença das atividades realizadas anteriormente e a que ainda vai ser realizada. Motive-os de modo a ter um pensamento critico ao elaborarem os problemas.

Antes da realização desta atividade com base nos resultados anteriores, obtidos através da atividade da parte 1, faça um trabalho diferenciado de acompanhamento dos alunos que apresentarem maior dificuldade, de modo a não permanecerem dúvidas ao fim desta segunda etapa.


Dê inicio a atividade passando o roteiro de problemas os quais os alunos terão que produzir.

 

1ª Questão: Invente um problema de subtração, onde os números envolvidos no problema tenha no mínimo 3 ordens.

2ª Questão: Crie um problema envolvendo adição, onde os números que apareçam no problema tenha no mínimo 4 ordens e no mínimo 2 ordens.

3ª Questão: Invente um problema de adição, com pelo menos quatro parcelas, onde as parcelas possuam no mínimo uma classe completa.

4ª Questão: Crie um problema explorando uma multiplicação, onde o multiplicador deve ter uma classe e o multiplicando deve ter duas classes.



Oriente a turma que crie os quatro problemas, que faça suas resoluções, após cada um e por fim que faça um desenho representativo do assunto abordado no problema.

Após recolher os problemas, um modo de garantir a descrição dos problemas, é criar um espaço de discussão. Para que este espaço seja aproveitado, relate a turma que dois ou três problemas por eles elaborados serão retirados da atividade e aprovados em avaliações posteriores.


Retome a atividade caso ocorra confusão nos conteúdos de classe e ordem. Atente a turma para problemas que não descrevem a operaç ão efetuada, ou seja, o problema refere-se a uma operação de adição e na solução aparece uma subtração.

Para reforçar a atividade realizada, faça a correção da mesma ou esclareça dúvidas e depois aplique outra atividade para posterior averiguação do grau de compreensão dos alunos.



Recursos Complementares
Avaliação
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade, a compreensão e a criatividade na realização da proposta devem ser os pontos principais da avaliação.

Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as atividades entregues pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.