27/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Para realização da atividade o aluno deve ter condições de identificar quantas classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.
Trabalhando agora com a criatividade dos alunos, por meio da produção de problemas, neste ponto serão exploradas duas disciplinas, pois a Língua Portuguesa e a Matemática aqui trabalharão em conjunto.
Antes da realização desta atividade com base nos resultados anteriores, obtidos através da atividade da parte 1, faça um trabalho diferenciado de acompanhamento dos alunos que apresentarem maior dificuldade, de modo a não permanecerem dúvidas ao fim desta segunda etapa.
1ª Questão: Invente um problema de subtração, onde os números envolvidos no problema tenha no mínimo 3 ordens. 2ª Questão: Crie um problema envolvendo adição, onde os números que apareçam no problema tenha no mínimo 4 ordens e no mínimo 2 ordens. 3ª Questão: Invente um problema de adição, com pelo menos quatro parcelas, onde as parcelas possuam no mínimo uma classe completa. 4ª Questão: Crie um problema explorando uma multiplicação, onde o multiplicador deve ter uma classe e o multiplicando deve ter duas classes. |
Após recolher os problemas, um modo de garantir a descrição dos problemas, é criar um espaço de discussão. Para que este espaço seja aproveitado, relate a turma que dois ou três problemas por eles elaborados serão retirados da atividade e aprovados em avaliações posteriores.
Para reforçar a atividade realizada, faça a correção da mesma ou esclareça dúvidas e depois aplique outra atividade para posterior averiguação do grau de compreensão dos alunos.
http://www.a77.com.br/matematica/
http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm
http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html
http://www.oei.es/provabrasil.htm
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!