01/12/2009
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre o estudo das relações entre os animais.
COMENSALISMO | rêmora e o tubarão | um obtém vantagem mas o outro não se prejudica. |
COLÔNIA | coral | união física dos seres para o bem estar do grupo. |
SOCIEDADE | formigas | os seres vivem juntos para a sobrevivência do grupo. |
MUTUALISMO | pássaro e o cavalo | os dois seres se beneficiam. |
COMPETIÇÃO | leões | os seres disputam alimento, território, luz. |
PARASITISMO | carrapato e o cachorro | um ser obtém vantagem e o outro se prejudica. |
Jogo: (um baralho para cada 2 jogadores)
1. As cartas são dispostas sobre a mesa com as ilustrações e enunciados voltados para mesa.
2. Cada aluno, na sua vez, tem direito a levantar três cartas e mostrá-las ao seu colega.
3. Caso as cartas não possam ser agrupadas porque as informações não se vinculam estão serão colocadas no mesmo lugar de origem e na mesma posição (com as ilustrações e enunciados voltados para a mesa).
4. Se as cartas formam trio, este trio é retirado da mesa e fica com o aluno que o formou. É necessário que este trio seja conferido pelo colega, ou seja, é necessário verificar se as cartas se ligam umas as outras.
5. O jogo acaba quando todos os trios foram formados. Vence o jogo, quem ao final, conseguir formar o maior número de trios.
O professor distribui uma folha em branco e solicita aos alunos se identificarem.
O professor seleciona 1 relação que ocorre entre os animais e solicita aos alunos que em uma folha, registrem o maior número de informações possíveis para aquela relação.
Uma vez finalizada a atividade, o professor recolhe as folhas e as distribui aleatoriamente aos alunos.
O aluno que fará a correção também se identifica na folha.
Depois ela é entregue ao aluno que respondeu para verificação de seus acertos e erros. O aluno que escrever o maior número de informações será conhecido pelos demais. O professor poderá avaliar somativamente ou não esta atividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!