30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música.
Crianças que reconheçam as letras do alfabeto.
Primeiro você pode cantar ou mostrar para elas a música, sugestão “O sono dos bichos” do Hélio Marinho no CD Musistoriando: Professor (a) cante com seus alunos, talvez até fora da sala de aula, repetindo até que eles aprendam a música. Você pode dramatizá-la junto com as crianças através dos elementos básicos da música ( ficar de pé, fingir que dorme sentado, girar todo o corpo, etc.).
Depois apresente para as crianças a versão escrita da música
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!
CAVALO DORME EM PÉ.
LEÃO DORME DEITADO.
O GALO É QUE É...
DORME EMPOLEIRADO.
EMPOLEIRADO. ( X 2)
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!
BURRO DORME EM PÉ.
LOBO DORME DEITADO.
MORCEGO É QUE É...
DORME PENDURADO...
PENDURADO. ( 2 X)
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE DORME ATÉ...
DORME ATÉ...
SENTADO!
ZEBRA DORME EM PÉ.
ONÇA DORME DEITADA.
A COBRA É QUE É...
DORME TODA ENROLADA...
TODA ENROLADA. ( X 2)
TEM BICHO QUE DORME EM PÉ.
TEM BICHO QUE DORME DEITADO.
HOMEM É QUE É...
DORME ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...
ATÉ SENTADO...
Junto com as crianças, analise no quadro a primeira parte da música ( estrofe), cante com eles devagar, mostre como a terminação de DEITADO e SENTADO são parecidas
na escrita e no som da música, repetindo com as crianças esta parte da canção.
Faça o mesmo com a segunda parte, ou segunda estrofe. Mas desta vez instigue as crianças a observarem o final das palavras e tentarem mesmo que sem conseguir ler ainda as palavras, no segundo pedaço, observar as terminações e colorir da mesma cor o final das palavras que possui o mesmo som.
Sucessivamente, faça como os demais parágrafos o mesmo exercício, sempre repetindo os trechos da canção com as crianças e ajudando-as a refletir sobre as terminações e rimas.
Agora, peça às crianças que completem a atividade abaixo, mesmo que elas copiem da letra original da música, mas ajude-as a refletir sobre os pedaços que compõe as palavras, a correspondência sonora e as semelhanças na escrita.
TEM BICHO QUE DORME EM _______.
TEM ____________ QUE DORME DEITADO.
TEM BICHO QUE ______________ ATÉ...
___________ ATÉ...
SENTADO!
CAVALO DORME EM ______.
LEÃO DORME __________________.
O GALO É QUE É...
DORME __________________.
BURRO DORME EM ________.
LOBO DORME ________________.
MORCEGO É QUE É...
DORME ________________________...
Cópias da letra da música e das atividades para as crianças.
Observar como as crianças processam a idéia de rimas, fazendo observações individuais durante o trabalho com a música e as reflexões coletivas que elas fazem diante das situações problemas propostas pela atividade.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/08/2012
Quatro estrelasAchei perfeita! Trabalho com alfabetizar letrando e pude preparar toda minha aula.
02/08/2011
Quatro estrelasA música "O sono dos Bichos" não é de minha autoria. O compositor se chama Renato Rocha e a mesma foi gravada pelo MPB4.
16/05/2011
Cinco estrelasBá muito boa a aula,gostei mesmo,parabéns!