Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crivo de Eratóstenes

 

21/01/2009

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar números primos e um método para localizá-los no universo dos números reais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para melhor compreensão do conteúdo que será abordado o aluno deverá estar familiarizado com o conjunto dos números naturais e operações que envolvam cálculos com múltiplos de divisores.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:
Professor inicie a aula solicitando aos alunos a construção de uma tabela com os números naturais de 1 a 100 de forma crescente. O modelo abaixo serve como um exemplo a ser seguido.
Dica: As cartelas para os jogos de Sena e Mega Sena também são indicadas para a atividade.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1358/imagens/tabecrivo.bmp
Em seguida usando cores diferentes para cada caso, sugira aos alunos que risque na tabela todos os números múltiplos de 2 maiores que 2. Os próximos números a serem riscados na tabela são os múltiplos de 3 maiores que 3. Repita o mesmo processo para os números múltiplos de 5 e 7. Na seqüência questione os alunos se há a necessidade de retirar os múltiplos de 11 para que eles possam perceber que o primeiro múltiplo de 11 é maior que 100 e, portanto, não se faz necessário continuar a eliminar mais múltiplos após excluir os múltiplos de 7. Concluída esta etapa o professor poderá questionar os alunos sobre a divisibilidade dos números que restaram na tabela. O objetivo é que os alunos possam perceber que os números que sobraram na tabela são divisíveis por 1 e apenas por eles mesmos. Para finalizar o professor deve solicitar a retirada do número 1, pois este número por convenção não é considerado um número primo. Agora, após uma discussão sobre o processo realizado na tabela com a exclusão dos múltiplos de 2, 3, 5 e 7 e por conseqüência a retirada dos números pares também, é possível formalizar o conceito de números primos como sendo um número natural maior do que 1 e divisível somente por 1 e por si mesmo, então ele será chamado número primo.


Laboratório de Informática:
A atividade anterior realizada em sala de aula permite ao professor comentar sobre Eratóstenes e seu Crivo. Para isso o professor poderá sugerir aos alunos que acessem a animação digital intitulada por Crivo de Eratóstenes.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1358/imagens/Eratostenes.bmp
Esta proporciona em um primeiro momento a história de Eratóstenes de Cirene e apresenta seu crivo, onde ao acionar o botão do mouse sobre o número do crivo ele pode assumir duas colorações diferentes. Uma acinzentada para um número considerado primo e outra avermelhada para um número não primo ou composto. Na segunda parte a animação surge uma tabela com 500 números e ao acionar o botão do mouse sobre o número 2, e seguindo ordenadamente, todos os números múltiplos serão marcados. Concluindo a animação, na última etapa, é possível visualizar a construção de uma tabela dos números primos com números naturais ordenados até 50.000 e, também, possibilita ver a decomposição de um número par em fatores primos. A animação está disponível para descarregar no seguinte endereço eletrônico:

http://www.ludoteca.if.usp.br/tudo/tex.php?cod=_crivoeratostenes

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1358/imagens/ludotecaeratotenes.bmp
Tela inicial da animação Crivo de Eratóstenes
 

Validando o conceito:
Concluído o trabalho com a animação digital Crivo de Eratóstenes o Professor visando a prática do conceito assimilado pode sugerir aos alunos, após dividir a turma em grupos para cada computador da sala de informática, que acessem e joguem o jogo educacional digital “Primos”. Este apresenta um Crivo de Eratóstenes onde o aluno soma ou perde pontos conforme indica os números primos na tela.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1358/imagens/primos.bmp
Tela inicial do Jogo Educacional “Primos”
Este recurso está disponível no seguinte endereço eletrônico:

http://nautilus.fis.uc.pt/mn/primos/index.html

Dicas e sugestões: Professor, através do Crivo de Eratótenes, os alunos poderão inferir que: os números não marcados no Crivo são aqueles que possuem apenas dois divisores, sendo ele mesmo um desses divisores e o outro o número 1. Levando os alunos a investigarem os divisores de números não primos, por exemplo, os divisores de 10, é possível que os alunos concluam que números não primos são compostos pelo resultado da multiplicação de números primos.

Crie mais atividades! Que tal pesquisar o porquê do nome primo para números que têm apenas dois divisores? Essa é uma motivação para que os alunos acessem:

http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/pqprimo.html


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1358/imagens/nomeprimo.bmp

Avaliação
Pode-se avaliar a participação dos alunos a partir da análise das anotações feitas em aula. O trabalho inicial feito com a construção da tabela dos números naturais de 1 a 100, o cálculo utilizado pelos alunos para descobrir e excluir os múltiplos de 2, 3, 5 e 7 , a participação na discussão ao término da atividade em sala de aula, quanto a assimilação do conceito de números primos e a interatividade com as animações digitais.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Themis Correa, Presidente Roosevelt , Rio Grande do Sul - disse:
    correa_tete@hotmail.com

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns!


  • bianca, colegio sirius , Bahia - disse:
    biancapxrosa@hotmail.com

    07/05/2013

    Três estrelas

    Minha opiniao e que o texto e muito bom porem poderia ser melhor em relacao ao texto pois queria que me enviasem tudo sobre o crivo de erastostenes para pesquisas escolares obrigado .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.